Google ADS

O que é Google Ads

Tendo sua primeira versão da plataforma sido lançada em 2000, o Google Ads (também conhecido anteriormente como Google Adwords) é a ferramenta de publicidade criada pelo Google, a fim de proporcionar um local para divulgar produtos e serviços no meio online de forma eficiente. Por conta dos recursos disponíveis e todo o alcance, o Google Ads ganhou espaço como a ferramenta mais utilizada para divulgação.

O Google Ads é uma ferramenta que faz parte de uma estratégia de mídia paga, você pode conhecer também a plataforma como links patrocinados. A princípio funciona de forma bem simples, você paga um certo valor para inserir um crédito na sua conta e estabelece a quantidade desse crédito que será gasta por dia. Cada clique que um usuário fizer no seu anúncio é debitado um valor do que foi disponibilizado no dia.

Os anúncios criados dentro da plataforma seguem diretrizes que permitem que apareçam para o público-alvo do seu segmento em uma busca no Google, no Youtube ou em sites parceiros do Google Ads.

Mas a pergunta é: como o Google define quais anúncios pagos são mais qualificados para ocupar as primeiras posições? O sistema utiliza uma série de fatores para definir quais anúncios estão de acordo com as diretrizes de qualidade.

O Google considera os fatores importantes para qualidade do anúncio o uso de palavras-chave relevantes para seu público-alvo, um conteúdo relevante e que converse com seu público e um dos principais fatores é ter uma página de destino responsiva.

Como Funciona Google Ads

Como Funciona Google Ads

No momento em que o usuário resolve pesquisar um termo no buscador, o Google automaticamente procura em sua biblioteca conteúdos com a palavra-chave utilizada e fornece as informações que o sistema considera relevante na página de resultados, mas sempre respeitando a ordem de primeiro os anúncios pagos, os links patrocinados, depois o conteúdo orgânico.

A ferramenta do Google Ads se formos considerar uma forma mais simples de explicar, podemos dizer que funciona como um celular pré-pago, onde colocamos um certo valor de créditos, que vão sendo gastos conforme o usuário clica no anúncio.

Mas se formos dizer de forma mais técnica sobre o funcionamento, o Google Ads é um leilão, onde cada anunciante oferece dinheiro por clique. Uma das grandes vantagens dentro do Ads é que nos leilões nem sempre a maior oferta ganha.

Para levar a vitória no leilão não só basta pagar o maior valor , mas sim pontuar positivamente com Google diante do seu Ad Rank. O Ad Rank é uma forma que o sistema do Google estabeleceu para pontuar um anúncio e determinar sua classificação dentro do leilão. Para a pontuação do Ad Rank é calculado o Lance de CPC x  Índice de qualidade, assim a média deste cálculo é usado pelo Google para definir quem irá levar o leilão.

O Índice de qualidade por sua vez é a avaliação que o Google faz para sua campanha de 1 à 10 e são levados em conta os seguintes fatores:

  • CTR (taxa de cliques);
  • Relevância do conteúdo;
  • Qualidade da Página de Destino. 

A Multlinks entende de Google Ads e nós vamos cuidar da sua campanha passo a passo, sempre buscando os melhores resultados para sua empresa.

Dentro das campanhas de Google Ads podemos utilizar uma técnica de segmentação chamada remarketing. O remarketing é uma estratégia para fixar seu anúncio na órbita do usuário. Quando um possível cliente clica em um anúncio e não efetua de fato uma compra, nós podemos configurar anúncios relacionados a palavra-chave anterior para que sempre apareçam na navegação do usuário.

A técnica de remarketing trabalha com a constância de campanhas na navegação dos leads qualificados, a fim de gerar a conversão.

A Multlinks entende de Google Ads e nós vamos cuidar da sua campanha passo a passo, sempre buscando os melhores resultados para sua empresa.

QUAIS TIPOS DE ANÚNCIOS 

A plataforma do Google Ads conta com um amplo leque de formatos de anúncios dos quais sua empresa pode se beneficiar ao buscar o melhor posicionamento dos links patrocinados. O Google Ads trabalha com os seguintes formatos de anúncios:

  • Rede de pesquisas
  • Rede de Display
  • Anúncio por vídeos 
  • Youtube Ads 
  • Google Shopping 
  • Google Discover 
  • Anúncios Locais 
  • Anúncios em Apps

REDE DE PESQUISAS

Rede de pesquisa - Pesquisa do Google e parceiros de pesquisa

Os anúncios de Rede de Pesquisa são os mais tradicionais, configurando como os resultados das buscas de palavras-chave nas páginas de buscadores e sites, como o próprio Google, parceiros e os afiliados ao Google Adsense.

