Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – O que muda no meu site?
Hoje (18/09/2020) entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que traz uma sensível alteração para empresas e órgãos públicos que possuem ferramentas de coleta de dados em seus sites. Agora, diferentemente de como era antes, o usuário terá total direito de consentir o uso das informações ou exigir a sua exclusão. Além disso, passa ser obrigatório que todo site possua uma página de política de privacidade; explicando lá, como as informações registradas podem ser usadas.
Quer entender melhor como isso funciona para evitar problemas? Continue a leitura!
O que diz a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Para o usuário, a mudança mais importante que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe é que toda empresa ou órgão público deve pedir o consentimento da pessoa para obter os seus dados. Ou seja, se o Google repassar o seu nome e e-mail para uma outra empresa para ela poder vender algo para você, isso só poderá ocorrer com a sua autorização.
Existem algumas exceções, claro, confira:
- Para cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, via decisão da Justiça ou da Anatel;
- É permitido para que órgãos possam executar políticas públicas, como campanhas de vacinação;
- Viabilizar estudos e pesquisas, mas garantindo, sempre que possível o anonimato dos dados;
- Valer direitos em contratos e processos judiciais, administrativos e arbitrais;
- Proteção de vida ou da integridade física da pessoa ou de terceiro;
- Tutela da saúde feita por profissionais do meio ou por entidade sanitárias.
Como a LGPD impacta no meu site
Basicamente, torna-se obrigatório que todos os sites que possuem formulário devem ter uma página de Política de Privacidade. Lá, você deve informar o que poderá ser feito com os dados cadastrados. Além disso, é obrigatório ter um destaque sobre isso no rodapé do website, informando sobre o uso de cookies para aprimorar a experiência do usuário e colocando um link para a Política de Privacidade.
Para ajudar, informamos que faremos esse serviços para os nossos clientes. Entre em contato que explicaremos tudo para você!
Nos vemos no próximo artigo!
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- Google ADS
Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na inter...
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...