TJ/SP proíbe usar nome de concorrente em campanhas no Adwords
Uma prática muito comum em campanhas nos Links Patrocinadas está proibida. Era muito frequente usar nome de concorrente em campanhas no Adwords.
A partir de agora, por conta do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), essa prática está proibida.
Entenda a proibição de nome de concorrente em campanhas no Adwords
Ocorreu um caso, onde em primeira instância, uma empresa foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 15 mil por uso de palavra-chave indevida. Foi considerado também que o uso inapropriado de uma marca pode causar confusão para o usuário que realiza a pesquisa.
A decisão foi tomada com base no Código de Propriedade Industrial, artigo 130 e os seguintes em que se constatou danos morais e concorrência desleal.
Como as empresas agiam
Algumas empresas utilizavam técnicas desleais para que pudessem aparecer em primeiro lugar nos resultados de buscas na internet por meio de Links Patrocinados com palavras-chaves de concorrentes.
Por exemplo, quando uma marca torna-se mais relevante que o próprio produto como:
- Gillette – aparelho de barbear;
- Omo – sabão em pó;
- Danoninho – iogurte.
O que essas empresas faziam eram utilizar os nomes das marcas para associar aos seus produtos, prejudicando seus correntes e causando confusão aos usuários.
Com essa decisão do TJ/SP, as campanhas pagas não poderão mais utilizar essa estratégia. Vamos aguardar agora se haverá alguma mudança na ferramenta (Google Adwords) para barrar esse tipo de atividade por parte de quem desenvolve a campanha.
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- Sem categoria
Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na inter...
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...