Como Cadastrar a empresa no Google e gerar visibilidade ao seu Negócio
Para cadastrar a empresa no Google, você pode utilizar as ferramentas que estão disponíveis na internet e que contribuem para destacar o seu negócio.
Neste artigo, você vai aprender a importância de um cadastro correto no Google Meu Negócio e Google Maps, bem como é importante receber boas avaliações.
Como cadastrar minha empresa no Google
Pequenos, médios e grandes empresários podem ter dúvidas sobre como aparecer no Google e colocar suas empresas no buscador que revolucionou o modo como utilizamos a internet.
Para que a sua empresa apareça nos resultados de buscas do Google, você precisa entender melhor como eles funcionam e adaptar o seu produto/serviço para que seja a melhor resposta.
Entenda os mecanismos do Google
O Google funciona por meio de palavras-chave que definem o que o usuário receberá como resultado. Basicamente, a internet tornou-se a solução para sanar dúvidas, encontrar produtos, serviços, eventos, entre outros.
Atualmente, criamos o hábito de fazer pesquisas online para tudo, e é nesse tudo que o Google entra para oferecer a solução buscada. Como cada pesquisa pode representar um tipo de resposta, a empresa investe na experiência do usuário, pois não há nada mais irritante que refazer uma busca na internet por não ter encontrado a resposta mais adequada.
Exemplos de buscas
Para ficar mais fácil de entender, veja os exemplos abaixo com a palavra Relógio.
Quando o usuário digitar “comprar relógio masculino”, o Google mostra algumas sugestões de imagens e links de lojas. Abaixo vem os anúncios pagos, resultados do Google Meu Negócio e resultados de sites com SEO. Por fim, aparecem outros anúncios pagos e outras palavras-chave relacionadas.
Agora, veja como o comportamento dos mecanismos de busca muda ao alteramos o termo para “consertar relógio”
O Google os robôs do Google já identificam que, nesse caso, o usuário ou deseja ver como fazer esse conserto, por isso oferece vídeos com o passo a passo, ou está em busca de um profissional para fazer o conserto (e indica os locais mais próximos).
E como último exemplo, colocamos na busca “como limpar um relógio”. A resposta do Google vem com opções em vídeo e artigos com dicas.
Cadastrar a empresa no Google Meu Negócio
O cadastramento da sua empresa no Google Meu Negócio é feito gratuitamente e proporciona uma série de benefícios que inclui o aumento de visibilidade do seu empreendimento.
O Google Meu Negócio permite o cadastramento do nome da sua empresa, contatos, endereço, site e promove interatividade com os usuários.
O grande intuito é o de mostrar a sua empresa aos potenciais clientes que buscam por termos relacionados, conforme exemplificamos acima.
Esses resultados só foram possíveis porque as empresas fizeram o cadastro corretamente. Nós vamos te ensinar a como fazer o seu também.
Como cadastrar a empresa no Google Meu Negócio
Para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é necessário ter uma conta do Google (Gmail) e utilizá-la para o login e senha.
Em seguida, clique em ‘começar agora” para preencher as informações necessárias como:
- Nome da empresa;
- Endereço;
- Área de entrega;
- Categoria do Negócio;
- Telefone;
- Site.
Além de ter sua empresa divulgada, a ferramenta possibilita realizar postagens periódicas e a ter insights (novas ideias) com base em dados coletados sobre o acesso ao Negócio.
Peça a verificação da sua empresa
A verificação da empresa acontece depois do preenchimento de todas as informações que você inseriu, conforme orientamos no tópico acima.
Na última etapa, aparece um botão com o pedido de envio do cartão-postal com o código de verificação. Esse cartão será encaminhado dentro de alguns dias para o endereço inserido como sendo o de sua empresa.
Depois de receber o cartão-postal, é necessário ativar a senha por meio do login e senha do seu Google Meu Negócio.
Essa medida previne golpes com o uso indevido de sua empresa, bem como gera mais confiança aos seus clientes.
Fotos reais do seu Negócio
Insira fotos com alta qualidade para demonstrar o profissionalismo da sua empresa. Elas precisam ser reais, e não de banco de imagens, pois as pessoas desejam ver como é a sua empresa. Além disso, humaniza sua atividade e aproxima a sua marca dos potenciais clientes.
Insights do Google Meu Negócio
Se você quer se cadastrar no Google Meu Negócio não pode deixar de usufruir dos dados que a aba Insights proporciona, pois são fundamentais para que você possa planejar ações de vendas, entender e conhecer melhor o seu público.
Veja o que essa aba proporciona.
Ações de clientes
Em Ações de Clientes, você confere as visualizações, quais chamadas foram feitas a partir do contato disponível no Meu Negócio e a ficha cadastral.
Origem das pessoas
Aqui estão informações que valem a pena você saber, pois servem desde comércios locais quanto nacionais. Nessa parte, você pode segmentar o seu cliente e promover ações mais direcionadas.
Visualização de Fotos
Também é possível você inserir fotos e ver quais têm mais interações e comparar com empresas semelhantes. Essa ferramenta ajuda a montar campanhas, divulgar produtos, serviços etc.
Atualize todas as suas informações
Um fator muito importante é o de manter as informações sempre atualizadas, pois seu cliente precisa saber exatamente o horário que pode comparecer em seu estabelecimento, inclusive em feriados, e em qual endereço você está (não esqueça de atualizar em caso de mudança de endereço).
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Cadastrar empresa no Google Maps
Outro modo de cadastrar sua empresa no Google é por meio do Google Maps. Você já reparou que quando você faz uma busca no Maps, na rua do endereço pesquisado aparecem algumas empresas? Elas estão ali porque alguém cadastrou, e você não só pode como deve cadastrar a sua empresa também.
E o que você ganha com isso? Aumento de visibilidade para que mais pessoas saibam que a sua empresa existe e pode ser útil àquela pessoa.
Veja como fazer o cadastro.
Como colocar o endereço no Google Maps
O primeiro passo é você realizar o login da sua conta Google.
Depois, clique nos três traços orientais que aparecem do lado esquerdo da sua tela.
Role o mouse até encontrar a opção “Adicionar local inexistente (ausente).
Abrirá uma tela com o marcador de localização em qualquer lugar. Clique nele e o arraste até a rua da sua empresa.
Do lado esquerdo, preencha as informações sobre nome da empresa, categoria, telefone, site e horário.
Depois disso, é só enviar, que seu endereço será gravado no mapa.
Essa ação permite que usuários do Local Guide (um programa de pontuações e recompensas do Google) possam avaliar seu estabelecimento, enviar fotos que fizeram de seus produtos/serviços espontaneamente.
Leia também: Ferramentas do Google que são úteis aos seu negócio
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