Os links patrocinados aparecem nas quatro primeiras posições ou nas três últimas da primeira página de resultado da busca.

REDE DE DISPLAY

Rede Display

Os anúncios de Rede de Display são anúncios gráficos presentes em sites, blogs e páginas de notícias. Estes anúncios são os com maior alcance em exibição para os usuários.

Os anúncios de Rede de Display envolvem banners – que podem proporcionar elementos com maior interatividade com o usuário. Os formatos em texto, uma espécie de banner porém não contam com imagens e sim blocos em caixa de texto que incluem as informações mais importantes como URL do site, descrição, título e nome da empresa. Formatos em vídeo e por e-mail também fazem parte dos anúncios da Rede de Display.

VÍDEOS

Vídeo

Os anúncios de vídeos são um ótimo recurso para atrair usuários. Os recursos visuais nunca perdem seu espaço como forma de atrair possíveis clientes para seu site. As campanhas que investem no recurso de vídeos abrem a possibilidade de divulgação em uma das redes mais acessadas do mundo, o YouTube. 

YOUTUBE ADS

Vídeo - Anúncios em vídeo no Youtube e em toda a Web

O YouTube como parceiro filiado ao Google conta com anúncios em vídeos antes e durante a exibição do vídeo clicado pelo usuário. O número de usuários que utilizam o YouTube passou da casa dos milhões, tornando-se uma das plataformas com maior alcance. 

Os anúncios do YouTube são pagos somente quando o usuário assiste por 30 segundos ou até o fim. Por conta da integração com o Google pela rede de display, o Ads no YouTube permite a criação de anúncios em diferentes formatos e segmentados.

GOOGLE SHOPPING

Google Shopping - Anúncios para lojas virtuais

Sempre atento às demandas do comportamento do usuário, o Google criou uma nova ferramenta, o Google Shopping, uma forma de pesquisa direta para expor preços de produtos em diferentes fornecedores, permitindo que o usuário possa fazer a comparação entre um site e outro. 

Os anúncios do Google Shopping são essenciais para empresas que vendem produtos, neles podem ser inseridas informações como a foto do produto, o título, preço, nome do estabelecimento. São criados com os dados de cada produto cadastrado no Merchant Center. O sistema do Google utiliza esses dados para determinar onde serão exibidos os anúncios e para qual público.

LOCAL 

Local

Uma das características do Google Ads é permitir que haja uma segmentação geográfica dos anúncios, assim quando o usuário fizer a pesquisa utilizando a palavra-chave seguida por “perto de mim” seu anúncio, desde que tenha essas informações e esteja qualificado, irá aparecer nos primeiros resultados da página de busca. 

Para isso nós configuramos seu anúncio para exibir anúncios de pesquisa local, dessa forma podemos expandir ainda mais sua campanha para um público mais local e próximo ao seu negócio. 

DISCOVER 

Discover

O Discover é outra ferramenta criada pelo Google para que os usuários possam acessar conteúdos de sua preferência como um feed – muito semelhante ao de redes sociais. Com um alcance de cerca de 3 bilhões de usuários, nós podemos configurar no Google Ads para que seu anúncio apareça no Discover. 

Assim no feed de interesses do lead qualificado seus anúncios, desde que configurados de tal forma, vão estar sempre presentes. É importante que as campanhas feitas para o Discover sejam únicas e altamente visuais para que o usuário sinta interesse e interaja com a sua marca. 

APP

App

Se o seu negócio é um anúncio de aplicativo, o Google Ads disponibilizou formas para criar campanhas a fim de facilitar a promoção do app. As campanhas de aplicativos não contam com anúncios individuais, como os outros formatos de campanhas permitem, entretanto o Google Ads conta com uma forma de anunciar o app. 

