As redes sociais se tornaram um incrível canal de comunicação e até mesmo vendas para empresas de diferentes segmentos. Assim como nas estratégias de SEO para um site, o alcance orgânico nas principais é um trabalho longo e que nem sempre você dispõe. Quando o retorno do investimento precisa ser mais rápido, uma excelente alternativa é trabalhar com o Facebook Ads.

Facebook Ads: alcance potenciais clientes

O Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro, possui pouco mais de 2 bilhões de usuários. Destes, mais de 115 milhões são brasileiros. Você sabe o que isso significa? Simples: com as estratégias certas, a sua empresa pode alcançar o Brasil inteiro. As pessoas estão – constantemente – navegando pelo aplicativo e, na pluralidade de informações divulgadas na plataforma, publicações bem trabalhadas são o diferencial para atrair um público novo.

Mas como fazer isso?

Utilizando o Facebook Ads! Se você não sabe o que é esse termo, trata-se apenas dos anúncios publicitários feitos nesta rede social. Dentro da plataforma, é possível utilizar inúmeras ferramentas para criar diferentes tipos de anúncios e construir uma comunicação mais assertiva com o seu target.

Exemplo de anúncio no Facebook Ads
Exemplo de anúncio no Facebook ADS

Tipos de Anúncios

Uma das principais vantagens do Facebook Ads é o fato dele otimizar bastante o trabalho de quem quer explorar estratégias de publicidade paga. Dessa forma, quando começar a anunciar em sua plataforma, você verá diferentes tipos de anúncios, podendo escolher o que melhor dialoga com a necessidade do seu negócio.

Conheça algumas opções abaixo:

Reconhecimento da Marca: essa é uma excelente alternativa para quem quer realizar uma campanha de branding, ou seja, se o seu objetivo é fazer um público propenso a interagir com seus anúncios a conhecer o seu negócio.

Alcance: diferente do anterior, neste caso, a intenção é alcançar o maior número de pessoas dentro do seu público-alvo e controlar a frequência que eles vêm seus anúncios. É interessante reforçar que é possível aplicar um filtro por localização, para atingir pessoas próximas do seu negócio.

Tráfego: outra opção interessante é usar anúncios para gerar tráfego do Facebook para uma página externa. Pode ser uma oferta, download de algum conteúdo, para mostrar outros serviços e produtos da sua empresa, etc.

Envolvimento: esse tipo de anúncio é mais focado, e visa que o público interaja com a publicação, seja por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos, entre outros.

Conversões: como o nome indica, esse anúncio visa a conversão. O seu funcionamento é semelhante ao de tráfego, mas ele tem como objetivo analisar o índice de conversão dos seus anúncios. Essa opção é ótima para promover uma página de produto/evento e incentivar sua compra; promover o download de algum conteúdo específico e reunir valiosos leads e para aumentar o tráfego do seu website.

Como funciona o orçamento no Facebook Ads

Essencialmente, existem duas linhas para seguir: orçamento diário e orçamento vitalício. No primeiro caso, você indica ao Facebook o quanto investirá por cada dia de anúncio – tanto para anúncios com ou sem data para terminar. Já o orçamento vitalício, trata-se do valor máximo que você gastará durante a vida útil do seu anúncio, seja para um único dia ou para uma programação específica.

Facebook ADS Manager

Deste modo, a sua empresa conquista um importante benefício do Facebook Ads: ela cria um canal direto de comunicação com o público que realmente terá interesse no que você tem para oferecer.