SEO para 2023 – Conheça as principais tendências de SEO para 2023

Seo para 2023

Em 2023 podemos dizer que já não é mais nenhum segredo que as estratégias de SEO são tão importantes para o sucesso de uma marca na internet a longo prazo, e também não é nenhum segredo que o que é considerado uma boa ação de SEO ontem pode não ter o mesmo resultado hoje.

O comportamento do público online muda constantemente e com isso novos parâmetros de qualidade também vão surgindo, para garantir sempre uma boa experiência para o usuário, e empresas que não seguirem as tendências podem ficar para trás nessa grande corrida. Não ficar atento às novidades em SEO para 2023 significa perder pontos diante seus concorrentes, por isso confira quais são as tendências que vão marcar as estratégias de conteúdo orgânico.

Principais tendências de SEO para 2023

Saiba quais são as principais tendências de SEO para 2023 e como irão afetar as estratégias utilizadas em seu site.

Novos algoritmos do Google

Se vamos falar de tendências não podemos deixar de começar com quem dita as regras, o carro chefe entre os buscadores! O Google nunca para de atualizar seu algoritmo, por isso é imprescindível que você esteja atento às novidades e mudanças que a plataforma lança no ano.

São atualizações que envolvem desde como funcionam as avaliações de produtos até sobre links de spam. O Google tem como prioridade criar algoritmos que vão ditar as regras para que os conteúdos orgânicos sejam melhor aproveitados pelos usuários. E pode acreditar que o Google não tem problema algum em lançar diferentes atualizações no mesmo mês, portanto que todas elas levem ao mesmo resultado, uma experiência mais agradável ao usuário!

O EAT ganhou uma nova sigla

Se você ainda não estava muito familiarizado com o termo EAT do Google, saiba que significa E – Expertise ; A – Authority ; T – Trust ( em tradução livre podemos dizer Especialidade, Autoridade e Confiança) e são considerados os pilares para avaliação de um bom conteúdo de um site. O Google utiliza esses parâmetros para identificar quais são as informações online mais relevantes e úteis para o usuário.

Mas para 2023 o Google entendeu que é necessário acrescentar mais um pilar, a Experiência do autor. É considerado Experiência o nível de conhecimento do autor ao criar um conteúdo sobre certo tema, como por exemplo um médico falando sobre medicamentos para dor de cabeça.

Tendo em mente esse acréscimo é preciso ao criar um conteúdo com foco na clareza, relevância, qualidade estando o mais próximo possível do que o usuário realmente pesquisa. Um conteúdo que se vale de exemplos e imagens diretas tem muito a ganhar com o EEAT.

Conteúdo útil e relevante ainda é o carro chefe

O conteúdo é o carro chefe do SEO! A base de toda a estratégia de pesquisa orgânica se dá na qualidade dos conteúdos a serem publicados. O usuário ao buscar o Google como fonte de pesquisa espera encontrar conteúdos com informações realmente úteis. E se você já investe em SEO porém não se atenta a esse detalhe, já deve ter percebido uma queda em acessos não é mesmo?

Muitos criadores de conteúdo deixam de lado a qualidade para implementar estratégias para gerar o maior número de leads possível, porém cada vez mais esse tipo de ação vem se mostrando ineficaz ao longo prazo. De primeira pode parecer muito atrativo um grande número de leads, porém quando analisamos de fato esse número é possível perceber que nem todos estes leads são qualificados.

Não importa ter um grande número de leads se nenhum deles é qualificado. Se você quer vender seu produto/serviço é essencial atrair as pessoas certas! Crie seu conteúdo para pessoas e não para os mecanismos de buscas, afinal não são eles que vão comprar o seu produto, não é mesmo?

Outro ponto importante é o conteúdo dentro de imagens, sim, as imagens também contam bastante para o SEO! O Google em si gosta de imagens com títulos com as palavras-chaves, sejam elas o foco ou até mesmo relacionadas, o importante é preencher!

Inteligência Artificial

Que a inteligência artificial em algum momento iria ganhar mais espaço, isso já era esperado, porém o ponto é, quanto espaço as IA realmente vão ocupar? Com o ChatGPT, a febre do momento, podemos perceber uma nova direção na forma que os usuários irão fazer suas pesquisas. Os buscadores não vão deixar de existir ou serem úteis, porém as Inteligências Artificiais chegam com a intenção de realmente mexer no jogo!

Se isso não era o suficiente para o Google, a plataforma liberou o Bard, sua própria forma de chat com Inteligência Artificial, ainda em processo de testes. Porém a existência destes chats é a representação de que as tecnologias nunca param de avançar e cada vez mais estamos diante de um futuro muito diferente do que se podia imaginar a tempos atrás.

O Google também possui em seu arsenal outra ferramenta de inteligência artificial, o Google MUM. Uma ferramenta que tem como expectativa otimizar os processos de busca na internet, sendo capaz de personalizar os resultados exibidos na SERP e entregar conteúdos mais completos e diversificados. O que coloca conteúdos que fazem a diferença para o usuário na frente daqueles que se repetem constantemente sem novas informações.

Experiência do usuário

O Google priorizar a experiência do usuário segue sendo um ponto importante para o SEO em 2023. Não basta criar o conteúdo certo, é necessário também estar atento como o usuário irá consumir tudo o que você está disponibilizando.

Isso engloba o desenvolvimento de uma versão mobile responsiva e rápida, um layout eficiente e recursos de fácil acessos disponíveis. Analise o conteúdo que já foi publicado e observe se há mudanças possíveis, o que está em excesso ou em falta, fique atento aos detalhes e os resultados que essa otimização proporcionou. Mantendo um conteúdo rico e que preze pela experiência do usuário, a reputação do seu site tende a crescer, e isso faz total diferença no seu posicionamento!

Destaque para conteúdos em vídeo

O formato de conteúdo em audiovisual vem ganhando cada vez mais espaço nas buscas dos usuários, em especial quando consideramos o boom de redes sociais como TikTok e Instagram, mídias onde o conteúdo visual se sobressai ao conteúdo por escrito.

Hoje uma marca que deseja atingir um maior número de pessoas deve investir na criação de um conteúdo mais visual, afinal hoje em dia com as redes sociais é fácil criar um vídeo, editar e publicar. Os smartphones transformaram essas produções em algo rápido e fácil! Mas não se preocupe, o conteúdo em vídeo não está substituindo os textos, mas sim complementando!

A MULTLINKS É ESPECIALISTA EM SEO!

Agora que já conhecemos mais sobre as tendências de SEO para 2023, vale a pena ressaltar que executar você mesmo as otimizações de SEO é um passo um tanto quanto arriscado, ainda mais quando essas ações envolvem códigos do site, isso não quer dizer que você não possa fazer porém é por sua conta em risco caso algo aconteça e seu site acabe não alcançando o resultado esperado.

Entretanto somente o olhar e experiência de um profissional sabe lidar com todas as informações que são analisadas nos diversos tópicos que contamos acima e encontrar as melhores soluções para seu site.

A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.

Contamos com profissionais especialistas em SEO e todas as ferramentas oferecidas para serem utilizadas em sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.


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Nos vemos no próximo artigo.

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