Para que serve o Google Analytics?

para que serve o google analytics

O investimento em publicidade digital vem aumentando cada vez mais, diversas empresas passaram a atuar com pontos físicos e também com presença online. Com o crescimento desse cenário, ferramentas foram desenvolvidas para mensurar o ROI – Retorno sobre o Investimento das estratégias de marketing aplicadas ao mundo digital. O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar, analisar e mensurar os resultados obtidos através de campanhas aplicadas a sites, e-commerce e blogs.  O objetivo dessa ferramenta é acompanhar todo o tráfego do usuário que visita a página, o perfil desse visitante e informar dados importantes sobre o usuário que podem ajudar a identificar novas estratégias de atuação.

O Google Analytics é uma ferramenta completa, com informações precisas de toda a navegação realizada dentro da sua página na web, que informa as fontes de tráfego que trouxeram o usuário até o seu website e as ações realizadas dentro dele, como por exemplo uma compra ou um abandono de carrinho para os casos de lojas virtuais, as páginas mais acessadas e o tempo de duração.

Mas por que o Google Analytics é tão importante assim?

Pensando com o bolso do cliente, qualquer pessoa que faça um investimento em um site, loja virtual ou blog, deve avaliar se está trazendo o retorno esperado, na Era Digital não basta ter um site no ar, é preciso que ele tenha tráfego, ou seja, é preciso que o seu público-alvo conheça e acesse esse site e qual a forma de avaliar se as suas estratégias para trazer pessoas para o seu site está funcionando? Através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita que pode ser inserida no seu site por um webmaster.

Utilizar o investimento de forma assertiva na internet é o objetivo principal de todas as empresas, marcas e startups. São diversas opções de mídias que geram tráfego para investimento, entre as principais atualmente estão o Google Adwords e sua rede de parceiros que trazem o fluxo de pessoas por meio de anúncios na rede de pesquisa, por meio de banners em sites parceiros, campanhas de vídeo no Youtube e anúncio no Google Shopping, além desses formatos uma fonte de tráfego que também atrai muitos usuários são os anúncios pelo Facebook Ads. Além dessas fontes de tráfego pagas, também é possível gerar tráfego para o seu site através da otimização do site, utilizando técnicas de SEO, que trazem relevância e fazem com que ele apareça nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como por exemplo o Google.

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados, capaz de obter informações importantes sobre os usuários que acessam o site, por meio dele você pode identificar os acessos através da mídia paga e até compará-los aos resultados do tráfego orgânico. O formato apresentado das informações pode ser diário o por um período personalizado conforme a necessidade, entretanto é importante lembrar que o Google Analytics só mensura os dados a partir do momento que o código da ferramenta é inserido no website.

Confiras os principais dados que podem ser obtidos através do Google Analytics:

  • Número de Acessos do site
  • Dados geográficos dos acessos
  • Origem do tráfego
  • Comportamento do usuário durante a navegação
  • Conversões obtidas
Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!