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Guia Das Cores
18 de agosto de 2014
No Marketing e na Publicidade, as cores podem afetar diretamente as emoções, o humor, as sensações de bem-estar e o comportamento das pessoas. Comprovado através de pesquisas, a escolha das cores pode refletir na personalidade de cada um.
Cada tonalidade escolhida na Propaganda, é capaz de provocar estímulos diferentes no sistema nervoso e na impressão da marca com os clientes. Um conhecimento da psicologia da cor, poderá ser vantajoso na hora de escolher a cor, que podem influenciar a diferentes reações.
De acordo com essa psicologia, então, as cores são caracterizadas como: quentes e frias. Essa distinção é importante, porque cores quentes funcionam melhor em alguns segmentos ou intenções, e cores frias funcionam melhor em outros casos.
Significado das cores mais utilizadas:
Amarelo: Além de transmitir luz, energia e calor. A cor amarela é símbolo de juventude e pode estar associado com clareza e calor.
Laranja: Símbolo de coragem, gentileza e otimismo, a cor laranja também significa alegria e confiança.
Vermelho: Uma das cores mais estimulantes, o vermelho está associado com as emoções explosivas. Simboliza força, vitória, juventude e coragem.
Rosa: A cor rosa significa imaginação e sabedoria. Também está culturalmente ao feminino, por simbolizar delicadeza.
Azul: É a cor da segurança e força. Também está ligado ao conhecimento, a imaginação e a paz de espírito.
Verde: Cor da esperança. Está associado com o crescimento e a saúde.
Cinza: Por ser uma mistura entre preto e branco, o cinza significa equilíbrio.
Princípios e combinações, formação das cores é definido pelo dono da agência e pelo cliente. Na Publicidade, a combinação das cores está diretamente relacionada ao lançamento do produto/marca ou do consumo.
Portanto, ao escolher as cores para um logotipo ou anúncio, deve-se levar em conta os seguintes fatores: perfil da empresa, sensação desejada e público alvo.