Google Discover – Saiba tudo sobre o Google Discover

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Sabemos que para planejar uma boa estratégia de SEO para uma empresa precisamos levar em consideração os mais diversos recursos existentes, só o Google em si já disponibiliza uma ampla quantidade de ferramentas essenciais para um bom planejamento. E com intuito de cada vez mais inovar o Google trouxe mais uma nova ferramenta para a lista: o Google Discover.

O Discover veio para agregar nas decisões em relação às estratégias de SEO, pois é mais uma ferramenta que permite que sua empresa possa estar cada vez mais presente nas pesquisas do seu público alvo.

Se você ainda não conhece essa ferramenta não se preocupe, trouxemos neste artigo o que você precisa saber sobre o Google Discover.

Saiba tudo sobre o Google Discover

O Google Discover é um recurso disponibilizado pelo Google para dispositivos móveis que oferece aos usuários um conteúdo com base nos interesses sem a necessidade de fazer a pesquisa em si.

O sistema do Google sugere esses conteúdos a fim de antecipar a intenção de busca de acordo com o histórico gravado no sistema de cada usuário. No aplicativo do buscador a forma de pesquisar continua a mesma, porém agora foi acrescentado um feed, o Google Discover, com todos estes conteúdos de interesse do usuário.

Se você em algum momento lembra ter experienciado esse mesmo recurso ou algo parecido, vale a pena dizer que o Google Discover é a atualização aprimorada do Google Feed.

Como funciona o Google Discover

Visualmente falando o Google Discover funciona como um feed de redes sociais, separados por “cartões” com as notícias que o sistema considera interessante para aquele usuário, navegação em rolagem e stories.

O Google coleta essas informações de acordo com as interações do usuário, tanto nas pesquisas no app ou direto no site, além disse entre outras interações com sites diversos também são considerados pelo algoritmo, mas é importante lembrar que você só terá acesso ao Discover nos dispositivos mobile.

Tanto os “cartões” quanto os stories são compostos pelos mesmos elementos, a foto principal da notícia, o título, o nome da fonte do conteúdo e as opções de compartilhar e curtir – a opção curtir é semelhante ao que vemos no Instagram. Cada um destes cartões e stories são links que redirecionam o usuário para o site fonte daquela informação.

O Google Discover preza bastante pelo feedback do usuário, em cada uma das matérias dispostas no feed temos um botão ao lado da opção de compartilhar, ao clicar nesse botão você abre as configurações de preferência e feedback. Você pode encontrar as seguintes opções:

  • Não tenho interesse neste item;
  • Não tenho interesse em “nome específico sobre quem a matéria fala”
  • Não mostrar conteúdo de “nome da fonte”;
  • Gerenciar canais e interesses;
  • Denunciar;
  • Enviar Feedback

Para anúncios que estarão dispostos no feed do Google Discover podemos encontrar no botão de preferências e feedback algumas opções diferentes dos outros tipos de matérias:

  • Não tenho interesse no produto;
  • Não tenho interesse na marca;
  • Já vi muitos anúncios parecidos;
  • O anúncio tem baixa qualidade;
  • O anúncio não é confiável;
  • Por que estou vendo esse anúncio?;
  • Enviar feedback

Você ao clicar em qualquer uma dessas opções vai automaticamente trazendo melhoras para o sistema do Google Discover que vai cada vez mais personalizando as informações que são dispostas para você no feed e stories da ferramenta.

As vantagens do Google Discover para o SEO

Agora que já falamos sobre como funciona essa ferramenta disponibilizada pelo Google, é interessante saber como ela auxilia nos planejamentos de estratégias SEO para empresas, afinal para se manter relevante dentro do universo online devemos utilizar todos os recursos possíveis que cabem na linha de negócio da sua empresa.

A principal vantagem do Google Discover para o SEO é a oportunidade de aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Essa ferramenta não depende de links patrocinados para colocar sua empresa nos feeds e stories dos usuários. O Google Discover é mais voltado para tráfego orgânico.