Nós iremos configurar na página “Detalhes do app” as informações mais relevantes sobre o aplicativo, como os textos sobre o app, imagens e vídeos para que o sistema do Google use estas informações para criar os anúncios em diversos formatos e redes. 

Os anúncios qualificados serão exibidos em todos os formatos disponíveis no serviço do Google, incluindo o YouTube, Google Play, as Redes de Display, Discover, Redes de Pesquisa e qualquer outro parceiro que tenha suporte para exibir anúncios de aplicativos. 

POR QUE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS?

Por que otimizar campanhas no Google Ads?

Investir em uma campanha de Google Ads é uma das formas mais eficientes e com resultados mais rápidos para atrair novos clientes, com a plataforma conseguimos em um curto período posicionar seu site nas primeiras colocações nos resultados de pesquisas. 

Com o Google Ads podemos potencializar o alcance de uma campanha como base nas palavras-chaves mais relevantes para o segmento da sua empresa, dessa forma, a cada vez que o usuário fizer uma pesquisa de um certo termo que indexamos na sua campanha, seu site tem maiores chances de aparecer nos resultados desse cliente em potencial. 

Quanto mais vezes isso ocorrer melhor serão os resultados no número de acessos ao seu site.  

Com os recursos do  Google Ads também potencializamos a chance de conversão e leads do seu site, pois como utilizamos termos que já fazem parte do histórico de pesquisas do que seu público-alvo considera relevante, o usuário que você deseja como cliente em potencial terá maior contato com seu conteúdo e isso aumenta as chances de interação dele com seu site. 

E com a possibilidade da segmentação das campanhas é mais fácil direcionar o anúncio para o seu alvo principal, dessa forma também diminuímos a incidência dos acessos que não vão gerar leads. 

O investimento na plataforma do Google Ads é flexível. O gasto diário é uma escolha sua, você pode decidir o valor do investimento de acordo com o caixa da sua empresa e quais são as necessidades do seu negócio no momento e se houver dúvidas a equipe Multlinks vai te auxiliar nesse processo. O Google Ads permite que criemos campanhas sazonais, que vão funcionar da mesma forma. Com a plataforma, ainda é possível pausar ou reativar uma campanha conforme a necessidade da sua empresa.

QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS QUE AS PESSOAS COMETEM AO FAZER ANÚNCIO NO GOOGLE ADS

QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS QUE AS PESSOAS COMETEM AO FAZER ANÚNCIO NO GOOGLE ADS

O Google Ads é uma ferramenta essencial para uma empresa que busca resultados mais rápidos, mas quando as campanhas não são realizadas por profissionais, alguns erros podem ocorrer ao fazer um anúncio. 

A falta de planejamento vai dificultar a criação de uma campanha funcional para o crescimento da sua empresa, não ter uma meta definida também será um empecilho para alcançar os resultados desejados. Não basta criar uma campanha e pronto, é preciso planejar, utilizar as informações corretas, realizar uma pesquisa de mercado, definir uma meta, só assim uma campanha pode caminhar para o sucesso. 

Você deve conhecer o termo funil de vendas, e campanhas do Google Ads trabalham bastante com esse conceito de marketing, uma campanha de qualidade irá se atentar a todos os níveis do funil. Entretanto, um erro é focar somente no fundo do funil, buscando somente fechar uma venda, pulando todo o processo da experiência positiva do usuário. 

Nem todos que acessam um anúncio vão na busca direta da compra do produto e serviço e desconsiderar todos os níveis do funil cria uma campanha que não prioriza a experiência do usuário. E cada vez mais o Google qualifica como boas campanhas as que priorizam criar uma boa experiência para o usuário.  

Não foque somente no custo por clique (CPC), pense principalmente no público que você deseja que seu anúncio alcance, se esse usuário não tiver uma boa experiência no geral da sua campanha você perdeu a oportunidade de transformá-lo em lead e futuramente em um cliente fidelizado. 

Siga sempre as diretrizes de qualidade e práticas recomendadas pelo Google, elas existem por algum motivo e quanto mais alinhado sua campanha estiver com os padrões do Google melhor o posicionamento do seu anúncio. 

Atenção as metas e resultados que você deseja mensurar, formulários são boas formas de receber leads, porém não são as únicas metas a serem analisadas, hoje cada vez mais os usuários buscam um contato por mensagem instantâneas, então se seu número de formulários não está com uma boa performance não significa que seu anúncio não está indo bem.  

