SEO – Como funciona o trabalho de SEO no site?

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A partir do momento em que você tem sua empresa é um fato que o caminho para o sucesso não é tão fácil assim, são diversos concorrentes principalmente quando nossa empresa entra no meio digital. E considerando que dentro da internet o número de concorrentes pode triplicar, é necessário utilizar diferentes técnicas para que sua empresa consiga seu lugar ao sol. Uma dessas técnicas é o SEO On Page.

O SEO vem se tornando cada vez mais um pilar essencial para empresas que buscam trazer bons resultados nos índices de acessos e na taxa de conversões de leads. Se você já está familiarizado com o marketing digital, sabe que o SEO é um conjunto de ações com a intenção de trazer maior número de cliques para sites, blogs e páginas na web, gerando um melhor rankeamento orgânico e por consequência maior visualização da sua empresa nos buscadores.

E o SEO on page consiste exatamente nesse conjunto de ações aplicadas dentro de um site/blog/landing page com a intenção de otimizar cada uma dessas páginas e dominar os mecanismos de buscas. Utilizando as técnicas da forma correta e com um bom planejamento é pouco provável que sua empresa passe despercebido no mundo online.

Como funciona o trabalho de SEO no site?

Em outras palavras, o SEO on page tem como principal função otimizar o conteúdo inserido dentro do site/blog/landing page de forma que o sistema dos buscadores possa identificar esse conteúdo como relevante para a pesquisa da palavra-chave do momento e colocar esse mesmo conteúdo entre os primeiros lugares do SERP.

A intenção aqui não é padronizar um conteúdo, mas sim criar algo que seja original e esclarecedor para o cliente que estará lendo. O Google preza muito por um conteúdo que tenha ambas essas características, pois para o sistema o melhor conteúdo é aquele que melhor agradar quem acessou.

SEO - Como Funciona

SEO – Como Funciona

E por ser uma estratégia de marketing orgânico envolve um gasto menor que os links patrocinados, mas é claro que vale lembrar que utilizar ambas as técnicas no mesmo site pode ser uma boa jogada para seu negócio. Outro reforço que é válido ser feito não é uma obrigatoriedade de utilizar ambas as técnicas! Na verdade, o seu negócio precisa daquilo que melhor trará resultados positivos, seja o SEO ou um Google Ads.

Como começamos a explicar, o foco do SEO on page é otimização do conteúdo! Essa otimização se dá de diferentes formas, uma interligada com a outra para assim criar uma gama de informações que vão trazer relevância para esse conteúdo e por consequência um melhor rankeamento. E a junção destes dois pontos leva a autoridade da sua empresa naquele ramo e uma possibilidade clara de crescimento de rendimento.

E antes de entrarmos em alguns detalhes mais técnicos já é preciso estabelecer um padrão interessante que o Google utiliza para quantificar a qualidade do conteúdo, o tamanho do conteúdo.

Pesquisas apontam que quanto maior o conteúdo de uma publicação de blog, até mesmo de um site, maior são os resultados positivos para aquela empresa, principalmente se o extenso conteúdo consegue responder todas as questões que o cliente possa ter daquele assunto de forma clara e aprofundada.

E um bom conteúdo, com uma boa estrutura, coeso e original, consegue sim segurar o cliente por mais tempo dentro do site, melhorando assim a taxa de permanência.

O uso de palavras-chaves

O primeiro passo para tudo está sempre no uso das palavras-chaves, pois é assim que o seu possível cliente pesquisa – usando termos que podem ser genéricos ou mais específicos – e é dessa forma que o sistema do Google por exemplo consegue identificar o conteúdo com a melhor informação.

Use, porém não abuse das palavras-chaves, coloque as nos títulos, também chamados de title tags, de preferência da esquerda para direita pois é esse direção natural da leitura. Se for interessante para a criação do seu conteúdo e você perceber que vai ajudar no seu rankeamento, utilize as palavras-chaves com outras palavras-chaves long tail.

Não esqueça de inserir a palavra-chave foco daquele conteúdo dentro das primeiras 100 palavras, nas URLs, nos títulos principais (H1) e se for necessário também utilize nos demais títulos (H2, H3…).

Porém um lembre importantíssimo o uso em excesso é considerada uma prática passível de punição pelo Google, chamada de black hat. Então utilize com sabedoria, saiba distribuir as palavras-chaves no decorrer do texto com leveza e clareza, não somente jogue dentro do conteúdo e se dê por satisfeito.

Trabalhe ao longo para que tudo que for inserido naquela publicação/afins seja algo conciso e com intenção clara de informar o cliente. Se couber no tipo de conteúdo que você cria para seu site utilize técnicas de copywriting.