Considerando que o Discover foi planejado para se assemelhar com feeds de redes sociais, pense que toda vez que alguém atualizar a página novas informações vão aparecer, o que confere uma vantagem interessante para essa ferramenta. Matérias que acabaram de ser publicadas – e se otimizadas da forma correta – já podem dar as caras no feed e stories do Discover.

Outro ponto bem favorável para planejar conteúdos que se adequam a ferramenta está no alcance, o anúncio oficial do Google sobre e reformulação e lançamento do Discover já informava que o antecessor, o Google Feed, já tinha 800 milhões de usuários mensais.

Diferentes empresas analisaram e perceberam que muitos acessos estavam todos relacionados aos cliques no Google Discover. E assim como as redes sociais o Discover não é como um buscador, nele você não pesquisa e encontra um resultados, mas sim acessa para encontrar novas informações.

A intenção ao trazer o Google Discover é que o usuário utilize a ferramenta como se usa o Instagram, navegando como um passatempo, uma hábito do dia a dia para se manter informado das novidades.

E com um conteúdo otimizado da forma correta seu site pode aparecer de forma constante no feed e isso gera uma fidelização do usuário com seu conteúdo.

Como otimizar o conteúdo para aparecer no Google Discover

Agora vamos ao ponto que provavelmente você está se perguntando, como é a forma correta de otimizar um conteúdo para aparecer no Google Discover? Otimizar um conteúdo para SEO é um trabalho constante e que exige um cuidado, estar sempre atento ao uso das palavras-chave, como vamos dispor essas palavras ao longo do texto, quais palavras relacionadas vamos usar, as imagens, as tags, as ferramentas que focamos, os dados a serem analisados, entre outras coisas.

Então otimizar o conteúdo para se encaixar com os parâmetros do Discover não é muito diferente do trabalho que faríamos para deixar o conteúdo ideal para melhores resultados no tráfego orgânico. Mas para te ajudar a entender melhor temos algumas especificidades que pesam para o conteúdo no Google Discover.

O sistema do Discover preza muito por imagens em alta resolução, assim o sistema do Google consegue identificar aquela imagem como mais indicada para se adaptar a diferentes dispositivos, o que é uma vantagem, pois imagens que não se adaptam para os diferentes tamanhos de dispositivos mobile não atraem o interesse dos usuários.

Fique atento às políticas de conteúdo do Google Notícias. Para que seu conteúdo se encaixe nos parâmetros do Discover é muito importante não infringir as políticas que o Google estabelece, ou seja, não incentivar a violência ou ações ilegais, não publicar conteúdos enganosos ou praticar spam, ter direitos autorais – cuidado com as imagens publicadas – publique um conteúdo original e informativo e oferece dados de contato.

Certifique-se que sua página é responsiva, o Google prioriza bastante um blog/site que se adapte aos diferentes dispositivos, e se sua página é AMP você terá mais chances ainda – páginas AMP são responsivas e mais rápidas, tudo que o sistema do Google considera como grandes qualidades.

Como já falamos acima o conteúdo em si não existe uma especificidade que o Google Discover exige, a forma de produzir é a mesma, focar nos tópicos que mais chamam atenção do usuário, as palavras-chaves com maior interação, os conteúdos que geraram mais cliques e a frequencia em que será publicado.

O segredo é estar sempre de olho nos dados que a ferramenta fornece, analisando o tempo de interação do usuário com seu site e o número de cliques para não perder as mudanças no interesse do público.

A Multlinks é um especialista no Google Discover

Agora que já conhecemos mais sobre como o Google Discover e sua importância para uma boa estratégia de SEO, vale lembrar que você pode criar um conteúdo para se encaixar nos padrões, mas só o olhar de um profissional especializado sabe como lidar com todas as informações que a ferramenta oferece e adaptar o conteúdo da forma correta.

A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.

Contamos com profissionais especialistas em Google Discover e todas as ferramentas oferecidas, sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.

E nessa jornada a Multlinks se orgulha de estar sempre ao seu lado como a parceira ideal para que seu negócio trilhe o caminho do sucesso!


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Nos vemos no próximo artigo.

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