Não pule etapas ao criar a conta no Google Ads, conheça os recursos da ferramenta, cadastre todos os dados relevantes da sua empresa, faça um bom planejamento e tenha metas alcançáveis, para assim criar uma campanha e investir nos lances. 

Mas o segredo para você não errar ao usar o Google Ads é confiar o seu planejamento nas mãos de uma agência como a Multlinks, que conta com mais de 10 anos de experiência e uma equipe certificada pelo Google! 

AS VANTAGENS DO GOOGLE ADS

AS VANTAGENS DO GOOGLE ADS

Pense que os anúncios do Google Ads vão aparecer predominantemente no próprio Google, o buscador com o maior número de acessos do mundo e onde mais de 95% dos usuários utilizam o site para pesquisar antes de qualquer compra pela internet. Esse tipo de alcance é a melhor forma de vitrine que uma empresa pode investir. 

Para que você possa saber os acertos e erros da campanha o Google Ads disponibiliza um recurso para conferir os resultados diariamente, ou seja, é possível acompanhar o sucesso do anúncio todos os dias. 

Pela plataforma nós iremos acompanhar o ROI (retorno do investimento) e as avaliações sobre tráfego, vendas e conversões, conhecimento da marca. Assim nós podemos analisar os resultados e entender o que foi feito de forma correta e o que não está funcionando para sua empresa. 

A ferramenta também disponibiliza recursos que facilitam a identificação do perfil e o comportamento dos clientes, assim podemos adaptar sua campanha de acordo com as informações mais relevantes sobre seu público-alvo e direcionar os anúncios corretamente. 

Como uma ferramenta de mídia paga, as campanhas do Google Ads alcançam as primeiras posições na primeira página das pesquisas. O que demonstra para o seu público-alvo maior relevância e domínio da sua empresa no segmento, com essa combinação o número de acessos aumenta consideravelmente. 

As campanhas ficam disponíveis para todos os tipos de dispositivos, um bom anúncio no Google Ads irá aparecer nos resultados das pesquisas independente do dispositivo utilizado.  E quanto melhor posicionado seu site estiver no Google, graças a uma boa estratégia de Ads, melhor são suas chances de atrair novos Leads, a real proposta do Google Ads. 

Com o aumento do número de acessos melhoram as chances do seu site de gerar leads. Leads são aqueles possíveis consumidores que entram no seu site e deixam informações para contato, preenchendo formulários com telefone, nome e e-mail.

Quando utilizado da maneira correta e com um conteúdo otimizado da forma ideal, pelos padrões estabelecidos pelo Google, o Google Ads tem o propósito de trazer para sua empresa um maior número de acessos ao site. Os anúncios são criados com a intenção de fazer a captação dos usuários, atraí-los para seu site e com um conteúdo interessante e rico em informações transformar esse visitantes em leads com bom potencial de venda. 

FAQ 

O que são Links patrocinados?

Links Patrocinados são aqueles anúncios que aparecem no topo da página de resultados quando o usuário faz a busca de um termo relacionado ao seu negócio no Google. Os anúncios de Links Patrocinados só podem ser colocados no ar mediante a criação de uma conta no Google Ads e uma boa administração dessa conta. 

O que é Leads? 

Leads são como chamamos usuários que visitam sites e deixam informações para contato. São clientes com maior potencial para fechar negócio, seja a compra de um serviço ou produto. 

O que é Palavra-chave?

Palavra-chave é o termo que utilizamos para nos referir às palavras que os usuários usam para pesquisar no buscador. Normalmente relacionadas a certos produtos ou serviços.  

O que é Palavra-Chave Negativa?

Palavra-chave negativa é um termo que pode acionar um anúncio durante as buscas que usuários realizam nos buscadores, esses termos não estão relacionados ao anúncio em si e podem gerar cliques indevidos.  

O que é o termo CPC?

CPC significa Custo Por Clique, essa sigla se refere ao custo pago que o anunciante oferece no leilão do Google Ads por cada palavra-chave. 

O que significa CPC Máximo? 

CPC máximo é o maior valor que o anunciante disponibiliza para pagar no clique de uma palavra-chave na sua campanha de Google Ads. 

