O CONSUMIDOR NAS REDES SOCIAIS
Antes de falarmos diretamente sobre o comportamento do consumidor e na pesquisa de mercado propriamente dita, é necessário uma introdução do quanto o consumo está presente na vida das pessoas. Cada indivíduo da sociedade consome de acordo com sua cultura, seu poder aquisitivo, fatores ambientais, situacionais, seus estímulos de marketing e seu estilo pessoal de vida. Essa relação do indivíduo com o consumo, envolve questões dinâmicas, permitindo que através dessa relação estabelecida com os produtos, sejam construídas identidades e tribos, fazendo com que as relações sociais sejam estabelecidas, mantidas ou até mesmo rompidas.
Muitos fatores foram se atualizando com o passar do tempo, inclusive a forma e frequência em que realizamos as nossas compras. Devido essas mudanças, não temos como negar que as redes sociais mudaram nossas formas de interagir. Embora antigamente o comportamento do consumidor era restrito devido ao pouco acesso à internet, atualmente, as empresas também estão participando das redes sociais, fazendo o consumidor interagir diretamente através das ferramentas de marketing. Com essa interação digital, as empresas recebem um feedback direto de seus clientes, sendo positivo ou negativo, podemos considerar uma possibilidade a mais na concretização da venda e melhorias dos produtos oferecidos.
Quando concretizada a venda, um dos primeiros estímulos do consumidor satisfeito é publicar nas redes sociais sobre a sua satisfação pessoal com a empresa. Em caso de reclamações, a publicação também causa um grande impacto, pois através dela, poderá influenciar na decisão de outros possíveis clientes. As redes sociais influenciam muito no seu público, o que faz com que comprovemos que cada vez mais que os usuários presentes nas redes sociais estão ajudando no aperfeiçoamento do trabalho das empresas.
A partir do entendimento dessas informações, é possível traçar estratégias para conhecer o comportamento do cliente e depois de compreender o perfil do consumidor, é preciso sempre monitorar o seu comportamento de compra. O que podemos afirmar de fato, é que para conhecer e entender o consumidor é preciso um embasamento sobre o seu perfil, levando sempre em conta o contexto ambiental e os diversos fatores que influenciam diretamente ou indiretamente no seu comportamento no momento de decisão da compra.
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