Fontes de Tráfego – 4 formas de potencializar o seu negócio!
O universo do Marketing Digital é fascinante, certo? Nosso trabalho, como uma agência especializada nisso, é fazer com que todas as engrenagens funcionem perfeitamente e o seu negócio prospere no meio digital. Entre as análises que fazemos para alcançar os melhores resultados, há uma muito especial: as fontes de tráfego.
Em uma analogia, podemos dizer que as fontes de tráfego são como oxigênio para nós. Sem elas, um negócio online não sobrevive. Por isso, escolhemos 4 principais meios de tráfego que você precisa conhecer e explorar, vamos lá?
Google – O foco principal de suas fontes de tráfego!
Quando falamos em gerar tráfego para sites ou blogs, é impossível não pensar no maior buscador: o Google. Afinal, trabalhando com afinco, existe a chance de conseguir ranquear “gratuitamente” nele. Sem dúvidas, para o marketing de performance, o Google é muito interessante; isso tudo graças a avançada tecnologia de rastreamento e indexação, que é atualizada constantemente para continuar oferecendo um serviço de qualidade para os usuários.
Por isso hoje, os conteúdos que você faz na sua página é encontrado e indexado mais rapidamente pelo Google – se estiver bem otimizado, claro.
Agora que explicamos a relevância do Google, vamos comentar sobre 4 principais fontes de tráfego a serem exploradas nesse buscador. Continue a leitura!
Tráfego Orgânico – Uma alternativa gratuita
No primeiro item de nossa lista, o assunto é tráfego orgânico. Ou seja, nos referimos às estratégias de marketing de conteúdo aliadas com técnicas de SEO para fazer com que o seu site fique bem posicionado, naturalmente, no Google.
Assim como muitas técnicas de marketing, você pode fazer isso por conta própria. Contudo, é interessante contar com uma ajuda especializada; uma vez que será preciso criar conteúdo extremamente relevante para conquistar a audiência do seu público-alvo.
Sobre tráfego orgânico e marketing de conteúdo, temos alguns artigos que valem a pena dar uma olhada:
Veja como escolher uma agência de SEO
Como gerar tráfego orgânico e pago
O que são palavras-chave?
Tráfego pago – Uma opção interessante para quem tem mais recurso para investir
O tráfego pago é um atalho. Contudo, é preciso pagar para conseguir agilizar os resultados. Diferentemente do assunto anterior, aqui o foco não é o marketing de conteúdo; mas sim, a criação de campanhas com Links Patrocinados – como Google Adwords, Facebook Ads, LinkedIn Ads e muitos outros.
A principal vantagem desta fonte de tráfego são os resultados expressivos que podem surgir em um curto espaço de tempo. Porém, há um importante detalhe: você já deve ter seu conteúdo pronto; assim, no momento que o usuário clicar em seu anúncio, ele irá para uma página preparada para atender a sua necessidade.
Além disso, dentro do tráfego pago existem duas estratégias que merecem atenção: o remarketing e o e-mail marketing. No primeiro caso, quando alguém clica no seu anúncio, um cookie (metadado informativo) é gravado no computador da pessoa e toda vez que ele entrar em um site relativo ao tema que estava procurando, o seu anúncio com a URL do seu site aparecerá. Já o e-mail marketing, permite um acompanhamento mais personalizado com um possível prospect. Imagine que ele entrou em seu site e deixou o e-mail cadastrado. Periodicamente, você pode mandar e-mails bem elaborados para divulgar e estimular a compra do seu produto ou serviço.
De maneira geral, é claro que os anúncios são menos duradouros, pois você precisa desembolsar bastante para ficar em primeiro lugar sempre, sendo este, o principal fator que leva a maioria dos empreendedores a investir em conteúdo com SEO.
No nosso blog, temos alguns artigos sobre Ads:
5 novas funcionalidades do Google Ads em 2020
Saiba como anunciar no LinkedIn
Remarketing no Google Adwords
Tráfego Direto – O sonho de qualquer empreendedor
Todo mundo tem um site que sabe de cabeça, certo? Seja dos portais de notícias, redes sociais ou sites do time do coração… Você digita a URL direto no navegador e já vai para lá. Essa é a fonte de tráfego direto. Incrível, não acha?
Contudo, para atingir esse nível, muito trabalho é necessário. A sua empresa precisa estar fixada na cabeça do público, por meio da gestão e propagação da marca.
A Coca-Cola, por exemplo, usa exageradamente essa estratégia para fixar a marca e a necessidade do produto na mente das pessoas, espalhando vários tipos de mídia em todos os lugares.
Para atrair esse tipo de tráfego você deve “apenas” fortalecer a presença da sua marca usando os modelos 1 e 2, com os mais variados canais de divulgação.
Tráfego Social – Usando as redes sociais com sabedoria
As redes sociais possuem um potencial que, muitas pessoas, ainda não perceberam. Se ficou em dúvida, pense rapidamente em quantos casos de publicações que viralizaram e trouxeram anônimos para o meio dos holofotes? Obviamente, para divulgação comerciais, as coisas não são tão simples assim; todavia, não são impossíveis.
O simples fato de compartilhar conteúdos com os seus próprios amigos já aumenta o branding do seu negócio, podendo trazer consumidores e divulgadores orgânicos para o conteúdo que você compartilhou.
Porém, tenha cuidado: a maioria dos empreendedores não sabem como atrair a atenção do público nas redes sociais, pois já tem muito conteúdo de distração e falta criatividade.
Separamos três artigos bacanas sobre esse assunto de redes sociais para você dar uma olhada:
Lookalike – Como alcançar mais pessoas no Facebook
Pinterest e Instagram: uma imagem vale mais que mil palavras?
5 dicas sobre como publicar artigos no LinkedIn
Essas foram nossas dicas de fontes de tráfego que devem ser trabalhadas para o sucesso do seu negócio! Quer melhorar os seus resultados? Então, conte com a nossa ajuda! Somos a Multlinks, uma agência especializada em marketing de performance com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!
Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.
Nos vemos no próximo artigo.
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