Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na internet, principalmente como meio de utilizá-los a favor da sua empresa de alguma forma, é muito provável que já tenha ouvido falar no termo gestor de tráfego orgânico. E é muito provável também que, assim como milhares de pessoas, você esteja com dúvidas a respeito.
O que vem a ser esse profissional, exatamente?
Qual a sua importância?
Será que vale a pena tê-lo trabalhando para a sua marca?
Leia agora mesmo os próximos parágrafos para descobrir as respostas.
O que é o tráfego orgânico, especificamente
O primeiro passo para entender o que é esse profissional é, obviamente, entender o que vem a ser o tráfego orgânico.
E essa é a explicação mais simples a respeito:
Ao contrário do famoso tráfego pago, o tráfego orgânico, como seu próprio nome deixa a entender, é aquele que ocorre por meio de estratégias específicas de marketing digital, mas sem que seja preciso investir em anúncios.
Neste caso, portanto, os visitantes chegam aos canais de comunicação da marca (e principalmente ao seu site) de forma totalmente natural e espontânea, o que gera vantagens como:
- Maior duração dos resultados positivos;
- Maior economia financeira, uma vez que não é preciso investir em cliques;
- Mais facilidade para gerar engajamento com o público-alvo.
Mas, claro: tais vantagens só são perceptíveis quando realmente há uma boa gestão do tráfego em questão.
O que é e o que faz um Gestor de Tráfego Orgânico
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não estamos falando de algo totalmente novo no mercado.
Afinal, a gestão acima mencionada já existe há muito tempo dentro das agências de marketing digital que prestam um bom serviço.
Ocorre, porém, que agora há um movimento que busca tratá-la não como um serviço, mas sim como uma verdadeira profissão, e é aí que entra o gestor de tráfego orgânico.
Uma vez tendo estudado os conteúdos que ensinam a se tornar profissional desta área, esta pessoa é capaz de, entre outras coisas:
- Otimizar e produzir conteúdos, sempre tendo o SEO (Search Engine Optimization) como foco;
- Elaborar e executar estratégias diversas, capazes de atrair público gratuitamente;
- Explorar de forma inteligente as fontes gratuitas de tráfego, como blogs e redes sociais;
- Auxiliar a empresa a crescer de forma sempre estável e sustentável, com ótimo custo-benefício nas ações de marketing digital adotadas.
Ou seja: de fato, tudo o que as boas agências já fazem pelos seus clientes há muito tempo.
Há, por sinal, quem já tenha notado que existe uma semelhança entre ser quem faz a gestão do tráfego orgânico e entre ser um social media, principalmente tendo as redes sociais como parte principal das estratégias.
E, de fato, o tema está sendo tratado na internet como se uma coisa fosse uma espécie de evolução da outra, gerando os mesmos resultados para o seu negócio e garantindo mais faturamento para o profissional propriamente dito.
O que um gestor de tráfego deste tipo precisa dominar
Agora, eis um ponto que jamais deve ser ignorado por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto: quem escolhe gerir o tráfego orgânico de uma empresa precisa, imprescindivelmente, ter conhecimentos específicos.
Afinal, não se trata unicamente de gerir redes sociais, não é mesmo?
Este gestor precisa ter ampla capacidade de analisar conteúdos e amplo conhecimento (ou o mais amplo possível) em semântica e em programação básica, por exemplo, sabendo o que é HTML, WordPress e seus respectivos usos.
Além das redes sociais, outros canais e ferramentas que estão atrelados ao tráfego orgânico no dia a dia também precisam fazer parte da rotina do gestor.
É o caso das plataformas de criação de blogs (como o já citado WP), do Google Search Console, do Google Analytics, do Semrush, do Yoast e qualquer outra “ajuda” que possa ser útil na hora de:
- Compartilhar conteúdos de qualidade com a audiência;
- Alterar códigos e semânticas para melhorar o site;
- Analisar dados e ter insights;
- Desenvolver relatórios.
Inclusive, após a leitura de todos esses parágrafos, é muito provável que você esteja de fato considerando levar a gestão do tráfego orgânico para dentro do seu negócio, a fim de proporcionar um crescimento mais natural, sustentável e econômico para a sua marca.
E é sobre isso que falaremos no próximo tópico, leia com bastante atenção.
Conte com a Multlinks para ter um gestor de tráfego orgânico para a sua empresa
Conforme o termo gestor de tráfego orgânico ficar mais popular, é muito provável que a contratação desse profissional “de forma avulsa” passe a ser cada vez mais comum.
E, realmente, nada impede que você a faça.
Porém, leve em consideração o fato de que empresas que querem resultados mais expressivos encontram vantagens infinitamente maiores na contratação desta gestão por meio de uma agência de marketing digital.
Afinal, trata-se de algo que já faz parte da rotina das agências deste tipo e que costuma estar atrelado a inúmeros outros serviços, para que os resultados positivos apareçam nas mais diversas frentes.
É o caso, por exemplo, da gestão de tráfego pago e da criação de conteúdos para blogs: juntas da gestão do tráfego orgânico, iniciativas como essas têm real potencial de levar seus números de vendas para outro nível!
E, na hora de fazer sua escolha, conte com a agência Multlinks como sua parceira:
Com o empenho do nosso time focado em resultados, sua empresa irá alcançar as primeiras posições do Google sem pagar por cliques, ao mesmo tempo em que obtém uma forte presença nas redes sociais.
Não importa qual seja o nicho ou o tamanho do seu negócio: fale com a gente, sem nenhum compromisso, e descubra tudo o que podemos fazer para que, de forma paga ou orgânica, suas vendas sejam sempre recorrentes e o número de visitas em seus canais não pare de crescer.
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