Blog

Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais

Vender pelo Instagram tornou-se mais fácil com a liberação de novo recurso

5 de abril de 2018

Vender pelo Instagram é uma das táticas que os empresários de todo o mundo têm feito há muito tempo. Ao perceber este comportamento, a rede social investiu em facilitar tanto a venda quanto a compra de produtos.

A novidade da vez é a possibilidade em realizar compras de um modo muito mais prático e rápido.

O novo recurso de vendas pelo Instagram é liberado especialmente aos perfis comerciais, e possui algumas regras que vamos te ajudar a entender melhor.

Como vender pelo Instagram

Antes da liberação do recurso de vendas pelo Instagram, as empresas postavam seus produtos e não tinham a possibilidade de vincular a foto com um link direto para que o interessado pudesse comprá-lo.

Agora, o Instagram libera essa funcionalidade, porém ainda não está disponível a todos os perfis comerciais. Deve-se seguir a política de comercialização do aplicativo.

Saiba como conseguir a aprovação do Instagram para utilizar o botão “comprar”.

1 – Perfil do Instagram deve ser configurado como comercial

Perfil do Instagram deve ser configurado como comercial

Diferenciar que a sua conta trata-se de uma empresa é muito mais vantajoso, pois te fornece o novo botão de vendas, além de estatísticas de visitas ao perfil; alcance; impressões; acompanhamento de promoções, entre outros dados importantes.

A Configuração é simples, basta clicar no ícone localizado no canto direito superior do aplicativo e rolar a página até a opção “alterar para o perfil comercial”.

2 – Instagram e Facebook integrados

Instagram e Facebook integrados

Outro passo importante para usufruir das vendas, via Instagram, é realizar a vinculação com sua página do Facebook.

Atente-se que deve ser uma fanpage e não sua conta pessoal, mas você deve ser o administrador da página.

O próprio Facebook disponibiliza layouts para cada tipo de página. Escolha a específica para loja virtual.

3 – Sua loja virtual deve ser adaptada ao acesso pelo celular

loja virtual deve ser adaptada ao acesso pelo celular

O Instagram é um aplicativo desenvolvido para ser usado pelo celular. Embora seja possível utilizá-lo também por computadores e tablets, a ideia é facilitar a vida das pessoas e utilizá-lo com o smarthphone.

Se a sua intenção é ter mais vendas com a rede social, sua loja virtual precisa ser adaptada ao uso móvel, uma vez que o link será clicado em um celular.

Não há nada mais desagrádavel que entrar em uma loja virtual e ter que ficar arrastando as informações na tela para ver os produtos.

Invista em sua loja virtual com versão responsiva.

Entenda o potencial do Instagram para alavancar as vendas da sua empresa

A rede social disponibiliza dados animadores para que as empresas de diferentes segmentos possam investir em seus recursos e atingir bons resultados.

Em sua última pesquisa sobre os usuários do aplicativo consta que:

Infográfico

Com essas informações, você consegue investir sem medo e alcançar resultados significativos, pois conversa diretamente com o seu público e fortalece a sua marca.

Passo a passo para ativar o recurso de vendas pelo Instagram

botão de comprar do Instagram

A ideia é tornar a experiência do usuário muito mais agradável e prática. Por este motivo, Vender pelo Instagram usa o: veja, toque e compre.

Algumas pessoas estão com dificuldades para ativar o “comprar” diretamente no Instagram, por isso vamos te explicar como fazer.

Nem todos os perfis comerciais estão aptos a ter os recursos, pois precisam cumprir os requisitos que indicamos acima e também:

– Ativar o “comprar” em “configurações”;

– Criar ao menos 9 publicações com produtos que serão vendidos;

– Marcar os produtos corretamente;

– Inserir preços e informações relevantes sobre cada produto;

– Fazer stories para avisar o seu público sobre a novidade;

– Mesclar os recursos com foto única e carrossel;

– Criar tags sobre os produtos;

– Atualizar o Instagram para a versão que seja mais recente.

Com essas medidas, basta ter um bom gerenciamento das redes sociais e criar as melhores estratégias para alavancar suas vendas online.

Se você está só começando a investir em um e-commerce, não deixe de ler também o nosso artigo:

Como criar uma loja virtual eficiente e se destacar na internet.

Compartilhe