Editorial
Acessos x conversão - estudo

9 de maio de 2023

Nosso SEO #7 – Acessos X Conversão – Estudo

Vinicius Muniz

por Vinicius Muniz CMO Multlinks

Olá pessoal, bom dia.

Sou eu aqui de novo. E dessa vez vindo para contar um estudo que fizemos desde a última atualização de algoritmo do Google.

Vou colocar de forma simples o que aconteceu nesses dois casos.

Antes, somente vou relembrar que em dezembro de 2022 tivemos uma mudança que impactou muito as posições de milhões de sites nos resultados do Google. Essa mudança (como expliquei em e-mails anteriores) foi focada no “conteúdo útil”, ou seja, nos acessos que realmente importam ao seu site e ao seu nicho.

Muitos se assustaram, pois tiveram quedas de até 60% no volume de acessos, porém, nosso time começou a identificar uma mudança no volume de conversões dos sites. Sendo mais claro, os acessos caíram, mas as conversões aumentaram.

Claro, que quando realizamos esses estudos, nunca se aplica á 100% dos casos, sempre temos nichos que podem ser impactados por outros fatores (econômico, político, social, comportamental) mas, no geral, ou tivemos um aumento significativo, ou mantivemos as conversões em níveis estáticos.
Vamos lá!

Empresa do seguimento de Locação de Equipamentos para Construção Civil.
Dezembro de 2022
Acessos: 72.200
Quantidade de Leads: 1.344

Abril de 2023
Acessos: 60.400
Quantidade de Leads: 3.865

Empresa do seguimento de Locação de Sistemas de Armazenagem.
Dezembro de 2022
Acessos: 10.003
Quantidade de Leads: 752

Abril de 2023
Acessos: 5.200
Quantidade de Leads: 1.275

Dados retirados do GA4 e SemRush

Ou seja, analisando superficialmente esses dados, vemos que os volumes de acesso foram impactados fortemente, porém, os leads foram totalmente para o lado oposto e tivemos um crescimento significativo.

“O Google não da ponto sem nó!”

As vezes nos desesperamos com as mudanças de algoritmo, mas quando temos um trabalho bem feito, essas novidades podem até gerar algum impacto, mas o estudo, a análise, os comparativos, vão sempre nos levar a uma evolução.

SEO é também paciência.

Afinal, você prefere ter 5 MIL acessos e 10 leads, ou MIL acessos e 100 leads?

Até a próxima pessoal!

Compartilhar