Blog
Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais
Vender pelo Instagram tornou-se mais fácil com a liberação de novo recurso
5 de abril de 2018
Vender pelo Instagram é uma das táticas que os empresários de todo o mundo têm feito há muito tempo. Ao perceber este comportamento, a rede social investiu em facilitar tanto a venda quanto a compra de produtos.
A novidade da vez é a possibilidade em realizar compras de um modo muito mais prático e rápido.
O novo recurso de vendas pelo Instagram é liberado especialmente aos perfis comerciais, e possui algumas regras que vamos te ajudar a entender melhor.
Como vender pelo Instagram
Antes da liberação do recurso de vendas pelo Instagram, as empresas postavam seus produtos e não tinham a possibilidade de vincular a foto com um link direto para que o interessado pudesse comprá-lo.
Agora, o Instagram libera essa funcionalidade, porém ainda não está disponível a todos os perfis comerciais. Deve-se seguir a política de comercialização do aplicativo.
Saiba como conseguir a aprovação do Instagram para utilizar o botão “comprar”.
1 – Perfil do Instagram deve ser configurado como comercial
Diferenciar que a sua conta trata-se de uma empresa é muito mais vantajoso, pois te fornece o novo botão de vendas, além de estatísticas de visitas ao perfil; alcance; impressões; acompanhamento de promoções, entre outros dados importantes.
A Configuração é simples, basta clicar no ícone localizado no canto direito superior do aplicativo e rolar a página até a opção “alterar para o perfil comercial”.
2 – Instagram e Facebook integrados
Outro passo importante para usufruir das vendas, via Instagram, é realizar a vinculação com sua página do Facebook.
Atente-se que deve ser uma fanpage e não sua conta pessoal, mas você deve ser o administrador da página.
O próprio Facebook disponibiliza layouts para cada tipo de página. Escolha a específica para loja virtual.
3 – Sua loja virtual deve ser adaptada ao acesso pelo celular
O Instagram é um aplicativo desenvolvido para ser usado pelo celular. Embora seja possível utilizá-lo também por computadores e tablets, a ideia é facilitar a vida das pessoas e utilizá-lo com o smarthphone.
Se a sua intenção é ter mais vendas com a rede social, sua loja virtual precisa ser adaptada ao uso móvel, uma vez que o link será clicado em um celular.
Não há nada mais desagrádavel que entrar em uma loja virtual e ter que ficar arrastando as informações na tela para ver os produtos.
Invista em sua loja virtual com versão responsiva.
Entenda o potencial do Instagram para alavancar as vendas da sua empresa
A rede social disponibiliza dados animadores para que as empresas de diferentes segmentos possam investir em seus recursos e atingir bons resultados.
Em sua última pesquisa sobre os usuários do aplicativo consta que:
Com essas informações, você consegue investir sem medo e alcançar resultados significativos, pois conversa diretamente com o seu público e fortalece a sua marca.
Passo a passo para ativar o recurso de vendas pelo Instagram
A ideia é tornar a experiência do usuário muito mais agradável e prática. Por este motivo, Vender pelo Instagram usa o: veja, toque e compre.
Algumas pessoas estão com dificuldades para ativar o “comprar” diretamente no Instagram, por isso vamos te explicar como fazer.
Nem todos os perfis comerciais estão aptos a ter os recursos, pois precisam cumprir os requisitos que indicamos acima e também:
– Ativar o “comprar” em “configurações”;
– Criar ao menos 9 publicações com produtos que serão vendidos;
– Marcar os produtos corretamente;
– Inserir preços e informações relevantes sobre cada produto;
– Fazer stories para avisar o seu público sobre a novidade;
– Mesclar os recursos com foto única e carrossel;
– Criar tags sobre os produtos;
– Atualizar o Instagram para a versão que seja mais recente.
Com essas medidas, basta ter um bom gerenciamento das redes sociais e criar as melhores estratégias para alavancar suas vendas online.
Se você está só começando a investir em um e-commerce, não deixe de ler também o nosso artigo:
Como criar uma loja virtual eficiente e se destacar na internet.