O que é SEM: como alcançar o topo dos buscadores?

o que é SEM

É de suma importância saber o que é SEM e como ele pode ajudar seu negócio a vender mais. Afinal, este sempre será o principal objetivo de quem tem uma empresa e quer estar na Internet.

O certo é que ninguém quer colocar o trabalho na web e não ser encontrado. Ou proporcionar uma experiência negativa para os usuários que buscam por seu produto ou serviço. Então, neste caso, o uso da estratégia SEM (Search Engine Marketing) torna-se mais do que indispensável.

Entenda mais neste artigo o que isso significa e como você pode alcançar melhores resultados nos principais buscadores da Internet. Vamos nessa?!

O que é SEM: Search Engine Marketing

A sigla significa “Search Engine Marketing” e em tradução do inglês para o português, o termo quer dizer “Marketing para Mecanismos de Busca”. Apenas com esse significado já é possível ter uma breve ideia do que a estratégia se refere. Mas calma lá que explicaremos melhor.

O SEM (Search Engine Marketing) pode ser definido como uma ampla estratégia de marketing que integra o SEO (Search Engine Optimization) e os links patrocinados.

Antes, era bastante comum escutarmos falar apenas do SEO ou apenas dos links de estratégias pagas de maneira separada. Mas o SEM veio para mostrar que as duas podem caminhar muito bem trabalhadas em conjunto. Dessa forma, seus resultados ganham ainda mais relevância para os buscadores.

O objetivo é único e eficaz: colocar o seu negócio, produto, serviço em locais ainda mais altos em buscadores como Google e Bing. Entretanto, a forma de criar suas estratégias são completamente diferentes.

A questão é que, quando trabalhadas em conjunto, tanto SEO quanto Links Patrocinados podem dar aquele “up” que seu negócio precisa.

Como identificar as estratégias

Para se ter ideia, os links patrocinados que também são conhecidos como anúncios, ficam identificados nos topos das páginas de busca, abaixo ou ainda nas laterais. Já as estratégias de SEO, podem ser identificadas com a busca de palavras-chave que correspondem ao produto ou serviço do seu negócio.

Por exemplo, ao buscar informações sobre o que a empresa oferece, as primeiras páginas de busca devem mostrar seu site de maneira orgânica (não paga).

Search Engine Marketing: entendendo mais sobre as duas estratégias

Google AdWords e otimização para motores de buscas estão integradas ao processos de o que é SEM. Confira cada uma delas:

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, sigla que significa “Search Engine Optimization”, visa posicionar o negócio por meio da busca orgânica nos principais buscadores da web. Muito conhecido no Marketing Digital, essa técnica possui o objetivo de aumentar tráfego, fazendo sua empresa ser facilmente encontrada no Google.

Entretanto, para um bom SEO e, consequentemente, resultados orgânicos, é preciso entender completamente como o Google funciona e acompanhar suas atualizações.

O grande desafio dessa técnica está na concorrência orgânica. São milhares de sites e conteúdos publicados diariamente na Internet. Por isso, para estar à frente dos concorrentes cabe realizar um trabalho contínuo de médio à longo prazo na criação de conteúdos, monitoramento de relevância, trabalho de URLs amigáveis, links building e muito mais.

Leia mais sobre SEO aqui.

Links Patrocinados (Pesquisa Paga)

O outro ponto importante sobre o que é SEM refere-se ao trabalho de anúncios. Pode ser chamado também de Links Patrocinados, pois refere-se à construção de pesquisa paga.

Ao digitar um termo relacionado ao seu negócio, as páginas de resultado devem mostrar seu anúncio. Isso com a indicação de que eles foram pagos para estarem lá. Além disso, existem diversos tipos e formatos de anúncios que podem potencializar seu negócio. Para escolher o melhor é preciso fazer uma análise de segmento e persona, por exemplo. Portanto, entenda melhor a jornada de compra dos seus clientes.

Para alcançar o topo da SERP (Search Engine Result Page) com a busca paga, utilizamos o Google Ads, antigo Google AdWords.

Leia mais sobre o assunto aqui.

Entenda que enquanto é realizado um longo trabalho de SEO, os Links Patrocinados também devem contar em seu plano estratégico. Portanto, agora que compreendemos o quanto é importante o SEM, procure por profissionais qualificados no assunto.

Além da técnica certa, contar com quem sabe fazer pode ainda poupar tempo e mão na massa na hora de alcançar o topo das buscas. A Multlinks está há 10 anos no mercado, ajudando empresas dos mais variados segmentos a se posicionarem no Google com excelência.

Conte conosco e fale com nossos especialistas!

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