Por que investir em SEO? Entenda como o tráfego orgânico é fundamental para a sua marca

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Estamos vivendo um momento único no mercado de aquisição por meios digitais. O cenário tem mudado, a forma de conquistar clientes pelos canais digitais está se transformando… E a pergunta que fica é você está preparado para essa mudança? Sabe como analisar isso e traçar estratégias sólidas para os próximos anos? Nesse artigo, vamos falar bastante sobre tráfego pago e orgânico, e por que investir em SEO se tornou ainda mais fundamental!

Crescimento do investimento em digital

Em 2019, pela primeira vez na “história moderna do marketing” tivemos um maior investimento em mídia digital do que na mídia tradicional.

O grande acontecimento dessa história é que agora no ano de 2021 esse valor foi ultrapassado de maneira avassaladora. O investimento em mídia digital está em cerca de $172 bilhões/ano, superando os $104 bilhões/ano investidos em mídias tradicionais.

Isso mostra uma mudança de comportamento dos donos de empresas em modo geral que estão entendendo a importância do digital no poder de compra da população em geral.

Se analisarmos essa evolução, podemos ficar contentes, pois existe uma evolução a nível de entendimento de marketing digital (por parte dos empresários) e as pessoas estão consumindo cada vez mais através desses meios. Porém, todo bônus tem um ônus. Com toda essa alta escalada de investimento em mídias digitais, temos um “encarecimento” da mídia paga.

Anunciar no Google Ads, por exemplo, tem se tornado cada vez mais caro – afinal, com o aumento de anunciantes, as plataformas vivem uma escassez de espaço e com isso temos um custo de aquisição cada vez mais elevado.

Ou seja, seu investimento é cada vez maior e seu retorno cada vez menor.

Isso ocorre também com o Facebook: a falta de espaço para a quantidade enorme de anunciantes fez uma mídia que tinha a fama de ser de baixo custo, se tornar cada vez mais pesada e com menos retorno para os anunciantes.

Se você utiliza mídia paga há pelo menos 3 anos, consegue facilmente entender isso.

Analise: qual era o seu retorno com R$ 1.000,00 investidos em 2018 comparado com o mesmo investimento agora em 2021? Pode ter certeza de que estamos falando de um retorno de no mínimo 35% menor nos tempos atuais.

O que fazer nesse cenário? Entenda por que investir em SEO e conteúdo

Com essa mudança do mercado digital, nos resta apenas traçar novas estratégias para a aquisição de novos clientes. Hoje, com o crescimento das Redes Sociais, os donos de empresa estão investindo mais em conteúdo social, porém, se formos analisar o funil e o poder de decisão do consumidor, o Google ainda possui uma relevância muito maior no quesito DECISÃO.

A rede social vai elevar a relevância da sua marca, mas o poder de decisão de compra é imensamente maior no Google e isso nos faz chegar ao objetivo desse artigo, por que SEO?

A resposta mais simples é: utilizar técnicas de SEO e conteúdo é mais barato para a sua empresa e possui maior peso no momento da decisão de uma compra.

Lembre-se: precisamos projetar o que o mercado está pedindo, ele pede encarecidamente: Invista em SEO, a médio longo prazo sua marca será mais relevante em mundo digital cada dia mais competitivo.

Por que estar nos primeiros lugares?

Sim, precisamos focar em Google orgânico, já que ele ainda corresponde há 97% de todo mercado de search no Brasil. Falar de SEO no Brasil é falar em Google, 90% de todos os usuários da internet do no mundo, usam algum site de busca.

Vamos falar em importância de posicionamento orgânico:

Por que SEO? Onde os usuários mais clicam

Fica claro no gráfico acima a importância de estar pelo menos na primeira página do Google nos termos que possuem relevância para o seu negócio, né? Os top 3 do Google possuem então uma relevância altíssima.

Quando um termo seu está no top 3, você possui mais de 75% de chance de pegar todos os cliques dos usuários interessados no seu nicho. Analisando mais a fundo, uma palavra na primeira posição da segunda página do Google, pode te trazer mais relevância do que ser o terceiro lugar de um anunciante no Google Ads.

Como conseguir esse top 3 do Google?

SEO e Conteúdo! Não tem grande segredo, como seu site está estruturado hoje? Como seu conteúdo é exibido? Como ele é comparado a sua concorrência? Essa análise precisa ser feita pra ontem!

SEO é um mundo complexo, mas se tentarmos simplificar, é o trabalho (recorrente) de deixar seu conteúdo e o seu site superior ao dos seus concorrentes. Vamos trabalhar basicamente com duas frentes: Qualidade estrutural (técnica) e o seu conteúdo (texto).

Sem dúvidas, conteúdo é a alma do SEO, sendo a principal ferramenta que vai mostrar ao Google durante os seus rastreios que o seu site realmente entende daquele determinado assunto, ou seja, aquela página ou aquele artigo se torna referência no assunto abordado.

Isso acontecendo e o Google entendendo que o seu conteúdo é o melhor entre todos os seus concorrentes, você poderá alcançar mais acessos e melhores posicionamentos naquele termo. Claro que estamos simplificando o processo, mas o caminho mais curto de entender a como conseguir o tão sonhado top 3 é esse.

Recapitulando, seu site precisa ter:

  1. Uma estrutura impecável;
  2. Uma relevância forte;
  3. Autoridade;
  4. Conteúdo vasto, único e de qualidade.

Conclusão – Por que investir em SEO?

Com o aumento exponencial da sua concorrência injetando verba em mídia paga, e com o retorno cada vez menor por conta da competitividade, a única forma de você equalizar o retorno do seu investimento em ADS e crescer o seu retorno com marketing digital, é aumentar ou começar a investir em SEO e conteúdo para o seu negócio.

Entenda que o maior poder de decisão de todas as mídias está no orgânico, a relevância e retorno sobre o investimento estará lá. A médio longo prazo você sentirá que valeu a pena!

 

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