SEO X Tráfego pago: saiba a diferença e como aplicá-lo

Tráfego pago

Quem trabalha com e-commerce precisa estar atualizado não apenas sobre técnicas seo, mas também sobre o tráfego pago. Até porque sabemos que o Seo e os anúncios pagos, são técnicas muito importantes para quem deseja se manter relevante no comércio digital.

Seja para oferecer um produto ou serviço, o empreendedor que trabalha diretamente com a internet precisa estar sempre atualizado. E isso não é à toa! O produto pode ser o mais interessante e inovador, mas sem a otimização em pesquisas orgânicas ou pagas de nada adianta.

Logo de tráfego orgânico ou pago, o usuário vai chegar ao serviço ou produto e a primeira impressão é a que conta. Além dessa chegada triunfal, essas estratégias garantem que ao menos o que foi anunciado seja visualizado.

São milhões de acessos realizados em páginas de internet por dia, é preciso estar atento em como aparecer nesses buscadores. Por isso, as estratégias seo e o tráfego pago são essenciais para qualquer empreendedor de e-commerce.

Entretanto, antes de estabelecer qualquer estratégia de seo ou tráfego pago é importante saber qual o objetivo das páginas ou anúncios, antes de tudo. Além disso, o público alvo serve para direcionar quais as melhores estratégias a serem adotadas.

A qualidade do conteúdo junto a algumas técnicas de seo influenciam bastante na retenção do usuário. E as técnicas e o produto devem caminhar lado a lado para uma melhor performance.

Entenda a diferença de SEO para o tráfego pago e como aplicar cada uma em sua loja virtual.

SEO

De antemão, o Seo é o conjunto de estratégias que cumpre o intuito de melhorar o posicionamento de um site em buscadores. Seja no Google ou Bing, qualquer ferramenta de pesquisa utiliza robôs e algoritmos que melhoram a experiência do usuário ao ponto de encontrarem qualquer coisa que estejam interessados.
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Nesse sentido, as palavras-chaves atuam como norteadores das pesquisas. Muitas das técnicas em seo estão relacionadas a utilização das palavras-chaves nos textos ou anúncios. Além disso, as plataformas trabalham com o dinamismo que a internet exige.

Basicamente o Seo trabalha com o tráfego orgânico. O Google e outros buscadores posicionam os sites que mais utilizam as técnicas seo. Elas vão desde uma escrita personalizada que visa a retenção do usuário a palavras-chaves e um  layout responsivo.

Dicas

  • Utilizar palavras-chaves mais procuradas
  • Experiência do usuário como um todo, seja no layout de uma página a velocidade desta
  • O conteúdo deve ter qualidade com técnicas de escrita que entretêm o leitor.
  • Link building, quanto mais links o site tiver mais autoridade ele possui não apenas para o Google, mas também aos usuários
  • Branding, artigos em seo ajudam na imagem da empresa e também tem impacto expressivo com os usuários

Tráfego pago

O tráfego pago trabalha com anúncios e artigos patrocinados. Um cliente de uma determinada loja deseja impulsionar as vendas de um produto, ele utiliza do tráfego pago para manter esse produto no topo das pesquisas.

Dessa forma o que diferencia estratégia seo para o tráfego pago, é o patrocínio de anúncios, artigos ou vídeos. Nesse sentido, o ROI (Retorno sobre o Investimento) do tráfego pago é geralmente mais alto do que o do tráfego orgânico.

O que diferencia ambos é que no orgânico apesar de utilizadas as técnicas de otimização em pesquisas, o anúncio não necessariamente estará no topo das pesquisas já que o seo exige uma estratégia de médio a longo prazo quando se fala em ranqueamento.

É um conjunto de técnicas que precisam ser utilizadas, mas tem um retorno mais demorado quando comparado ao tráfego pago.

Bem como o tráfego pago, o anunciante tem como direcionar o conteúdo para o público alvo de maneira mais precisa. Além disso, pode escolher se vai pagar por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM) a depender de qual o intuito da empresa.

As duas estratégias são cruciais quando falamos sobre marketing digital. Quem deseja posicionar portais de e-commerce ou notícias, precisa das duas trabalhando em conjunto. Até porque, por mais que o anúncio seja pago, a ideia é reter o cliente e fazer uma venda e para isso o seo é utilizado.

Dicas de tráfego pago

  • Google Ads e Facebook Ads são as ferramentas de tráfego mais utilizadas
  • Palavras-chaves o anunciante deve acompanhar as palavras chaves frequentemente para não ter prejuízos com os anúncios
  • Técnicas de persuasão, o anunciante deve utilizar de imagens e palavras chamativas que detém a atenção do usuário e pode converter em compras
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