Slideshare – Como usar essa estratégia de marketing digital
Cada vez mais as redes sociais são usadas para divulgação de conteúdo e com isso a competitividade é ainda mais acirrada. Para empresas que escolhem bater constantemente nessa tecla pode ser erro, é aí que o Slideshare pode mudar o rumo do seu negócio.
Slideshare é uma rede social de compartilhamento de informações, assim como Facebook, Instagram e Linkedin. Porém muito mais completa para esse tipo de ação.
E com o bônus de uma média de mais de 60 milhões de acessos por mês.
O que é Slideshare ?
Resumidamente o Slideshare é uma rede de compartilhamento de apresentações de slide, que prioriza a inovação e criatividade nas diferentes formas de criação de conteúdo.
Geralmente as apresentações que são compartilhadas costumam ter ideias novas e que despertem um interesse;
Por que devo usar o Slideshare como estratégia ?
Assim como qualquer outra rede social, o slideshare possui uma série de vantagens que vão se encaixar perfeitamente com as estratégias de marketing. Desde tráfego até a possibilidade de “seguidores”.
Desempenho da estratégia
O Slideshare possui uma ferramenta muito semelhante ao Analytics do Google, onde permite que você possa acompanhar todo o desempenho das postagens feitas na rede.
Dessa forma observar e conhecer mais profundamente o desempenho de suas ações. É graças a essa ferramenta que sabemos se nossos slides estão sendo bem recebidos e os pontos que precisam ser melhorados.
Favorece a geração de leads
Apesar de ser uma tática inusitada, ela é possível e muito eficaz quando usada da forma correta. Com criatividade na criação das apresentações é possível tornar seu negócio um ponto de referência sobre aquele conteúdo.
E com algumas ferramentas presentes você também a facilidade de criar formulários simples, o suficiente para captar informações para disparo de email marketing.
Melhorias no tráfego de usuários
Com um conteúdo de alta qualidade tanto textual quanto visual o Slideshare pode ser uma grande porta de entrada para um alto nível de tráfego.
Como dissemos anteriormente a quantidade de acessos e visitas que a rede social recebe é bem intensa e com isso a exposição do seu conteúdo tem chances de aumentar consideravelmente.
Tudo irá depender da qualidade das apresentações que você compartilhar.
Público alvo concentrado e focado no tema
Diferente das outras redes sociais, as pessoas que acessam o Slideshare vão diretamente na busca daquilo que gostam. Essa não é uma rede social em que normalmente um usuário vá “surfar” em diferentes conteúdos.
A variedade de conteúdos de qualidade na plataforma é que permitiu que o comportamento mais abrangente do usuário reduzisse para algo mais específico e direto.
Fortalece a imagem da marca
A reputação da imagem de uma empresa está inteiramente ligada com a relação que ela estabelece com o cliente. E quanto melhor essa relação mais confiança surge entre ambas as partes, assim como em qualquer outra situação, confiança leva a resultados positivos.
Se há esse entrosamento a chances de o cliente satisfeito indicar sua marca para amigos e parentes aumenta cada vez mais.
Grande parte do sucesso depende das primeiras experiências e o que o cliente tem a falar sobre seu negócio.
O conteúdo compartilhado no Slideshare
Não existe regra específica sobre o que pode ser compartilhado na plataforma e o que não pode. A noção do que deve ou não ser postado é uma grande variável, porém é tangenciada por algumas margens limitadoras.
É de extrema importância uma apresentação com alta qualidade visual e textos diretos e informativos.
Além disso você pode compartilhar e-books, imagens e qualquer coisa que possa chamar atenção para sua marca de forma positiva.
Como criar um conteúdo de qualidade
Nem sempre uma apresentação é recheada de textos informativos longos. A regra de ouro do menos é mais deve prevalecer sempre.
Apresentações visualmente carregadas também não são nada convidativas, pelo contrário, a probabilidade de você afastar seu cliente é muito maior. Um slide com informações demais demonstra que sua marca é desorganizada e sem foco definido.
Imagens de qualidade são importantes
Mesmo seguindo a regra de ouro, não significa que você deva deixar de lado imagens impactantes. De forma alguma abra mão abra mão desse recurso essencial, entretanto saiba usá-lo com cautela.
Invista em imagens profissionais que vão acrescentar uma identidade positivamente marcante e que vão se fixar no imaginário dos usuários.
Afinal é comprovado que uma imagem consegue ser processada de forma mais veloz que um texto.
Cores e fontes
Outra pequena liberdade proporcionada pela plataforma é o uso de fontes de texto variado. Deixe de lado as fontes tradicionais, arrisque em sair dos padrões; Inove.
Esqueça o tradicional preto e branco, invista em cores vivas e alegres que contrastam harmoniosamente com a fonte escolhida para seu texto.
Conheça bem as cores complementares e análogas para que você possa utilizá-las sem medo de exageros.
Como reunir esses elementos de forma harmoniosa
Acreditar que a centralização de conteúdo é a forma de ideal de incentivar a leitura é um erro muito comum. A ideia de centralizar em um único ponto é um tiro no pé, pois a apresentação acaba pesando inteiramente no mesmo lugar.
O que, vamos combinar, não é nada agradável e só cansa a visão do usuário.
O tamanho disponível em uma página do slide pode não ser um dos maiores, mas é o suficiente para podermos brincar com os espaços.
Espalhe os textos informativos em diferentes cantos do slide, mude também o tamanho das fontes.
Storytelling
Os aspectos mais técnicos da criação de slides não são as únicas preocupações, o que de fato estará nele precisa de muito mais de sua atenção.
Como condensar grandes explicações em textos mais sucintos, sem perder a qualidade é o grande desafio. Um passo fundamental para não se perder é manter uma linha coerente de storytelling.
Aproveito o espaço contando a história da empresa, suas qualidades e como funcionam seus serviços. Procure curiosidades e dicas interessantes da área e compartilhe com o usuário.
No meio de todo seu planejado conteúdo saiba que você pode utilizar as técnicas de SEO para dar uma turbinada em suas possibilidades.
Saiba promover suas apresentações
Imagine esse cenário, você criou uma apresentação incrível com um rico conteúdo, imagens de altíssima qualidade e um design inovador, porém nada disso parece surtir efeito.
Não pense em desistir de vez da plataforma, faça diferente, procure associá-la com outras redes sociais. Compartilhe suas apresentações no Linkedin, Facebook, Google+, em um blog ou até mesmo integre ao site da empresa.
O melhor dessa interação entre Slideshare e outras redes sociais é que qualquer usuário que tenha gostado do seu conteúdo pode compartilhar facilmente a apresentação em sua conta.
Conhecendo as diferentes formas de compartilhamento não arrisque com conteúdos incertos ou incompletos. Invista pesado em uma apresentação profissional de qualidade e caso sinta a necessidade não pense duas vezes e procure a experiência de profissionais, como os da Multlinks.
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