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Como selecionar palavras-chave para sua campanha no Google Adwords?
3 de agosto de 2016
O modo como as pessoas buscam na página de pesquisa do Google está cada vez mais específico, com o aumento dos acessos pelo celular, a interação das pessoas com a plataforma tem se tornado mais frequente e a exigência pela exibição de resultados aprimorados, sem dúvidas se torna maior. A escolha das palavras-chave que irão acionar os seus anúncios está consideravelmente relacionada a esse novo perfil de usuário, por isso, é necessário que a qualidade dos anúncios e o conteúdo exclusivo e chamativo, sejam o foco de uma campanha no Google Adwords.
Antes de selecionar as palavras-chave para a sua campanha nos links patrocinados, é necessário que você conheça o seu público-alvo. Existem algumas ferramentas que podem auxiliar a identificar o comportamento dos usuários no seu site, através do acompanhamento dos resultados no Google Analytics e no Search Console, por exemplo. Em alguns ramos de negócios, para atingir o público-alvo é necessário segmentar a pesquisa, através de palavras-chave com variações, compostas por termos mais longos, que segmentam ainda mais a pesquisa dessas pessoas, esses termos são conhecidos dentro do Marketing Digital por Long Tail.
O foco de uma campanha no Google Adwords é aumentar o tráfego e consequentemente atingir um objetivo de marketing, que normalmente está relacionado à gerar vendas ou solicitações de serviço. O que muitas pessoas não levam em consideração, é que muitos cliques não significam que a campanha apresenta um bom resultado, o uso de palavras-chave específicas podem ajudar a eliminar pessoas que não fazem parte do grupo de potenciais clientes, e que podem acessar o seu anúncio, quando a campanha utiliza termos amplos.
Entenda na prática a escolha das palavras-chave
Carlos é dono de um restaurante na região do Itaim Bibi em São Paulo, chamado Viva La Vaca, e quer aumentar o número de visitas ao seu negócio, seu objetivo é atingir pessoas que estão próximas a região no horário do almoço, mas não conhecem o restaurante. Quais palavras-chave ele deveria adicionar em sua Campanha no Google Adwords?
- Opção A: Optar por uma lista de palavras-chave relacionadas apenas ao ramo do seu negócio de forma ampla, com segmentação apenas por Estado.
- Restaurante SP
- Restaurante
- Restaurantes em SP
- Restaurantes
- Opção B: Optar por uma lista de palavras-chave mais específicas, que segmentam a região de localização do seu restaurante e o tipo de serviço indicado para o horário da busca.
- Restaurante para almoçar no Itaim
- Restaurante no Itaim em SP
- Onde almoçar no bairro do Itaim em SP
- Onde almoçar no Itaim
Para situações como essa, o ideal é que você opte pela opção B, levando em consideração o objetivo inicial de investimento do Viva La Vaca no Google, a palavra-chave “restaurantes” por exemplo, poderia acionar seu anúncio para inúmeras pessoas em qualquer região em qualquer hora do dia (baseada em uma campanha sem configurações avançadas), o que não resultaria no aumento de acessos de pessoas que estão próximas ao estabelecimento. A dica é utilizar a ferramenta planejador de palavras-chave para identificar mais termos que poderiam potencializar a exibição do seu anúncio, para o público-alvo.