Meta description e URLs

Se você quer que o SEO faça diferença dentro da sua página do site, todos os detalhes importam! Como por exemplo sua URL, pense em todos os sites que você já visitou em algum momento da sua vida. Pensou? Agora pense na URL destes sites, quais te agradam mais, os que tinham o título por exemplo da página que você visitou na url ou aqueles que tinham caracteres aleatórios?

Vamos pensar mais fundo ainda, entre essas opções quais sites te passavam maior confiança quando compartilhavam o link com você? Quais desses sites diante das opções mencionadas eram fáceis de lembrar e até repassar? Utilizar as palavras-chaves em foco do conteúdo na URL é uma prática necessária!

Outro ponto que extra oficialmente faz bastante diferença para seu rankeamento é a meta description (meta descrição) aquele pequeno texto que fica abaixo do título do link. Uma boa meta descrita deve conter a palavra-chave e uma pequena prévia, quase uma chamada, sobre o assunto que a página contém.

Essa descrição ajuda muito o seu futuro cliente a identificar aquilo que ele realmente é e se seu conteúdo é apropriado para suprir a dúvida/necessidade.

Link building

Fazer a interligação com links e criar uma rede intrincada entre eles dentro de uma publicação é uma boa pedida para o SEO on Page. Os links podem ser inseridos com dois propósitos:

  • Link interno – são aqueles voltados para criar um caminho para seu cliente navegar dentro do seu domínio, você está falando por exemplo de pneus para caminhões, dentro do seu site você tem uma aba voltada só para isso. Dentro da sua publicação você pode utilizar alguma palavra relacionada e fazer a linkagem com esse produto. Assim seu cliente estará navegando em diferentes abas sem sair do domínio do seu site.
  • Link externo – já os externos, como o próprio nome sugere, são links em que você direciona o seu cliente para outro site que já tenha certa relevância online.

O conteúdo audiovisual deve otimizado também

O uso de um conteúdo audiovisual para complementar um conteúdo escrito é amplamente encorajado, e por isso também não devemos esquecer de otimizar esse conteúdo também. Como por exemplo utilizar a palavra-chave tema no nome da imagem ou utilizar também no texto alternativo.

Esse texto alternativo é bem importante para o Google, pois com ele podemos associar aquela imagem no banco do Google Imagem e ainda serve como um bom apoio para transformar o conteúdo mais acessível para os deficientes visuais.

Inclusive os vídeos também devem ser utilizados no mesmo conceito, palavra-chave no título e nas descrições.

Otimização do site

Não adianta nada utilizar todas essas técnicas se o seu site em si não tem uma boa resposta. Para o SEO on page é muito importante que o site tenha a capacidade de aguentar todas essas técnicas sem perder nada em qualidade.

Por isso é essencial que seu site tenha um design responsivo, ou seja, que tanto para o mobile quanto para o desktop o design do seu site tenha uma alta qualidade e se adapte para os dois formatos sem perder nada em resposta ou velocidade.

Outro ponto obviamente importante é a rapidez do site. Nada pior que tentar acessar uma página e ela demorar muitos minutos para abrir, ou dar um erro e você precisar recarregar a página. Ainda mais se seu site for um e-commerce, onde a velocidade está ligada inteiramente com a taxa de conversão.

Pensando nisso, não deixe de usar os recursos existentes, como plugins, compressores de imagens entre outras formas para melhorar a velocidade do seu site.

Outro fator que conta bastante para um site ter uma ótima resposta no SEO é a capacidade de rastreamento desta página, você pode utilizar um Sitema.xml, pois ele ajuda os web crawlers a reconhecer todas as páginas do seu site.

Algo que também fará muita diferença, principalmente para os e-commerces é a segurança do seu site, por isso saiba que é essencial que você adquira um certificado de HTTPS, pois ele garante a segurança e melhora a confiança dos seus clientes para com seu site!

A verdade é que o SEO on page parece um processo fácil de se aplicar, porém para quem não tem experiência no assunto pode não ser tão fácil assim colocar em prática todas essas técnicas e necessidades, por isso se você está buscando um resultado realmente positivo com o tempo e de qualidade, confie em uma empresa especializada no assunto!

A Multlinks é especialista em SEO!

Agora que já conhecemos mais sobre como funciona o SEO em um site e sua importância para posicionar o seu site nos buscadores vale a pena lembrar que você pode até criar seu próprio conteúdo com base nas técnicas de SEO para seu site, mas só o olhar de um profissional especializado sabe com todas as técnicas e planejar o melhor caminho para sua empresa.

A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.

Contamos com profissionais especialistas em SEO e todas as ferramentas oferecidas para serem utilizadas em sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.


E nessa jornada a Multlinks se orgulha de estar sempre ao seu lado como a parceira ideal para que seu negócio trilhe o caminho do sucesso!

Quer melhorar os resultados de suas vendas? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!

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Nos vemos no próximo artigo.

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