Alguns dos processos envolvidos na criação de site profissional
A criação de site profissional contribui para demonstrar a qualidade dos seus produtos e serviços. É o seu endereço online, que merece toda atenção.
O Brasil é o quarto colocado entre os países com acesso à internet em 2017, com cerca de 120 milhões de pessoas utilizando do recurso, de acordo com pesquisa divulgada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Diante desses parâmetros surge uma exigência para as empresas, a de criar um site profissional.
Criação de site profissional em WordPress
Outra ferramenta do WordPress são os plugins, recursos usados para modificar e melhorar as funcionalidades dos sites criados, de acordo com as exigências do projeto.
Use somente os que são essenciais para o site, já que o uso desenfreado pode diminuir consideravelmente a velocidade.
WordPress e SEO
A plataforma do WordPress também é compatível para as aplicações de técnicas SEO, tendo disponível um plugin muito usado para ajudar a análise: WordPress SEO by Yoast, além de serem facilmente adaptáveis para suas versões de site responsivo mobile.
Outra característica que coloca o WordPress a frente de muitos criadores de site é a existência de um painel. Com ele, o cliente tem acesso às informações mais básicas do site, facilitando a manutenção.
Para os e-commerces, o cliente pode acrescentar, retirar ou até substituir produtos sem muitas dificuldades.
Layout personalizado
Se você já entrou em um site com cores não harmoniosas, menus confusos ou imagens que não se relacionam com o conteúdo, consegue dizer quantas vezes, de fato, você voltou nesse mesmo site?
A primeira impressão é a que fica! O site sendo o cartão de visitas de uma empresa não poderia ficar de fora dessa máxima. Se esse cartão não é capaz de atrair um cliente, então alguma coisa deu errado durante o processo.
Definir o layout ideal é uma etapa de extrema importância para um projeto de criação de site profissional, nele deve conter de forma clara a identidade visual da empresa para que o cliente identifique facilmente a representação.
Para um layout personalizado é preciso ter em mente sempre:
- O posicionamento de botões;
- Organização do menu;
- Banners com chamadas mais diretas e impactantes;
- Buscador do site em fácil visualização;
- Cores harmoniosas;
- Imagens em boa resolução.
O layout personalizado transmite uma sensação de exclusividade e credibilidade, o que atrai mais clientes para seu site.
SEO
SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites é um conjunto de técnicas aplicadas no conteúdo de um site para que esse apareça nas posições mais favoráveis dos buscadores, e com isso aumente os acessos orgânicos.
Ao idealizar um site com SEO, o desenvolvedor criar um layout que seja compatível com as técnicas, e como já foi mencionado acima, o WordPress fornece em sua biblioteca um plugin ideal para sites com técnicas SEO.
Técnicas de SEO
Ao aplicar as técnicas SEO de forma correta para o conteúdo do site é possível ir aos poucos percebendo que, conforme o posicionamento com palavras-chave melhora, o número de acessos no site cresce proporcionalmente.
Uma das exigências em SEO que mudou a forma de um site é o crescimento de acessos via smartphones. Uma empresa que investe em um site compatível para desktop tende a criar sua versão em Site Mobile.
Leia mais sobre outras técnicas e sua importância no ranking SEO:
Análise de ranking SEO: fatores determinantes para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas
Site responsivo
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2017, o número de smartphones em uso poderá alcançar cerca de 236 milhões até 2019, se igualando ao número de habitantes.
Os smartphones são os principais responsáveis do crescimento do uso de internet no Brasil. É diante dessa realidade que as empresas precisam se adaptar.
Os sites responsivos funcionam de forma simples de compreender. São versões flexíveis e inteligentes que se adaptam de acordo com o dispositivo em que o site for aberto, quando acessado via smartphone o site recebe a informação e adapta sua visualização para o espaço que é disponível.
O usuário procura cada vez experiências únicas no mundo digital e sempre com a maior velocidade possível sem um gasto enorme de dados do 3G/4G.
Um site lento e não adaptado para a tela de um celular dificulta a navegação e, consequentemente, o usuário procura outro.
Ao entrar e sair sem interações, o Google avalia que a experiência do usuário foi negativa e um site pode perder posições nas buscas orgânicas.
É importante ter em mente que o UX (user experience ou experiência do usuário) é um ponto muito significativo na relação entre o usuário e a empresa, é baseado nessa relação que as melhorias em SEO ocorrem.
Adaptar um e-commerce para um site responsivo pode aumentar em até 70% nas vendas.
A importância do blog para seu site
Por mais que não parece ter um blog faz uma grande diferença nos números de acesso de seu site por diversos motivos.
Nos tópicos abaixo, explicamos alguns deles.
Demonstrar domínio sobre o que é anunciado
É uma tendência do usuário conversar com o buscador esperando encontrar uma resposta direta, muitas vezes ele utiliza alguns termos como:
- Vale a pena comprar produto x.
- Produto x é bom?
- Vantagens e desvantagens do serviço y.
Uma descrição dificilmente contempla esse tipo de informação extra, diferente de uma postagem em blog, onde o espaço disponível é diversas vezes maior.
Em um post que o serviço ou produto pode ser minuciosamente explicado e com palavras-chave corretas aparecer na primeira página de resultados é uma consequência.
Se o conteúdo do seu blog é rico em informações o usuário dará preferência para seu site.
Ideal para SEO
Palavra-chave e link building são técnicas de SEO que mais se adaptam a postagens em blog. Um post com conteúdo sólido e com as palavras-chaves mais buscadas é, certamente, um grande atrativo não só para o usuário, mas também para outros sites que podem usar seu post para backlink.
Interativo, dinâmico e permanente
O site é dividido em dois eixos:
- Páginas de produtos, serviços oferecidos;
- Blog.
O site é um conteúdo fixo, já o blog possibilita uma flexibilidade no conteúdo exibido e atualizações.
Publicações no blog
Postagens mensais ou semanais o mantém interessante e ativo, consequentemente muito mais visitado.
Além do número de acessos, uma boa forma de saber sobre a efetividade das postagens é a área para comentários, um recurso presente em blogs que facilita a interação entre empresa e cliente.
Um conteúdo de referência ganha pontos positivos no ranking.
O trabalho de um profissional gera melhores resultados
Ter conhecimento das técnicas, porém não saber aplicá-las da forma correta não trará os resultados que você espera alcançar. Contratar uma empresa especializada em criação de site profissional e técnicas SEO é uma necessidade.
Com 10 anos no mercado, a Multlinks é mais que uma agência de criação de sites profissionais, nossa equipe está sempre buscando novas fórmulas para o sucesso do seu negócio, mantendo-se atualizada com técnicas inovadoras, sempre focando nos resultados positivos que as ações podem trazer.
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