Marketing em 2020: 5 tendências para o ano que vem

O que esperar do Marketing em 2020?

O marketing digital está em constantes mudanças. Isso não é novidade para ninguém. Mas, com o final do ano se aproximando, é inevitável não se perguntar: o que esperar do marketing em 2020? Teremos mais desafios? As coisas serão mais simples? Muitas coisas novas para me preocupar?

Pensando nisso, listamos 5 principais tendências para o Marketing Digital para o ano que vem. Então, se quiser ficar por dentro das principais novidades para 2020, vem com a gente!

O que esperar do Marketing em 2020?

Sim, já vamos adiantar: teremos muitos desafios no próximo ano! Então, prepare-se para estudar novas estratégias, trabalhar com outras abordagens e aprimorar a sua conexão com os clientes.

Confira abaixo as 5 perspectivas para o marketing em 2020:

1º Tendência: empresas que dependem de Google Analytics vão perder a concorrência

Sem dúvidas, o Google Analytics é uma das ferramentas preferidas dos profissionais de marketing, e sim, ele sofrerá com algumas mudanças em 2020. Neil Patel, especialista em Marketing Digital, afirma que, nos últimos anos, as empresas começaram a usar soluções de métricas que casam melhor com a sua base de dados. Naturalmente, esse movimento de business intelligence continua forte para o ano que vem, sendo que a tendência é o investimento em ferramentas que amarrem todos os dados e tomem decisões mais embasadas para otimizar, como ele mesmo diz: “o lifetime value no lugar da receita a curto prazo”.

Veja as principais tendências para o marketing em 2020.

Veja as principais tendências para o marketing em 2020.

Em síntese, 2020 promete ser o ano em que o investimento em soluções de business intelligence vai aumentar consideravelmente, sejam elas pagas ou gratuitas.

2º Tendência: chats privados para comunicação

Todos nós sabemos que o marketing digital transformou a forma como nos comunicamos com clientes, correto? Mas você sabia que ainda tem muito mais a ser explorado? Exatamente! As redes sociais continuam o carro-chefe para essa conexão, e agora, será bem comum ver chats privados com o seu público, seja pelo Twitter, Instagram, WhastApp, etc.

Imagine o seguinte cenário: em vez de utilizar essas redes apenas para atendimento e divulgação, usá-las também para finalização de compras. Bacana, não é? Na Índia, o aplicativo já permite transação de dinheiro entre usuários, uma verdadeira mão na roda para empresas.

Infelizmente, ainda não temos previsão para essa função chegar no Brasil, mas enquanto esperamos, que tal já preparar uma estratégia redondinha para aproveitar esse recurso?

3º Tendência: você sabe analisar o sentimento do seu público?

Ainda sobre as redes sociais: quando fazemos um post, a nossa intenção é despertar reações positivas, certo? No entanto, quando há um volume intenso de interações, fica bem difícil identificar se as reações são mais favoráveis ou não ao conteúdo. Por isso, você precisa combinar técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machine Learning), uma vez que elas conseguem analisar as frases comentadas pelos usuários. Uma técnica chamada de “análise de sentimento”.

O funcionamento é simples: a ferramenta separa menções positivas, negativas e neutras automaticamente. Diante disso, você consegue determinar uma média do seu público. Essa informação é muito valiosa para podermos melhorar a abordagem e resolver problemas diretamente com o nosso público.

A análise do “sentimento” do seu público é uma etapa fundamental para o sucesso do seu negócio. Você precisa aproveitar todos os recursos disponíveis para garantir uma experiência única!

4º Tendência: criação de conteúdos em áudio

Podcast é uma das tendências mais fortes para o marketing em 2020.

Podcast é uma das tendências mais fortes para o marketing em 2020.

O conteúdo em áudio está ganhando cada vez mais espaço no Marketing Digital, principalmente quando falamos em buscas por voz. No entanto, saiba que essa tendência não se limita apenas a pesquisa! O comportamento do usuário de internet exige agilidade e eficiência, por isso, o consumo de conteúdos sonoros tem aumentado exponencialmente.

Quer um exemplo simples? Só incluir um player como alternativa à leitura de um conteúdo, já o torna mais atraente para o seu público, uma vez que algumas pessoas podem preferir ouví-lo e realizar alguma outra atividade simultaneamente. Essa ação, aliás, está cada vez mais frequente.

Ainda falando sobre conteúdo sonoro, uma excelente alternativa são os podcasts. Esse tipo de mídia pode ser o diferencial para aumentar o alcance orgânico da sua marca. Para isso, foque em um conteúdo rico em informação que, naturalmente, os seus ouvintes farão a divulgação.

Um detalhe importante: assim como o blog do seu site, o podcast não precisa – nem deve – ser ligado diretamente ao seu produto. O importante é criar uma comunicação diferenciada com o seu público e, com isso, aumentar a sua autoridade no segmento.

5º Tendência: personalização é peça-chave para o Marketing em 2020

Para muitos especialistas, o grande problema do marketing não são os visitantes pouco qualificados ou estratégias mal-feitas. O principal desafio a ser superado para conversão de clientes é a personalização da sua abordagem.

Neil Patel, no artigo “Tendências de Marketing para 2020: O Que Vai Acontecer (e o Que Ninguém Está Comentando)” usa a Amazon para exemplificar essa situação, veja:

Um exemplo básico disso é a Amazon. Quando você entra na Amazon, eles conhecem seus padrões e o que você costuma comprar, e te mostram o que acham que você quer ver para assim melhorar as conversões deles.

E funciona! Quando eu entro na Amazon eu vejo um monte de itens de utilidades domésticas porque é o que eu compro com maior frequência. Eu nunca compro comida de cachorro (o que faz sentido, porque eu não tenho cachorro), então eu nunca vejo anúncios de comida de cachorro.

Por isso, em 2020, é essencial investir na personalização de todas as experiências do seu usuário, tanto online quanto offline. Sim, essa será uma das tendências mais fortes do ano que vem!

Precisa de uma mãozinha?

Sejamos honestos: produzir conteúdo para WEB e trabalhar as melhores estratégias de marketing de performance não é uma tarefa fácil. Ainda mais com as inúmeras transformações que este mercado sofre. Me diz uma coisa: você consegue cuidar do seu negócio, publicar artigos, gerenciar campanhas e ficar ligado nas novidades dos mecanismos de buscas?

Para garantir que todas as suas tarefas sejam bem executadas, conte com a gente! Somos a Multlinks e estamos no mercado de Marketing Digital há mais de 11 anos. Nosso time está atualizado com todas as práticas do segmento, e trabalhamos para tornar o seu site mais forte e competitivo. Venha bater um papo, a gente toma um café e planeja o futuro do seu negócio!

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Até a próxima!

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