Propagandas online ganham cada vez mais espaço no mundo da publicidade
Por muito tempo, a televisão era o melhor canal para propaganda com grande chances de conversão, o público em geral estava muito mais em contato com a mídia tradicional. Entretanto, desde 2016, especialistas fazem projeções de como as propagandas online vão superar os comerciais da mídia televisiva.
Com mais de 63% dos domicílios com internet, em pesquisa realizada pelo IBGE, o contato do brasileiro com o mundo virtual está cada vez maior. O principal atrativo é a possibilidade de somente assistir aquilo que interessa para o usuário pelo tempo que lhe agrada.
Vantagens das propagandas online
Outra grande vantagem é a variedade em propagandas online que é possível, diferentemente da televisão em que uma propaganda de sucesso deve ter de 30 a 60 segundos com um forte impacto em conteúdo visual entre as programações, a internet cria uma liberdade na escolha de como atrair um cliente.
Entender sobre o comportamento do cliente faz parte do primeiro passo para criação de um conteúdo publicitário para internet. Com o avanço tecnológico, a rapidez é uma exigência, e quanto mais rápido as coisas passam pela tela menos foco e atenção o usuário destina ao conteúdo oferecido.
Postagens em mídias sociais e blog possuem cerca de 8 segundos para segurar o usuário no seu conteúdo, se o início for fraco e desinteressante a postagem cai no esquecimento e dificilmente o cliente irá ler até o final.
Passados os primeiros contatos positivos com o usuário, o anunciante e o cliente criam uma relação de fidelidade.
Outro forte motivo para a publicidade na internet ser mais vantajosa é a oportunidade do cliente entrar em contato mais facilmente em contato com a empresa. A relação entre ambos se estreita.
Presença online é um diferencial necessário para uma empresa
Todas as lojas possuem horário para abrir e fechar, exceto as virtuais. Certamente, se o cliente ligar às 3 horas da manhã ninguém irá atender. Entretanto, esse mesmo cliente pode mandar uma mensagem para a mesma empresa de madrugada e receber a resposta nos primeiros horários de funcionamento.
Atualmente, uma empresa não consegue sobreviver só com propaganda em televisão ou panfletos distribuídos na rua.
Investir em propagandas online gera maior número de conversões
Em 2016. a previsão sobre anúncios já declarava a nova e definitiva era da propaganda, a internet não pode ser deixada como adicional. Um grande fluxo de clientes vem da rede mundial de computadores.
As mídias sociais exercem grande poder de captação e são essenciais para uma campanha. Os recursos disponíveis são capazes de colocar a empresa na frente até de clientes que despretensiosamente fazem uma busca.
E quando o material oferecido é de alta qualidade, o cliente fica mais propenso a comprar aquele produto, mesmo que por impulso. As propagandas nas mídias tradicionais servem como base para a publicidade online.
Leia também: Como melhorar a sua conversão
O alcance da propaganda digital é diferenciado
Muitos domicílios brasileiros têm aparelhos de televisão, mas que ficam desligados em boa parte do dia. Diferente da internet, a qual o brasileiro não consegue mais viver longe, principalmente quando ela passou a ser fornecida também em smartphones.
Durante o trabalho, horário de almoço, antes de dormir ou até depois de acordar a primeira coisa que muitos fazem é conectar o celular à rede. As notícias e novidades estão sempre invadindo as telas dos aparelhos.
Uma propaganda bem planejada tem chance de atingir um número muito maior de público, as pessoas compartilham entre grupos e os grupos compartilham para outros, assim por diante.
Um post interessante no Facebook ou um vídeo no Youtube podem ser virais da noite para o dia.
Instagram é uma mídia social com grande peso, porém nem todos os segmentos necessariamente precisam de uma conta. O Facebook é sempre uma escolha melhor para o negócio.
Além das redes sociais existem outros métodos para investir na publicidade online
As redes sociais não são a única forma de marketing digital disponível, outros meio também são muito eficazes nesse processo.
Links Patrocinados
Um dos meios mais utilizados é o investimento em Links Patrocinados com as técnicas disponíveis no Google Adwords.
Você pode conferir mais informações sobre o Adwords no artigo Certificações Google Adwords, que preparamos com informações relevantes.
E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma técnica em massa de publicidade. A propaganda é enviada com mensagens simples e muito convidativas para incentivar os usuários a comprarem os produtos que são anunciados.
Vídeo Advertising
O Video Advertising são aqueles vídeos de propaganda colocados na primeira posição no Youtube. Eles aparecem assim que o site é aberto ou quando uma pesquisa é feita. De uma forma ou de outra esses vídeos estão presentes e influenciam o caminho de decisão de compra dos usuários.
YouTube
Outra inserção da propaganda no Youtube são os vídeos que remetem os comerciais de televisão. Aparecendo antes e muitas vezes no decorrer do vídeo. Um problema das propagandas inseridas dessa forma são os 3 segundos obrigatórios, é um curto tempo para atrair o usuário. Entretanto, aqui a criatividade do anunciante precisa estar em dia, com 3 segundos é possível segurar a atenção do cliente.
Remarketing
O recurso de Remarketing possibilita uma conexão mais direta com usuário e a empresa. Os anúncios são personalizados para cada usuário que já visitou o site, porém não fizeram compra alguma. Este recurso tem um grande peso em uma campanha com os recursos oferecidos pelo Google.
Moderação na propaganda é chave do negócio
Algumas formas de anúncio não são bem vistas entre os usuários, entre elas os banners em torno do conteúdo do site e as telas pop-up, anúncios que surgem de forma inesperada para o cliente. São formas úteis, porém não muito apreciadas.
É sempre bom relembrar que por mais que os recursos de propaganda estejam disponíveis para qualquer um, é inegável a necessidade de uma equipe especializada para utilizar cada recurso em sua potência máxima com excelência.
Desde as pequenas até as grandes multinacionais investem de forma significativa na publicidade online. Todas buscam um único resultado final, um grande número de conversões e a fidelidade do usuário. As empresas relutantes a se inserirem na rede irão ficar para trás no competitivo mercado. Um site não é mais luxo, e sim prioridade.
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