Qual a diferença entre SEO on page e SEO off page?

SEO on page e off page

Já ouviu falar de SEO on page e SEO off page? Esse termo é bastante conhecido no Marketing Digital, se planeja estruturar sua marca no mundo online é fundamental que entenda e use essa técnica.

O Search Engine Optimization, ou melhor dizendo SEO é uma estratégia utilizada para realizar o aumento do alcance de forma orgânica, deixando seu site no topo dos buscadores do Google.

Ou seja, saber manusear os métodos SEO se tornou um diferencial, afinal as buscas se tornaram o canal mais importante para o e-commerce, realizando interações relevantes para futuros consumidores de sua loja virtual.

Quer implementar as melhores práticas? É de extrema relevância que sua empresa aposte no uso adequado das estratégias, isto é, procure uma agência especializada em SEO, que entenda sobre o posicionamento online.

Fique neste artigo e entenda sobre SEO on page e SEO off page. Confira!

O que é o SEO on page?

O primeiro passo para entender o Marketing Digital é conhecer o termo SEO on page. Sua funcionalidade é caracterizada por ações de incrementações realizadas em seu site de e-commerce. Basicamente age como um otimizador, ou seja, o SEO on page pega informações de:

  • Tag de títulos;
  • Palavra-chave;
  • Links internos;
  • Conteúdos visuais;
  • Design;
  • Meta-descrição.

O SEO on page, consegue reunir diversas estratégias que vão levar o seu site ou loja virtual para o topo das pesquisas. Se planeja desenvolver uma estrutura no qual o próprio algoritmo trabalhe por você, está na hora de aplicar essa tática em sua empresa.

Vamos falar um pouco nos tópicos principais?

Tag de títulos

A tag de título, como o próprio nome sugere, é colocar o título da sua página na rede de buscas. Essa ferramenta é fundamental para que o usuário encontre seu site ou e-commerce mais rápido.

Meta-descrição

Um outro método bastante utilizado na formação de SEO on page é a elaboração criativa de uma meta-descrição. Esse fator é essencial, pois resume o assunto de forma dinâmica, podemos encontrá-la logo abaixo do título. Esse comando exigido como melhoria de seu site, pelo (SERP) – Página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Podemos dizer que a meta-descrição é um tipo de isca, chamariz para que o possível cliente ou leitor seja atraído para o seu conteúdo.

Palavra-chave

As palavras-chaves possuem uma influência muito grande no ranqueamento, usar desse recurso, naturalmente, fará com que seu conteúdo seja visto como algo importante, aparecendo em primeiro nas pesquisas.

Mas fique atento! O uso constante de forma inconsequente pode ser visto pelo algoritmo como spam, por isso as palavras-chaves devem ser usadas de forma estratégica.

Search concept with magnifier, wooden blocks, keyboard on gray background top view. horizontal image

Pesquisa estratégica de palavra chave

O conceito de SEO off page, por outro lado, é desenvolvido por fora do seu site, ou seja, utiliza de estratégias que realizam comparações entre outros domínios, assim determinado as posições em que site irá aparecer nos resultados de busca, como os do Google, assim aprimorando a otimização.

Isso ocorre por conta da identificação dos buscadores sobre a relevância de seu site ou e-commerce na internet. Ter um bom alcance e atingir o tão sonhado “status” de visibilidade lucrativa.

Seja qual for o tipo do seu negócio, uma consultoria de comunicação, para que sua empresa tenha mais autoridade no mundo online, é indispensável que outros sites utilizem seus links como referência de forma natural. Esses links vindos de outros sites são chamados de backlinks.

A inteligência do Google entende e utiliza como pontos de relevância, o uso destes links em outros domínios, como aspectos a serem ranqueados, se tornando uma estratégia valiosa. Para isso, é utilizado:

  • Links externos;
  • Conteúdos de autoridade;
  • Estrategias personalizada;
  • Divulgação de conteúdo.
  • Esta estratégia é mais utilizada por profissionais de nível Técnico e
  • Especialistas em Marketing Digital, ou seja, existe um foco maior no SEO on page.

Para que o sucesso seja atingido de forma mais rápida é ideal mesclar as duas estratégias, assim relacionando os trabalhos com links externos e internos.

Contudo, conhecer os elementos que compõem essa parte do SEO é de extrema importância para entender quais são os principais fatores de ranqueamento. Vamos lá?

Texto âncora

O texto âncora é conhecido por ser associado a um link dentro do texto, você encontrará ele em azul e sublinhado.

Podemos dizer que o texto âncora é um hiperlink, ou seja, um conteúdo clicável.

No SEO on page, há uma grande importância na utilização de links internos e keywords (palavras-chave) para compor o texto e consequentemente dar maior engajamento, já no SEO off page a estratégia é semelhante, a linkagem deve vir de fora.

Menções

Para que os buscadores trabalhem de forma autônoma, é interessante destacar que somente o uso de links não é o bastante para alavancar os principais fatores de ranqueamento.

Realizar citações e menções dentro do texto é de extrema relevância, resultando no destaque de sua página, assim as chances são boas de que o usuário visite o site.

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