O que é metaverso e como isso pode impactar em seu negócio?
O metaverso vai trazer inúmeras possibilidades com essa nova forma de se conectar pelo digital. Várias empresas já estão investindo em ações e projetos para ingressarem nesse mundo o quanto antes, o que fará com que quem se sair na frente se destaque.
As tecnologias e o aprimoramento de algumas ferramentas devem passar por transformações para que isso se torne realidade. Mas isso não leva muito tempo, com isso, você deve estar por dentro desse universo o mais rápido possível.
Entenda o que é, quais são as suas características, qual seu impacto no seu negócio e como se preparar.
O que é e quais são as características do metaverso
Metaverso é uma forma de recriar o mundo real através de avatares que representam os participantes. Estreitando relações entre o mundo físico e digital por meio de tecnologias e a realidade virtual aumentada.
Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou que a empresa se chamaria Meta. Além dessa mudança, foi informado que o metaverso seria um dos novos investimentos.
Apesar de parecer recente, o tema já é antigo. Esse termo foi criado em 1992 no romance de ficção científica de Neal Stephenson. Nele o autor se referia ao ambiente sucessor da internet, em que as pessoas usam avatares digitais para interagir, explorando o ambiente online.
Nessa simulação do mundo real, o metaverso possui inúmeras possibilidades com as seguintes características:
Realidade Virtual
Nessa realidade virtual o participante consegue ver um ambiente virtual através de óculos RV e fones de ouvido. Dando a impressão de que está realmente naquele ambiente.
Realidade Aumentada
Esse tipo de realidade insere elementos virtuais no ambiente real. Veja como ela pode ser inserida em diferentes segmentos:
- Agências de turismo: adicionar histórias sobre o local através de aplicativos;
- Imobiliárias: dar oportunidade do cliente inserir móveis ao imóvel;
- Supermercados: oferecer informações relevantes para o consumidor como ingredientes do produto.
Outros exemplos são o jogo Pokémon Go e os filtros nas redes sociais.
Realidade Mista
Esse caso é uma mistura das duas realidades, onde há a interação dos participantes com a imagem projetada. Como em um show com holograma em um local físico.
Essas características podem ser usadas em diversas situações em empresas como em reuniões. Muitas pessoas não podem estar presentes em treinamentos e no desenvolvimento de competências, e o metaverso seria a solução ideal.
Em aulas, os professores terão mais controle sobre os alunos. Ele deve ser muito usado na diversão de pessoas como em jogos mais realistas e até em reality shows. Muitos famosos já criaram seus avatares pensando nesse intuito em um futuro próximo.
Como o metaverso pode impactar em seu negócio
A princípio, o metaverso seria usado para treinamentos e reuniões de trabalho remoto. Mas ele não para por aí, ele deve ser usado para simular situações como acidentes e reforçar a segurança.
Ele criará oportunidades em diversas áreas como educação, e-commerce e até analisar as linhas de produção. Imagine o aumento de oportunidades de negócios que ele irá proporcionar.
As lojas virtuais terão grande valor, pois praticamente tudo será vendido pelo digital. Além disso, a experiência do usuário deve ser única e a interação será incrível como nunca. Lojas de roupas já permitem a experiência de verificar como roupas e outros itens ficam no usuário.
Seu negócio precisa se atualizar para não ficar para trás. Isso vai definir se o resultado será positivo ou negativo assim que o metaverso fizer parte da interação da sua empresa com o consumidor.
Se bem aproveitado, ele fortalecerá a marca, atraindo novos clientes e negócios. Cada setor poderá se destacar construindo experiências sensoriais únicas de novos produtos e serviços com a experiência do usuário.
Saiba como se preparar para o metaverso
Independente do seu segmento, você deve se preparar para entrar com tudo nesse universo. Faça pesquisas com o público-alvo sobre o que eles esperam do metaverso. Encaixe suas preferências no que é possível oferecer nessa nova ferramenta.
Antes que essa tecnologia não chega no seu negócio, invista na produção de conteúdo interativo nas redes sociais. Aproveite e vá analisando os interesses da sua persona, desenvolvendo sua presença online o máximo possível.
A interação no metaverso tem de ser diferente das formas tradicionais que estamos acostumados. Atualmente nos comunicamos por videochamadas, nele será possível fazer reuniões virtuais com os avatares dos colaboradores, tornando tudo mais dinâmico.
Já que estamos falando de tendências, confira também: OS 10 PRODUTOS QUE MAIS VENDEM NA INTERNET EM 2022
Portanto, não deixe de seguir todas as tendências que abrangem o metaverso. Independente se você o enxerga como distante, a internet também era distante para muitos há alguns anos e hoje é totalmente necessária para todos os segmentos.
Não se deixe levar pelo pensamento de que é algo que será necessário muito investimento. É importante entender como ele funciona e como ele ajudará no crescimento do seu negócio.
A Gucci foi uma das pioneiras e lançou um tênis para ser usado exclusivamente no virtual. O item custa nada menos que 12 dólares e a empresa segue investindo em ações.
A Ambev é uma das empresas brasileiras que também está investindo no metaverso. O negócio anunciou seu processo seletivo 100% online para vagas de estágio. Parte dele será por jogos digitais, no qual os candidatos vão criar seus avatares e customizá-los. E não para por aí, eles poderão interagir com outros colaboradores.
Viu o quanto é um mundo repleto de oportunidades. Basta aproveitar o momento e analisar em que sua empresa pode ser influenciada por ele e se aproveitar disso para a alavancar o seu negócio.
E aí, já pensou no que sua marca pode agregar na vida dos seus clientes através do metaverso? A melhor forma de se preparar é contar com a ajuda de quem entende do assunto. A Multlinks está há mais de 10 anos seguindo as tendências da tecnologia e as aperfeiçoando seguindo o perfil de cada cliente.
Nossos profissionais direcionam o seu negócio com a melhor expertise do mercado. Não fique para trás e faça como milhares de empresas, invista nessa parceria ideal e deixe que seu negócio trilhe o caminho certo do sucesso!
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- Sem categoria
Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na inter...
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...