TikTok: conheça a rede social que é sensação no mundo todo
Se você ainda não ouviu falar sobre o TikTok, provavelmente a expressão “sensação no mundo todo” soa meio exagerada, correto? E se a gente te contasse que essa nova rede social apresenta números maiores de download que o do Instagram e se aproxima dos downloads do Facebook? Isso mesmo! O TikTok está se tornando uma febre mundial.
Essencialmente, a rede social aposta no humor para conquistar o público. Por isso, diferentes empresas enxergaram uma oportunidade interessante para potencializar sua marca dentro do mercado e se aproximar do seu público.
Mas no final, como usar o TikTok para o Marketing Digital? Vamos lá, porque nesse artigo abordaremos justamente como utilizar essa novidade!
O que é o TikTok?
Em síntese, o TikTok é uma plataforma focada na produção de pequenos vídeos, de no máximo 15 segundos. Além disso, o usuário consegue editá-lo de variadas formas: acrescentando efeitos e até mesmo trilha sonora. Desenvolvido na China, pela ByteDance, o TikTok surgiu da união com o antigo Music.ly. Essa transação, realizada em agosto de 2018, girou em torno de R$ 3,8 bilhões.
A jogada de mestre foi justamente possibilitar uma experiência bacana com vídeos e áudio simultaneamente, de maneira fácil e prática.
TikTok: como funciona a rede social?
Do mesmo modo que o Instagram, por exemplo, o TikTok utiliza um algoritmo para indicar vídeos aos usuários, baseando-se no que eles costumam assistir e publicar. Como milhões de vídeos são publicados ao redor do mundo, há opções para todos os gostos.
No aplicativo, os usuários podem criar vídeos de 15 segundos que repetem como um GIF, sendo possível personalizá-lo com efeitos e músicas disponíveis na biblioteca do app. Você também pode cortá-lo, duplicá-lo, juntar vídeos, mudar velocidade, adicionar temporizador, cortar sons, aumentar e diminuir volume. Ou seja: a criatividade não tem limite!
É importante destacar: o TikTok é atualizado constantemente com novidades na biblioteca de efeitos e músicas.
Saiba mais sobre as influências das redes sociais: Redes Sociais e suas influências
É possível trabalhar Marketing Digital com o TikTok?
Essa é a parte mais importante do artigo, então preste bastante atenção.
Sem dúvidas, qualquer canal de comunicação com números altos como o TikTok deve ser olhado atentamente pelas empresas.
O principal consumidor do TikTok são jovens, justamente por se tratar de uma rede social simples, divertida e interativa. Por isso, se uma marca deseja investir nessa área, precisa tomar muito cuidado para se posicionar assertivamente.
Entenda mais sobre redes sociais e Marketing Digital: REDES SOCIAIS E NOVO CONSUMIDOR
Público-alvo
Verifique se há compatibilidade entre a faixa etária do seu público-alvo com o da rede social. Se os seus consumidores têm entre 16 a 24 anos, os resultados podem ser bem interessantes. Porém, caso sua empresa seja mais formal e com um público mais velho e sério, o investimento na plataforma pode não trazer os resultados esperados.
Se a sua empresa tem um público diversificado, misturando entre mais jovens e mais velhos, você pode criar estratégias mais direcionadas dentro do TikTok. Lembre-se: a idade não é um limitador. É possível criar uma peça divertida e conquistar pessoas mais experientes. Assim como um jovem pode se interessar por conteúdos mais educativos e sérios.
Essas foram nossas dicas para você usar melhor o TikTok! O que achou? A sua empresa vai investir nessa nova opção de comunicação?
Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de acompanhar nosso blog, postamos, mensalmente, dicas para quem busca entender um pouco mais sobre marketing digital e como utilizar melhor as redes sociais.
Até a próxima!
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...
- Sem categoria
Como o SEO local pode ajudar pequenas empresas a se destacarem na busca do Google?
Como o SEO local pode ajudar pequenas empresas a se destacarem na busc...