Blog

Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais

Como criar um website: passo a passo para começar

1 de abril de 2019

Como criar um website é uma das perguntas mais feitas para o Google, principalmente de alguns anos para cá. Isso porque, o alcance e a popularização da Internet possibilitou que muitos negócios físicos passassem a ter um espaço on-line. E mais do que isso, os empreendedores viram-se obrigados a ter uma presença digital para ganhar concorrência. Portanto, a criação de um site passou a ser essencial e inevitável.

Entretanto, para ter visibilidade, de fato, não basta sair por aí fazendo uma página simples na Web e chamá-la de seu site. Com o avanço dos motores de busca e as atualizações dos fatores de ranqueamento do Google, como criar um site se tornou um trabalhão. Para ter relevância on-line seu site precisa ser bem estruturado, visualmente bonito e totalmente otimizado. Anotou? Agora vamos por partes!

Os primeiros passos de como criar um website

Antes de mais nada, tenha o seu negócio totalmente estruturado, com a definição exata de seus serviços e todo tipo de conteúdo que seu site irá conter. Esse primeiro planejamento será primordial para um trabalho mais assertivo na criação de site. Selecione, portanto, quais serão as páginas essenciais e materiais que deverão ser disponibilizados em cada uma delas.

Além disso, não se esqueça de já ter toda a identidade visual em mãos, como logotipo, cores e tipografias. Esse trabalho é feito por um designer e seguirá também o segmento do seu negócio. Somente com todas essas informações em mãos, siga para a construção de site do zero!

Leia mais também em: Criação de Site Profissional

Primeiro passo: o domínio do site

O registro de domínio é um dos primeiros passos para ter um site on-line. O domínio nada mais é do que o nome do seu site. É por meio dele que as pessoas entrarão em sua página na web. Mas atente-se para alguns detalhes: o domínio também é um fator de relevância do seu site. Portanto, saiba escolher com sabedoria. Não escolha nomes muito extensos e prefira os sufixos mais conhecidos, como “.com” e “.com.br”.

Para contratá-lo, é preciso saber se o nome está disponível para o registro e fazer o pagamento. Para isso, existem muitos outros sites que realizam o registro de domínio de web, como o Registro.br.

Segundo passo: a hospedagem

Possuir o domínio não é o suficiente para colocar seu site on-line. Ele é o nome, mas sua página precisa estar hospedada em algum lugar. Por isso, a hospedagem trata-se do armazenamento dos dados do seu site inteiro. Geralmente, as empresas de domínio também vendem a hospedagem e, portanto, é possível contratar os dois juntos. Atente-se apenas para o tamanho do seu site e o suporte da hospedagem. Por exemplo, sites muito grandes e carregados necessitam de uma hospedagem maior que ofereça espaço suficiente para que o site navegue sem sair do ar ou sem que ele fique lento demais.

Afinal, outro fator de ranqueamento no Google é a velocidade de carregamento do seu site. Quanto mais rápido seu website entrar as informações ao usuário, mais facilmente o Google reconhecerá seu domínio como bom e aumentará sua visibilidade em posicionamento.

Terceiro passo: o CMS e o layout

Como criar um website também precisará de um CMS. O CMS trata-se de um Content Management System, ou seja, um sistema para gerenciar todo o conteúdo disponível em seu site. Se você contar com um programador, provavelmente ele poderá desenvolver um do zero para você. No entanto, o mais usado é o WordPress, bastante recomendado e capaz de auxiliar também no ranqueamento do site.

Além disso, o layout deve ser desenvolvido com todas as informações de estrutura e conteúdo que você captou no início do projeto. Será primordial para o desenvolvimento do visual.

Quarto passo: pensando sempre em SEO

Desde a captação das informações iniciais do que irá conter em seu site é preciso pensar sempre em SEO. A estruturação de páginas, quantidade, conteúdo, formulários e muito mais. Tudo isso deve ser estratégico para o ranqueamento do seu site, a fim de aumentar sua relevância e visibilidade.

Portanto, para isso, contar com uma empresa especializada é a melhor opção. Isso porque, ao contar com desenvolvedores web, SEO, redatores e designers, como criar um website será mais assertivo e trará maiores resultados para o seu negócio.

Fale com o Multlinks para entender melhor o passo a passo dessa criação de site e como trabalhamos para fazer você estar no topo das pesquisas!

Compartilhe