Empresas de todos os portes, segmentos e nacionalidades já perceberam que vender pela internet é um dos meios lucrativos aos seus empreendimentos.
Quem nasceu antes da década de 1990 presenciou as grandes transformações que a web trouxe ao nosso dia a dia quando deixou de ser de uso exclusivo dos militares, cientistas e estudiosos americanos e passou a ser parte da nossa rotina.
Comparativo das estratégias online e offline
A venda offline é diferente da feita online e para que você possa compreender como é o mundo virtual da Rede Mundial de Computadores, vamos te explicar sobre:
As regras do jogo;
A importância do Google;
WordPress;
Como a sua marca pode se tornar referência.
Embora falamos de dois mundos diferentes (online e offline), o comportamento humano tende a se adaptar aos dois ambientes.
Entenda melhor neste comparativo.
Seu endereço offline e online
Sua empresa existe em um endereço físico, correto? Com um endereço composto por nome da rua/avenida, número, bairro e CEP.
Na internet, seu endereço é o seusiteem que você compra um domínio com o nome da sua marca.
É importante que seu site seja responsivo (que consegue se adaptar às diferentes telas).
Ações de divulgação
O Marketing da sua empresa muda de um ambiente para o outro. Enquanto folders e materiais de divulgação ainda são úteis offline, o Remarketing, Links Patrocinadose Campanhas Pagasconvertem em vendas na internet.
O famoso Boca a Boca
Para compreender o comportamento do seu cliente, basta você mudar de lugar e se posicionar como um.
Quando há a necessidade em escolher uma nova empresa de prestação de serviços como é o caso de escolher um dentista, se alguém da sua família ou um amigo indicar um profissional, qual é a probabilidade em você aceitar a sugestão?
É exatamente assim que o boca a boca funciona. Na internet, ele vem com uma nova roupagem. É possível contratar influenciadores digitais para divulgar seus produtos em vídeos, fotos e publicações em redes sociais.
Além disso, o uso de engajamento de quem aprova os seus produtos é importante para gerar uma divulgação espontânea e com excelentes resultados para vender pela internet.
Pesquisa
A escolha por sua marca e não a do seu concorrente é feita por meio de pesquisa. Muito além do Boca a Boca, o seu cliente está mais exigente e realiza buscas sobre sua reputação em sites de reclamações, comentários em redes sociais e em vídeos.
Manter produtos de qualidade, bem como investir em um atendimento personalizado, rápido e assertivo precisa fazer parte da sua rotina.
Relacionamento com o cliente
Enquanto sua loja física pode oferecer alguns agrados aos clientes como um local com música ambiente, água, cafezinho, um bate-papo com um vendedor comunicativo, a internet oferece por meio dasRedes Sociais um estreito relacionamento com eles.
Um blog para chamar de seu
Além disso, ter um blog contribui para levar informações relevantes aos seu público e ainda proporcionar uma comunicação direcionada.
Dentro do blog, você pode oferecer materiais ricos e gratuitos; promover uma Landing Pagecom algum benefício capaz de gerar empatia com sua marca.
É possível trabalhar diferente formatos, tais como:
A compra
A internet promove a venda de produtos de forma muito mais fácil e prática. Basta escolher o modelo que deseja, inserir as informações de entrega, pagamento e esperar a entrega.
Se podemos encontrar tudo pela internet, como acharíamos uma informação diante de tantas opções?
A fim de solucionar este tipo de problemas o Google criou seu próprio site de buscas nos anos 2000.
De lá para cá, as mudanças estruturais em seus algoritmos e os constantes investimentos em tecnologias o tornou o principal buscador da internet.
Se o Google é utilizado por mais de 90% dos brasileiros (dados do Serasa Experian), devemos seguir as suas recomendações.
Assim como na infância, nós brincávamos com a criança que tinha a bola e quando ela queria ir embora, tínhamos que acabar o jogo, o Google hoje é o dono da bola, por isso devemos jogar conforme as suas regras.
WordPress é o melhor amigo do Google
Ainda seguindo a analogia dos amigos de infância. Lembra que quem era o dono da bola sempre tinha um melhor amigo?
No contexto da internet, Google e WordPress são os melhores amigos. Embora seja possível ter destaque no site de buscas com outras opções, o WordPress é preparado com todas as lógicas de programação que são consideradas amigáveis sem falar nos inúmeros Plugins que você pode utilizar para fortalecer essa relação.
Como vender pela internet e ser referência
Você pode perceber que tudo começa com acriação de um site profissionale que siga as regras determinadas pelo Google, bem como terestratégias de Marketing de Conteúdo e Digital que contribuem para que a sua marca possa ter destaque e consiga vender pela internet com excelentes resultados.
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