Blog
Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais
Para que serve o Google Analytics?
1 de setembro de 2016
O investimento em publicidade digital vem aumentando cada vez mais, diversas empresas passaram a atuar com pontos físicos e também com presença online. Com o crescimento desse cenário, ferramentas foram desenvolvidas para mensurar o ROI – Retorno sobre o Investimento das estratégias de marketing aplicadas ao mundo digital. O Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar, analisar e mensurar os resultados obtidos através de campanhas aplicadas a sites, e-commerce e blogs. O objetivo dessa ferramenta é acompanhar todo o tráfego do usuário que visita a página, o perfil desse visitante e informar dados importantes sobre o usuário que podem ajudar a identificar novas estratégias de atuação.
O Google Analytics é uma ferramenta completa, com informações precisas de toda a navegação realizada dentro da sua página na web, que informa as fontes de tráfego que trouxeram o usuário até o seu website e as ações realizadas dentro dele, como por exemplo uma compra ou um abandono de carrinho para os casos de lojas virtuais, as páginas mais acessadas e o tempo de duração.
Mas por que o Google Analytics é tão importante assim?
Pensando com o bolso do cliente, qualquer pessoa que faça um investimento em um site, loja virtual ou blog, deve avaliar se está trazendo o retorno esperado, na Era Digital não basta ter um site no ar, é preciso que ele tenha tráfego, ou seja, é preciso que o seu público-alvo conheça e acesse esse site e qual a forma de avaliar se as suas estratégias para trazer pessoas para o seu site está funcionando? Através do Google Analytics, uma ferramenta gratuita que pode ser inserida no seu site por um webmaster.
Utilizar o investimento de forma assertiva na internet é o objetivo principal de todas as empresas, marcas e startups. São diversas opções de mídias que geram tráfego para investimento, entre as principais atualmente estão o Google Adwords e sua rede de parceiros que trazem o fluxo de pessoas por meio de anúncios na rede de pesquisa, por meio de banners em sites parceiros, campanhas de vídeo no Youtube e anúncio no Google Shopping, além desses formatos uma fonte de tráfego que também atrai muitos usuários são os anúncios pelo Facebook Ads. Além dessas fontes de tráfego pagas, também é possível gerar tráfego para o seu site através da otimização do site, utilizando técnicas de SEO, que trazem relevância e fazem com que ele apareça nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como por exemplo o Google.
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados, capaz de obter informações importantes sobre os usuários que acessam o site, por meio dele você pode identificar os acessos através da mídia paga e até compará-los aos resultados do tráfego orgânico. O formato apresentado das informações pode ser diário o por um período personalizado conforme a necessidade, entretanto é importante lembrar que o Google Analytics só mensura os dados a partir do momento que o código da ferramenta é inserido no website.
Confiras os principais dados que podem ser obtidos através do Google Analytics:
- Número de Acessos do site
- Dados geográficos dos acessos
- Origem do tráfego
- Comportamento do usuário durante a navegação
- Conversões obtidas