Sejamos honestos: o mercado de agências de Marketing Digital está saturado. Nos últimos anos, inúmeros especialistas em SEO surgiram oferecendo soluções milagrosas para os diferentes tipos de negócios. Então, você, dono de um pequeno negócio que acabou de saber um pouco mais sobre website pode se perguntar: como escolher uma agência de SEO?
Nesse artigo, vamos te mostrar alguns critérios para escolher uma agência e confiar o seu site, mas primeiro, é importante explicar melhor o que é essa coisa maluca conhecida como Search Engine Optimization, o popular SEO.
O que é SEO e por que ele é tão importante para o seu sucesso online?
Traduzindo o termo em inglês, SEO significa “otimização do mecanismo de pesquisa”. A contratação de uma agência de SEO representa que você decidiu entrar de vez no mundo digital e competir com os seus principais concorrentes para oferecer os seus produtos e serviços para todo o seu público. Ok, mas como as técnicas de SEO vão te ajudar nisso? Abaixo, listamos as principais atividades de um especialista nesta área do Marketing Digital segundo o próprio Google:
- Análise do conteúdo e/ou da estrutura do seu site;
- Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript;
- Desenvolvimento de conteúdo;
- Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Treinamento de SEO;
- Experiência em regiões e mercados específicos.
Como escolher uma agência de SEO
Agora que você compreende melhor o que uma agência de SEO pode agregar ao seu negócio, está na hora de saber como escolher uma para a sua empresa. Existem fatores que devem ser levados em consideração, e outras informações que você precisa ter em mente na hora de buscar esse tipo de serviço.
1. Nenhum especialista de SEO pode te prometer a primeira posição no Google
A primeira posição é o sonho de consumo de qualquer empresa que investe em Marketing Digital. Contudo, precisamos quebrar essa ilusão de uma vez: não é possível garantir que o seu site ocupará a primeira posição para o termo que você acha mais importante.
Não, isso não quer dizer que o trabalho está sendo mal-feito, somente quer dizer que ninguém tem controle sobre isso. Quando falamos em SEO, há muitos elementos que influenciam no ranqueamento de um website além da parte técnica exclusivamente. Por exemplo, temos concorrentes, as peculiaridades de cada negócio, a quantidade de investimento disponível… Então, saiba disso: você pode sim chegar na primeira posição, mas isso, na maioria dos casos, vem com bastante tempo de trabalho.
2. Cuidado com agências que não são transparentes
Por se tratar de um ramo ainda desconhecido por muitos empresários, infelizmente, é possível encontrar agências que não são totalmente verdadeiras com o serviço prestado. Uma relação de parceria é fundamental para a implementação de técnicas de SEO em um site, afinal, estamos falando de um investimento financeiro que não dará um retorno imediato – como os anúncios.
Está com alguma dúvida ou insegurança? Converse com o especialista! Ele deve estar a sua disposição para explicar qualquer questionamento feito.
3. O que perguntar para uma agência de SEO?
Para ajudar a responder a pergunta “como escolher uma agência de SEO?”, o Google preparou uma lista de perguntas que devem ser feitas durante a negociação.
- Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
- Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
- Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar o seu negócio de pesquisa orgânico?
- Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
- Qual é a sua experiência no meu setor?
- Qual é a sua experiência no meu país ou em minha cidade?
- Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
- Há quanto tempo você está no mercado?
- Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
4. Outras informações a serem checadas sobre como escolher uma agência de SEO
Por fim, o Google também montou uma relação de atitudes que indicam que a agência de SEO é suspeita ou desonesta, confira:
- Tiver domínios de fachada;
- Colocar links para outros clientes nas páginas de entrada;
- Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços;
- Não distinguir entre verdadeiros resultados de pesquisa e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa;
- Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você obteria de qualquer forma;
- Obtiver tráfego a partir de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware;
- Tiver domínios excluídos do índice do Google ou se ele mesmo não estiver listado no Google.
Depois desse conteúdo, deu para perceber os cuidados na hora de escolher uma agência de SEO, certo? Lembre-se de procurar uma empresa com experiência no mercado, que apresente cases reais de sucesso e que tenha um time de primeira. O Marketing de Conteúdo é muito importante para negócio, por isso, é essencial encontrar uma parceira bacana para realizar a otimização do seu site.
Se gostou do nosso conteúdo, por que não marcar de tomar um café aqui no nosso escritório? Nós somos a Multlinks, uma agência especializada em Marketing Digital e com mais de 11 anos de experiência. Ou seja, passamos por todas as transformações do conteúdo para internet da última década, e estamos prontos para potencializar o seu negócio.
Aguardamos a sua visita e até o próximo artigo!como escolher uma agência de SEO
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