Como investir em SEO de vídeos

como-investir-em-seo-de-videos

Investir em técnicas SEO de vídeos nunca foi tão importante. Com uma quantidade enorme de produtores de conteúdo subindo milhares de vídeos diariamente, se posicionar em plataformas como youtube se tornou algo desafiador.
Nesse sentido existem técnicas que otimizam o conteúdo e podem colocar os vídeos no topo das pesquisas dos buscadores. São ferramentas importantes para pessoas que trabalham com o marketing digital.
Não é novidade para ninguém que a maioria dos usuários da internet preferem assistir vídeos do que ler, ainda que sejam sobre o mesmo assunto. O vídeo para as pessoas sempre foi mais interessante desde o surgimento da televisão.
Dessa forma, quando surgiu a internet com a evolução das tecnologias, as pessoas preferem de fato buscar sobre diversos assuntos através de vídeos. Isso porque eles aproximam mais o usuário, principalmente quando se trata da avaliação de produtos ou tutoriais.
Nesse caso, as estratégias seo servem para posicionar melhor os vídeos nos buscadores. São técnicas que vão desde o texto escrito das legendas até as tumbnails utilizados como a imagem inicial dos vídeos.
Ou seja, as técnicas seo não apenas auxiliam produtores em blogs e sites, mas ajudam a ranquear os vídeos e impulsiona qualquer segmento que utilize do audiovisual.  Essas técnicas auxiliam robôs e algoritmos para a melhor experiência do usuário.
Sendo assim a melhor maneira de se posicionar nos sites de maneira orgânica. Os vídeos são essenciais para a retenção do usuário nos portais. O leitor tende a ficar muito mais tempo em portais quando são inseridos vídeos e textos na matéria.

Estratégia SEO em Vídeos

Tags e Palavras-chaves

As tags e as palavras-chaves servem para ajudar o usuário a encontrar o assunto desejado. O produtor de conteúdo deve estar atento sobre as tendências das palavras-chaves em alta no Youtube.
Existem plataformas que auxiliam bastante os produtores e verificam quais são as tags e palavras-chaves mais utilizadas do momento. Além disso, uma pesquisa com a concorrência pode ajudar a saber mais sobre o que as pessoas e o seu nicho está procurando. Plataformas como Sem Rush, Google Trends, Question B entre outras.
Da mesma forma, as palavras-chaves são utilizadas para encontrar o conteúdo de uma maneira mais precisa. A utilização delas nos títulos e nas primeiras frases do vídeo são fundamentais para um ótimo posicionamento.

Descrição

A descrição dos vídeos do youtube devem ser interessantes e precisos são ótimas técnicas seo. Contendo as palavras-chaves, um breve resumo sobre o que a pessoa vai ver e links de direcionamento que ajudam não apenas a ranquear o conteúdo, mas a direcionar mais pessoas a sites e blogs.
Por muitas vezes a descrição dos vídeos é deixada de lado, mas isso é um grande erro quando se fala em técnica seo. Muitas pessoas leem a descrição enquanto o vídeo está sendo reproduzido, uma descrição interessante ajuda na retenção do usuário.

Apresentação do conteúdo

Nesse sentido, o que mais importa para a experiência do usuário do Youtube é o conteúdo. Sem um conteúdo objetivo a retenção fica cada vez mais escassa. Quando se produz um vídeo sobre determinado assunto, ele deve ser explanado da maneira mais precisa e interessante.
Além disso, o vídeo não pode ser muito curto ou muito longo visando a retenção do conteúdo. O ideal é que tenha no mínimo 5 minutos e mais do que 10 minutos. A frequência dos vídeos é importante para o ranqueamento também, mas não esquecendo da qualidade do que é produzido.
Por último para uma apresentação do conteúdo com essas técnicas de otimização. A imagem inicial  que é a apresentação do vídeo, a tumbnail, precisa ser bem elaborada. Uma tumbnail bem feita influencia bastante quando o usuário precisa escolher entre um vídeo ou outro.

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!