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Qual é a importância de ter uma identidade visual?

26 de outubro de 2022

Se você está planejando abrir sua marca é fundamental entender a importância de possuir uma identidade visual, afinal você não quer passar a mensagem errada para seus consumidores, não é mesmo?

A construção de uma identidade visual não é uma tarefa fácil, para se consolidar uma empresa forte e estável, e sim necessário para o sucesso. Deve-se pensar nos resultados das ações de marketing, ou seja, é essencial entender a estratégia por trás da alegoria de layout.

Pode parecer uma coisa boba, mas os detalhes fazem toda a diferença no diálogo de cliente e vendedor, tudo dependerá se sua comunicação será formal ou informal, isso aparecerá na aparência física até traços de personalidade.

Para que você, empreendedor, encontre seu lugar ao sol é imprescindível entender a importância do marketing e como isso afeta diretamente as relações humanas.

Fique nesse artigo e descubra como criar uma identidade visual que pode dar aquele “boom” nas vendas.

O que é identidade visual?

A identidade visual demanda de se conhecer na marca! Mostre seu diferencial e seus valores que agregam a empresa, seu conjunto de características será seu passaporte para o sucesso.

A melhora do posicionamento reflete diretamente em sua credibilidade e por consequência atraindo novos clientes, criando conexões fiéis.

Basicamente este conceito será sua marca registrada, onde o cliente bate o olho e identifica seus produtos. Isso acontece muito com as marcas do prestobarba que chamamos de Gillette até mesmo leite condensado que chamamos de leite moça. Os nomes estão na boca do povo e transformamos isso em registro histórico.

Pense em si e em qual história pretende passar, o que deseja ser lembrado em seu nicho de atuação! Defina suas metas e atraía interesses, isso só funcionará através de estudos, são eles:

Briefing — estudo dos objetivos e pontos fortes e fracos de uma empresa;

Pesquisa — procure inspirações em outros sites, blogs. Levante todos os dados e reúna todos os recursos para seu objetivos;

Conceito — após juntar todos os elementos elabore campanhas, busque por alternativas que conversem com a mensagem exata que planeja passar;

Por trás de toda estas pesquisa será muito mais fácil ressaltar seus pontos visíveis, como:

  • Logo;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Elementos de redes sociais (post, avatar e capa);
  • Papelaria (materiais impressos da sua marca, como cartão de visitas, flyers, cartão de agradecimento e outros).

Diferença entre branding e identidade visual

Um ponto importante é saber diferenciar branding e identidade visual, mesmo que os dois andem lado a lado, o branding é a personalidade e a essência de sua marca, se mostrando responsável por construir:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores;
  • Público alvo;
  • Posicionamento.

O branding, define uma proposta de alinhamento entre produto e serviço, ou seja, a identidade visual coloca em prática, a criação de seu layout. Agora você não confundirá mais estes dois conceitos.

Asian advertising designer creative start-up team discussing ideas in office.

A identidade visual brinca com a apresentação imagética totalmente arquitetada para ser algo marcante e relevante, despertar interesse esse é um ponto crucial que poucas marcas conseguem chegar.

No ted talk de Simon Sinek onde ele fala como os grandes líderes inspiram à ação. O palestrante consegue exemplificar muito bem este sentimento através do “círculo de ouro”, a partir dele basta perguntar por que, como e o que de uma marca e irá entender sua fama.

Muitas marcas almejam estar na faixa que representa o nível de excelência, produtos que conseguem transformar consumidores em evangelistas, criando uma forte conexão emocional positiva com eles.

Você já percebeu como diferentes empresas utilizam redes sociais, propagandas na televisão, e-mails, mensagens anexadas aos produtos e muitas outras formas de sempre se manter em contato próximo com seus clientes? Isso tudo é um artifício para proporcionar uma boa experiência a eles.

Mas como chegar a este ponto? Um dos maiores desafios enfrentados é alcançar esta posição de privilégio e para atingir este local é necessário realizar duas perguntas: quem você é e onde quer chegar?

Quem você é? O autoconhecimento de sua marca e história define o objetivo que irá traçar para atingir seu posicionamento claro e positivo!

Onde quer chegar? Estabelecer seus valores e habilidades e priorizar propósitos mesmo que seu nicho seja um campo competitivo!

Tarefa fácil? Certamente não. Sua marca tem um caminho árduo pela frente, pois aprender a se comunicar bem com o público, passando a credibilidade, gerando sentimento de identificação e confiança leva tempo

Como criar uma identidade visual de sucesso?

A identidade visual é uma construção de diversos elementos para criar uma linguagem imagética bem estabelecida seguindo a sua visão, missão e valores. Dessa forma será mais fácil ser reconhecida na hora de realizar a compra.

O público é movido pelo desejo, porém estabelecer uma identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes. A linguagem deve ser de fácil entendimento, onde os consumidores se sintam participantes da construção de sua marca, fazendo com que ele seja visto.

Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem? Vamos a alguns pontos essenciais que devem ser destacados:

  1. Saber definir o seu público alvo é o primeiro passo para criar uma identidade visual de sucesso. Busque dar uma olhada no público dos seus concorrentes nas redes sociais, isso ajudará estabelecer o planejamento de suas campanhas;
  2. Encontre a personalidade de sua marca, transforme ela em algo descontraído ou algo mais formal e técnico;
  3. Estabeleça um logotipo através de outros fatores da sua relação com outros elementos da identidade visual;
  4. Entenda qual tipografia irá descrever melhor a sua marca, não siga tendências que estão em alta por um segundo, busque algo atemporal;
  5. Explore qual será a combinação de cores que irá influenciar diretamente nas sensações de seus clientes na hora da compra.

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