Projeto SEO
Se você quer um site que tenha resultados positivos nos mecanismos de buscas, o projeto SEO é indispensável. Todo o desempenho orgânico do seu website será estruturado e baseado nesse planejamento que pode ser separado em 6 etapas: pesquisa de palavras-chave, SEO on page, conteúdo, distribuição, link building e análise/monitoramento.
Pesquisa de Palavras-Chave
A pesquisa de palavras-chave é a primeira etapa do projeto SEO, pois é ela que permite o entendimento da busca que é feita pelas personas do seu negócio. Por exemplo, você sabe dizer quais são os termos que os consumidores do seu serviço buscam para encontrá-lo, certo?
Entretanto, quando o analista de SEO faz esse levantamento, ele utiliza algumas ferramentas para comprovar se realmente as pessoas estão pesquisando o termo em questão. Dessa forma, ele selecionará as melhores palavras-chave a serem trabalhadas em seu novo website, com a finalidade de aumentar o tráfego orgânico.
Otimização na página, ou SEO On Page
A segunda etapa de um projeto SEO é a otimização do site e de suas páginas. Para resultados positivos, existem diferentes itens que devem ser melhorados para garantir uma experiência agradável ao usuário, são elas:
- Título (Meta Title): trata-se do principal título da página, o mais indicado é utilizar a palavra-chave neste campo;
- Meta-Description: uma pequena descrição que resume o conteúdo a ser lido na página. É usada pelo Google quando aparecem nas pesquisas;
- URL amigável: uma URL de fácil compreensão. Em vez de algo como meusite.com.br/?p=765 a URL amigável seria: meusite.com.br/projeto-seo;
- Heading Tags (Hierarquia de Conteúdo): estruturação por hierarquias dos títulos e subtítulos de determinada página. Ela facilita a experiência do usuário;
- Título das Imagens: as imagens no site devem seguir a mesma linha de raciocínio da URL amigável, tendo um nome que coloque a palavra-chave se possível;
- Tag ALT nas imagens: o tag alt exibe um texto para deficientes visuais no lugar da imagem, ou mostra o texto quando a imagem quebra;
- Tamanho das imagens: imagens pesadas demais comprometem a velocidade do site e prejudicam o desempenho de SEO;
- Linkagem interna: uma estratégia importante de SEO que constrói uma cadeia de links entre páginas do seu site;
- Design Responsivo: o seu site precisa estar otimizado para dispositivos móveis também.
Conteúdo Relevante
O conteúdo tem um papel fundamental para bons resultados em SEO. Não pense que escrever aleatoriamente ou repetir indevidamente a palavra-chave em um texto será suficiente para galgar as melhores posições, muito pelo contrário. O Google está cada vez mais atento e criterioso para separar diferentes websites. Por isso, em vez de quantidade, deve-se pensar em qualidade. O papel do analista de conteúdo é justamente identificar a persona do seu negócio e montar textos que dialoguem diretamente com as dores do seu público. O conteúdo precisa gerar valor para o usuário.
Distribuição
Além de produzir conteúdo de valor, é preciso distribuí-lo ao público-alvo. Para isso, é possível utilizar os seguintes canais:
- E-mail Marketing;
- Mídias Sociais;
- Blogs;
- Podcasts;
- Sites de Terceiros;
- Materiais Gratuitos, como e-book;
- Entre outros.
Link Building
Na etapa de Link Building, o analista de SEO trabalha para que outros sites usem o seu como referência. Para isso, é fundamental ter conteúdos relevantes publicados frequentemente. Quanto maior for a relevância do website que te cita, melhor é para os resultados.
Análise e Monitoramento
Não existe fórmula mágica em trabalho de SEO. Muitas vezes, trata-se de tentativa, análise, erro e correção. Sendo assim, é fundamental um time atento ao desempenho de cada palavra-chave, de cada conteúdo e páginas, deste modo, garante-se que as melhores técnicas estão sendo utilizadas. Existem ferramentas e sites que ajudam a monitorar esse desempenho, como SEM Rush, SEO Moz e Ahrefs.