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Como fazer um E-mail Marketing: Estratégias para atrair clientes
13 de novembro de 2018
Aprender a Como Fazer um E-mail Marketing é um meio inteligente, que muitas empresas investem, para construir uma ponte entre a comunicação que se deseja passar e o cliente que pode ter interesse em comprar os produtos/serviços.
Saber o que comunicar pelo correio eletrônico é primordial para obter os resultados esperados, pois cada mensagem enviada exige uma boa dose de estratégia, claros objetivos e mensuração de resultado.
Construindo a ponte entre sua empresa e o cliente
Você precisa entender que é a persona da sua empresa, como ela se comporta, o que a atrai e, principalmente, o que a convence enxergar a sua marca como a melhor solução aos problemas que ela tem.
Ao humanizar o relacionamento com o seu cliente, você passa a construir uma marca relevante, que gera engajamento espontâneo e permite ter um público fiel.
Para chegar nesse nível de interação com o seu cliente é necessário investir em uma boa estratégia, pois é ela que fará com que ele abra o seu e-mail, e não simplesmente o apague sem ler ou pior: o marque como spam.
Entenda melhor sobre o que é a Persona em:
Definição de persona: Como criar uma para sua empresa
Estratégias para o E-mail Marketing ser aberto
- Gere curiosidade com um título criativo e linguagem adequada;
- Faça listas que interessam seu público;
- Ofereça recompensas por ele ler o e-mail;
- Construa um relacionamento despretensioso.
Título do E-mail Marketing
Quando você recebe um e-mail em sua caixa de entrada, prefere ler o assunto por inteiro ou gosta de ver reticências?
A maioria das pessoas prefere saber sobre qual é o assunto do e-mail recebido, por isso é fundamental que o título respeite o limite de espaço pré-definido.
Atualmente, o título deve ser pensado em até 50 caracteres. Pontos de interrogação, exclamação e caracteres especiais devem ser evitados, pois podem comprometer o envio do e-mail.
Atenção: Tenha cuidado com as palavras proibidas como: Clique aqui, Ganhe dinheiro, Grátis, Oportunidade, entre outras. Elas fazem o e-mail ir direto para o Spam.
Entenda as Diferenças entre E-mail Marketing e Mala Direta
O E-mail Marketing é 100% digital enquanto a Mala Direta é impressa e enviada pelo Correio Tradicional.
Para ficar mais clara a explicação: O E-mail Marketing precisa ter os correios eletrônicos das pessoas. Já a Mala Direta utiliza o endereço residencial/comercial para enviar as correspondências.
Ambientalmente falando, o E-mail Marketing é mais sustentável por poupar recursos naturais.
Como fazer um E-mail Marketing
Depois de te explicar toda parte mais teórica, nós vamos te ajudar a entender como fazê-lo para que envie um E-mail que, de fato, gere resultados satisfatórios para a sua empresa.
Para que isso aconteça, é importante que você escolha os tipos de e-mails que deseja transmitir aos seus clientes, a linguagem mais apropriada bem como as imagens utilizadas. A união desses fatores contribui para que as taxas de abertura do seu conteúdo aumentem consideravelmente.
Tipos de E-mail que você pode enviar
O Envio de E-mail Marketing pode ser feito para comunicar:
- Atualização de blog;
- Vídeo novo (se você tiver um canal);
- Newsletter;
- Convites para eventos.
Lembre-se de sempre ter um Call To Action (Chamada para uma ação) para que a estratégia de E-mail Marketing seja válida. Por isso, é possível inserir links apropriados que o direcione para o seu site, um produto específico, um evento etc.
Atualização de blog
Ter um blog gera tráfego ao seu site, cria um estreito relacionamento com as pessoas e pode fazer com que você produza novos conteúdos com frequência. O E-mail Marketing atua como propagador desse conteúdo e atrai as pessoas.
Raramente, alguém lembra de acessar um blog para ver se houve alguma atualização, mas um número considerável clica em um e-mail com um link que o direciona para o blog, quando o título chama a atenção e desperta o interesse.
Novo Vídeo
Envie um E-mail Marketing para avisar o seu público sobre um vídeo novo em seu canal do Youtube. Além de contribuir com mais visualizações, você consegue identificar quais produções audiovisuais obtiveram melhores resultados.
Newsletter
Newsletter é um meio de reunir as atualizações em um mesmo e-mail. Ou seja, trata-se de um boletim que permite ao usuário o acesso as novidades em um determinado período (uma vez por semana, por mês etc.).
Convites
Se sua empresa investe em eventos como um dos meios off-line para se aproximar mais dos seus clientes, o E-mail Marketing é um excelente meio para comunicá-los sobre inscrições, data do evento, local etc.
Além dos eventos no mundo real, você também pode investir em infoprodutos como workshop online, webinar, transmissões em redes sociais, palestras etc.
3 ideias para obter os e-mails das pessoas
Depois de ler sobre tudo que explicamos, você ainda pode ter uma dúvida recorrente: Como obter esses e-mails sem parecer invasivo?
O desafio por aqui é ter acesso ao e-mail particular de um número considerável de pessoas para que possa enviar o conteúdo a elas e efetivar sua estratégia de E-mail Marketing. Há inúmeras possibilidades, mas listamos as três mais assertivas.
1 – Landing Page
A Criação de uma Landing Page (Página de Entrada) é um dos melhores meios para captura de e-mails, pois são criadas com formulários que reúnem essas informações para você trabalhar com elas.
Essa página única pode oferecer algo gratuitamente como, por exemplo, modelos prontos de uma planilha, acesso a um vídeo exclusivo, um e-book etc.
2 – E-book
As pessoas gostam de aprender assuntos novos, principalmente se eles são distribuídos gratuitamente. Essa função é muito bem cumprida com a criação de um e-book. A estratégia aqui é a de gerar uma troca. O usuário disponibiliza o e-mail e a sua empresa oferece o e-book.
Veja o exemplo do nosso E-book:
Como fazer a sua empresa crescer com estratégias de Marketing Digital
3 – Webinar
Ainda no campo do conhecimento, um Webinar nada mais é que um vídeo em que uma autoridade sobre determinado assunto disponibiliza o compartilhamento dos seus conhecimentos com as outras pessoas.
Aqui, o e-mail do usuário é como uma moeda de troca para que a inscrição dele possa ser efetuada.
Ferramentas de E-mail Marketing
Um dos graves erros de quem deseja investir em E-mail Marketing é o de se tornar um Disparador de E-mail incontrolável, pois passa a utilizar uma conta comum de e-mail para disparar o conteúdo. Não faça isso.
Atualmente, o Gmail, Yahoo mail, Hotmail, entre outros serviços que oferecem uma conta de e-mail, conseguem identificar que há um volume muito grande de e-mails com mensagens iguais, o que o enquadra como spam.
Isso significa que além da sua mensagem não ser lida pelo usuário, você ainda é punido por ter um comportamento que muitos hackers utilizam para roubar informações de quem tem um e-mail.
O melhor modo de enviar e-mail em massa é utilizar ferramentas especializadas nesse tipo de ação para que as campanhas tenham uma boa taxa de cliques.
Atualmente, o mercado oferece uma série delas que possibilita um alto volume de disparo sem punições.
Conheça mais sobre como Disparar E-mail Marketing que converte e gera resultados!