Tendência na Internet: Google Trends e o fenômeno da sazonalidade
A Internet é um universo incrível! Nas últimas décadas, inúmeras ferramentas, programas, aplicativos e diversos conteúdos foram criados para otimizar nossa experiência online. Consumimos – quase tudo – via notebook, computador ou celular. O mundo nunca esteve tão conectado. Naturalmente, com o aperfeiçoamento desta tecnologia, outras potencialidades surgiram. No artigo de hoje, vamos falar sobre uma bem específica: o Google Trends, uma ferramenta capaz de te mostrar como funciona a tendência na Internet, especialmente em datas sazonais.
Ficou confuso? Calma! No final deste conteúdo, você vai entender perfeitamente como trabalhar com tendências na Internet, como explorar o Google Trends e por que se atentar tanto às datas sazonais. Vamos lá?
O que são datas sazonais e qual seu impacto nas buscas pela Internet?
As datas sazonais são aqueles períodos temporários, típicos de época ou estação. Por exemplo, em junho, comemoramos no Brasil o Dia dos Namorados – trata-se de uma data sazonal em que as empresas que vendem produtos relacionados conseguem aumentar as suas vendas.
Tudo bem, você entendeu como funciona uma data sazonal, mas como eu posso explorar ao máximo esse curto espaço de tempo? A resposta atende pelo nome de Google Trends!
Google Trends: aproveite o que é tendência na Internet
Criado em 2006, o Google Trends é uma ferramenta gratuita que ajuda a descobrir as principais tendências relacionadas a uma palavra-chave específica. Dessa forma, ele gera um gráfico em que é possível analisar a variação das buscas sobre o assunto pesquisado, refletindo diretamente o interesse do público.
Páscoa 2020: uma oportunidade de mercado!
As explicações sempre funcionam melhor com um bom exemplo, então, prepare-se! Na data de publicação deste artigo, estamos há mais ou menos um mês da Páscoa 2020. Sabe o que isso significa? Simples: temos uma grande oportunidade de explorar termos relacionados a essa data sazonal, para assim, colocar nossa empresa em evidência. Além das marcas que vendem chocolate, empresas de outros ramos também podem aproveitar o boom na palavra-chave “páscoa” para se colocarem em evidência.
Para não te confundir, vamos por partes:
Empresas que vendem chocolate
Nesse caso, é bem clara a vantagem do período para aumentar as vendas. As pessoas estão procurando, diariamente, as melhores opções de ovos de páscoa, barras de chocolate, caixas de bombons, etc. Ao usar o Google Trends, você terá uma noção abrangente do o que seu público-alvo está buscando. Eles querem ovos de páscoa caseiros? De chocolate branco, amargo ou ao leite? Eles querem algum ovo temático? Todas essas nuances podem ser identificadas com uma boa análise na ferramenta.
Empresas que não vendem chocolate
Tudo bem, mas como empresas que não são do ramo podem se beneficiar? No exemplo abaixo, vemos que as principais consultas relacionadas à Páscoa em 2019 envolvem um tema bem específico: a Tele Sena de Páscoa! Ou seja, uma marca que não tem nada a ver com chocolate teve um grande destaque no período. Nesse caso, se a sua empresa não trabalha diretamente com o produto em destaque, vale a pena explorar o período para conteúdos especiais.
Vamos supor que você tem uma empresa de contabilidade. Por que não preparar um conteúdo explicando sobre os impostos dos ovos de páscoa dando dicas de como economizar na compra?
É importante destacar que as datas sazonais podem ser aproveitadas por todo mundo, claro, uns com mais assertividade do que outros, mas ainda vale a pena. Afinal, uma tendência na internet nunca deve ser ignorada!
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Até a próxima!
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