5 Dicas sobre como publicar artigos no LinkedIn
Não há dúvidas de que o LinkedIn se consolidou com uma das redes sociais mais importantes dos últimos anos. No Brasil, por exemplo, mais de 40 milhões de pessoas investem na rede seja para fazer networking, buscar novas oportunidades ou divulgar o seu trabalho. Diante de um mercado profissional cada vez mais acirrado, quem utiliza bem os recursos do LinkedIn pode se destacar em relação aos seus concorrentes. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre a função de publicações na rede social. Então, se quer saber como publicar artigos no LinkedIn, não deixe de ler o texto inteiro!
Separamos 5 excelentes dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira!
O que escrever no LinkedIn?
Uma dúvida muito comum na hora de escrever, ainda mais o primeiro artigo, é: sobre o que falar? Rodrigo Brancatelli, editor sênior da rede social, destaca que o melhor tema é aquele que você tem conhecimento empírico. Ou seja, algo que realmente fez parte da sua experiência profissional. Exemplos: o que está mudando no seu mercado? Quais são as novas competências que surgiram para a sua profissão? O que está em pauta dentro da sua área de atuação?
É fundamental que você tenha um conhecimento bacana sobre o assunto.
Caso sinta-se inseguro para desdobrar o seu ramo, é possível abordar também a sua própria carreira: como você atingiu a sua posição atual? Quais foram os desafios? Como os superou?
Feita essa introdução, vamos para as 5 dicas sobre como publicar artigos no LinkedIn?
1. Entenda o seu público-alvo
Toda vez que nos propomos a escrever, temos que levar em consideração esse importante detalhe: quem você quer atingir? No LinkedIn, existe um fator ainda mais delicado: trata-se de sua marca profissional; então, lembre-se: tudo que você escrever ficará lá guardado para qualquer pessoa que, por ventura, acessar o seu perfil.
Dessa forma, é fundamental ser assertivo em seu conteúdo: o que chama a atenção do seu público? Trabalhe esses elementos e faça um texto envolvente e empolgante para prender o seu leitor.
Incluir fotos e vídeos nas publicações também é uma ótima forma de tornar seu texto mais agradável. E, sempre que possível, aborde visões e assuntos que fujam da mesmice.
VEJA MAIS: O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO ONLINE?
2. Cuidado com o título
O título é o cartão de entrada do seu texto. Diante dele, a pessoa decide se lerá o restante do conteúdo ou não. Por isso, capriche bem. Se conseguir, sintetize a ideia principal do conteúdo em seu nome. Além disso, use elementos para chamar atenção, como listas, dicas, etc.
3. Invista em elementos visuais e em dados
Com o seu público-alvo definido, vem a segunda parte: o que vai compor e ajudar a sustentar o seu texto? Primeiro, pesquise bastante e encontre dados que reforcem a sua ideia (quando escrever sobre o seu mercado de trabalho, por exemplo). Estatísticas são fundamentais para aumentar a credibilidade do seu artigo.
Depois disso, selecione boas imagens para serem posicionadas, estrategicamente, no decorrer da leitura. Isso é essencial para melhorar a experiência e até mesmo prender a atenção do seu leitor.
4. Crie uma rotina de publicação
Para aumentar o seu alcance, você precisa publicar frequentemente. Portanto, não adianta compartilhar textos de vez em quando e apenas torcer para eles atinjam bons resultados. A dica aqui é publicar uma vez por mês. Então, marque na sua agenda datas fixas para publicações e as siga firmemente.
5. Não tenha vergonha de compartilhar
A timidez é uma característica presente em praticamente todo mundo, em maior e menor escala. No entanto, quando o assunto é publicar artigos no LinkedIn, deixe-a de lado. Isso mesmo! Finalizou o texto e colocou fotos bem bacanas, não hesite em compartilhar nas suas redes sociais.
Uma estratégia ainda mais arrojada é procurar o público-alvo de seu texto nas suas conexões e compartilhar diretamente com eles. Envie uma mensagem personalizada para essas pessoas, apresentando o seu conteúdo. Mas lembre-se: sempre inicie a mensagem com o nome da pessoa, ok?
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Por que é importante saber como publicar artigos no LinkedIn?
Ok, depois dessas cinco dicas, você pode se perguntar: mas por que é interessante publicar artigos no LinkedIn? A resposta é simples: primeiro, há uma necessidade (e por tabela, um público) por novos conteúdos que realmente tragam uma discussão bacana sobre o mercado profissional que vivenciamos – especialmente conselhos, compartilhamento de experiência, entre outros. E segundo, ao escrever um texto interessante e relevante para a sua área profissional, você ganha visibilidade e começar a criar uma identidade dentro do LinkedIn. Além disso, te permite mostrar um pouco mais sobre quem você é profissionalmente, enriquecendo o seu currículo.
Vale destacar que todos os textos publicados são fixados no seu perfil na rede social e ficam à disposição para quem visitá-lo.
O que achou das nossas dicas sobre como publicar artigos no LinkedIn? Está preparado para fazer um grande artigo na rede social profissional? Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos. E não deixe de acompanhar nosso blog, postamos, mensalmente, dicas para quem busca entender um pouco mais sobre marketing digital e como utilizar melhor as redes sociais.
Até a próxima!
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