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Psicologia das Cores: como influenciam na representação da empresa?
20 de dezembro de 2013
Muitas vezes em uma reunião com o cliente para organizar o briefing de nosso trabalho a decisão de cor para o projeto é um assunto delicado. Na maioria dos casos, nem o cliente nem a agência saem satisfeitos com a decisão final. Mas afinal, porque ocorre essa divergência?
O erro mais comum é pensar que a cor do seu projeto deve ser a cor que você mais gosta, ou a cor que seu cliente mais gosta. No entanto, nos estudos de Design existe uma disciplina chamada Psicologia das Cores. Tal disciplina ajuda a entender o sentimento que cada cor transmite e, ao mesmo tempo, identificar qual cor representará melhor sua empresa.
Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, nas cores do McDonald’s, a maior parte de redes de fast food, utiliza as cores vermelho e amarelo para representar sua empresa. Tais cores fazem jus aos molhos mais utilizados: ketchup e mostarda! Fora, é claro, que o amarelo no formato do M remete as batatas fritas que acompanham os lanches da rede. Tal comparação fez com que instintivamente as pessoas assemelhassem essas cores à sua fome. As pizzarias costumam utilizam o vermelho por remeter ao molho de tomate e o verde quando querem se referir à cultura italiana.
As cores de um projeto representam uma identidade visual para a empresa e não devem ser escolhidas aleatoriamente. Elas devem transmitir o sentimento correto para que o seu cliente sinta o desejo de utilizar os seus serviços. Essa cor nem sempre a sua cor favorita da agencia ou do cliente.
Um exemplo que ajudará a clarear melhor essa ideia: imagine que uma empresa de consultoria realizou uma pesquisa interna, na qual foi comprovado que maior parte das pessoas que frequentam a empresa gostava do laranja, uma cor alegre, forte e vibrante, trazendo à tona o sentimento de criatividade. No entanto, o ramo dessa empresa de consultoria é algo mais formal, intelectual, algo que é mais bem representado pelo azul.
Isso não significa que, por ter a cor azul como parte de sua identidade visual sua empresa não seja alegre e vibrante, mas sim a empresa preza por trabalho sério que envolve muito estudo. Essa escolha de cor facilitará na hora de fidelizar seus clientes e atrair clientes novos, pois através do sentimento que a cor transmite eles serão capazes de analisar que esta é a empresa correta para eles.
E você, já repensou nas cores de sua empresa? Que tal ter um novo olhar do seu projeto? Entre em contato conosco!