Atualização de algoritmo do Google — Junho 2019

google-analytics

O Google anunciou uma atualização de algoritmo, neste caso, o núcleo do buscador — no último domingo (2).

A atualização foi nomeada como “June 2019 Core Update” e está em processamento desde o início desta semana.

O que são e para que servem os algoritmos do Google?

O Google possui um robô chamado Googlebot. Ele é o responsável pela descoberta e coleta das páginas da web. A partir desta coleta, mais de 200 fatores de rankeamento calculam e determinam as posições com diversos algoritmos.

Cada um desses algoritmos é responsável por uma verificação própria, seja de conteúdo, usabilidade, segurança ou spam.

Com que frequência os algoritmos são atualizados?

As atualizações são realizadas frequentemente. Algumas são pequenas e focam apenas em trazer resultados mais relevantes, outras já mudam totalmente os requisitos dos sites para rankearem.

Algumas atualizações ficaram famosas, e mudaram completamente a forma como encontramos os sites. As principais são:

  • Florida (2003): Focada na melhoria de conteúdo, essa atualização removeu cerca de 50% dos sites que estavam indexados. Muitos deles, utilizavam práticas não recomendadas como keyword stuffing.
  • Panda (2011): Responsável pela análise mais criteriosa de conteúdo. A partir dela mais sites realmente começaram a trazer conteúdo relevante.
  • Penguin (2012): Outra mudança focada em conteúdo. O diferencial foi a penalização por spam e uso de técnicas black hat.
  • Hummingbird (2013): Atualização que ampliou a visão do Google ao introduzir a leitura sinônimos e contexto.
  • HTTPS/SSL Update (2014): Essa mudança foi quase uma obrigação para tornar os sites mais seguros. O buscador começou a verificar sites com certificado SSL e adicionou isso como um fator de rankeamento.
  • Mobile Friendly Update: Atualização que iniciou o processo de priorização de páginas responsivas e desenvolvidas para dispositivos móveis.

Resultados da atualização de algoritmo de Junho

Ainda é cedo para falar de impacto em tráfego e posicionamento gerado pela atualização, mas, o Search Engine Land disponibilizou um artigo com o que alguns analistas de SEO têm visto em diversos sites americanos.

O blog da ferramenta Sistrix publicou um post com os resultados de visibilidade da própria ferramenta:

sistrix

Mordy Oberstein, do RankRanger, informou que os segmentos mais afetados foram apostas, finanças e saúde.

Impacto da atualização no Brasil

Nós checamos alguns sites dos segmentos especulados, e a situação é semelhante a levantada por eles. Sites de saúde sofreram uma queda que pode variar entre 8 a 16%.

Visibilidade do Site 1 Após Atualização

Visibilidade do Site 2 Após Atualização

Lembrando que, esta não é a primeira vez que o Google lança alguma atualização focada em Saúde. O buscador já havia realizado uma atualização em Agosto de 2018, apelidada de “Medic Core Update”.

Além disso, cada dia temos notado mais ferramentas e snippets para o segmento.
Ao pesquisarmos por “Dor no pescoço”, temos a posição 0 e a lateral direita com sintomas, tratamentos e dicas.

dor-no-pescoco

O que fazer?

Como ainda não há nada muito concreto sobre a atualização, o recomendável agora é monitorar o posicionamento do site com ferramentas como o Datamult.

Após a detecção de perda de posições, o analista de SEO responsável informará quais palavras precisam recuperar e qual será a estratégia para tal feito.

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