Editorial
chat-gpt-e-seo

9 de maio de 2023

Nosso Seo #4 – ChatGPT e SEO

Vinicius Muniz

por Vinicius Muniz CMO Multlinks

Como todos acompanharam nas últimas semanas, tivemos o lançamento bombástico do ChatGPT. Ele veio bagunçando o mundo da tecnologia, e com o SEO não seria diferente.

O ChatGPT nada mais é do que uma inteligência artificial especializada em diálogo, porém com uma linguagem ajustada e com regras de aprendizado. Porém ele não apenas conversa com o usuário utilizando resultados de busca, mas sim á partir do processamento de um imenso volume de dados em toda rede.

Agora, onde isso impacta no SEO?
Simples, você pode solicitar para a ferramenta a criação de um determinado conteúdo. Isso não seria mágico? Pedir para o robozinho criar um conteúdo de mil palavras para indexar e assim trabalhar no SEO do seu site?

Mas não é tão simples assim. O Google não é tão inocente.

Além de ter ficado um pouco para trás nessa corrida (calma, jajá chega o chat deles), gurus do mercado tecnológico, já descobriram maneiras e padrões que identificam se um conteúdo foi ou não criado por uma inteligência artificial. É… não vai demorar muito para o Google cortar essa “gracinha”.

Nós imaginamos que essa ferramenta é sim um marco, mas como uma enorme fonte de informação verídica, confiável e o mais importante, RÀPIDA. Uma pesquisa complexa sobre um determinado assunto poderá ser feita em segundos, trazendo agilidade para a produção de material para o seu site.

No mais, vamos aguardar. A história está sendo escrita e vamos fazer parte dela!

Por hora, mantemos a premissa: “Conteúdo para humanos, tem que ser criado por humanos.”

Espero que tenha gostado de mais esse Nosso SEO.

Nos vemos em breve!

Compartilhar