O que é CTR?

CTR significa Click Through Rate e corresponde ao número de cliques que cada anúncio recebe dividido pelo número de vezes em que ele é mostrado (também chamamos de impressão). A taxa de CTR quanto maior a porcentagem, levando em conta as vezes que seu anúncio foi visto, maior relevância terá seu anúncio. 

O que significa Impressão no Google Ads? 

No Google Ads a impressão se refere às visualizações do anúncio e o número de impressão é a quantidade de vezes que seu anúncio foi visto por usuários no Google.

O que é o Orçamento diário? 

O orçamento diário é o valor determinado para ser gasto diariamente na campanha do Google Ads, esse valor é determinado pelo dono da empresa que está anunciando. O orçamento diário não é algo fixo, podendo ser modificado conforme exista a necessidade, seja pelo comportamento da campanha, quanto o balanço financeiro da empresa.

O que é Índice de Qualidade no Google Ads? 

Toda campanha de Google Ads é avaliada pelo próprio Google, que para determinar a nota de 1 a 10, utiliza os seguintes parâmetros: os anúncios em si, as palavras-chaves utilizadas e o desempenho das páginas de destino. Esses três fatores constituem o Índice de Qualidade. É muito importante ter um bom desempenho no índice de qualidade, pois quanto maior for a nota, maior são as chances de você pagar menos por cada lance e de quebra melhorar ainda mais seu posicionamento. 

O significado de Conversões dentro do Google Ads

Conversões são o real objetivo das campanhas de Google Ads. As conversões são as ações esperadas pelos anunciantes e se referem aos cliques que levam a qualquer tipo de interação do usuário no seu site, um exemplo seria quando o usuário preenche um formulário. 

Para o Google Ads o que realmente significa o termo Campanha?

A Campanha para o Google Ads é o lugar onde são criadas as segmentações para a divulgação dos anúncios. É permitido que você defina quais países, estados ou cidades os anúncios serão exibidos, os horários e qual o valor será investido em cada anúncio com o Google. Tendo criado a campanha, vamos definir os grupos de anúncio, os anúncios e as palavras-chaves a serem utilizadas. 

O que seriam os Grupos de Anúncio dentro das Campanhas? 

Grupos de Anúncios são onde as palavras-chaves e cada anúncio vai estar, para que um anúncio tenha sucesso, é preciso que cada grupo de anúncio tenha palavras-chaves e outros anúncios correlacionados. Para divulgar, por exemplo, um esmalte rosa, é preciso criar um grupo de anúncio com outros anúncios que utilizem a palavra-chave em si e outras palavras relacionadas ao “esmalte rosa”.

O Google Ads disponibiliza relatórios, quais são esses tipos?

Dentro do Google Ads podemos gerar relatórios sobre os termos que mais foram utilizados para encontrar um anúncio, o horário onde houve maior número de cliques, quantos formas esses cliques e as impressões durante um tempo determinado, o valor investido, de quais lugares os cliques vieram, qual a faixa etária dos usuários que mais acessaram os anúncios. Entre outras diversas opções que vão facilitar mensurar os acertos e erros de uma campanha.

Qual valor necessário para investir no Google Ads? 

O valor necessário para o Google Ads é o quanto você deseja investir. Existe sim um valor mínimo para inserir crédito quando a modalidade da conta é por pagamento manual, esse valor é de R$40,00. Mas se você busca um resultado melhor, é preciso estar atento em como fazer bom uso dos créditos inseridos na conta. E a melhor forma de utilizar o valor investido com sabedoria é confiar em uma agência especializada e certificada, como a Multlinks, que tem resultados comprovados!

Preciso de uma agência para cuidar da minha conta de Google Ads?

Se você quer resultados positivos e total aproveitamento das suas campanhas, a resposta é sim! Uma agência que é certificada pelo Google Partners tem resultados positivos comprovados, experiência e habilidades reconhecidas pelo próprio Google através de testes de alto grau de dificuldade. E a Multlinks conta com a certificação Google Partners Premium, ou seja, temos habilidades e conhecimentos comprovados para desenvolver campanhas e administrá-las com qualidade! Então, se você está buscando ajuda para trilhar seu caminho de sucesso, confie na equipe Multlinks para cuidar da sua campanha!