O anseio por ter destaque na internet faz com que muitos profissionais apelem para o famoso Black Hat, uma técnica que tenta “burlar” as regras a fim de aparecer na primeira página do Google.
Se você deseja investir em SEO precisa ter em mente alguns pontos importantes:
- SEO não é milagre e leva tempo para construir autoridade;
- O Google leva em consideração a experiência do usuário;
- A primeira página é concorrida o tempo todo;
- Seu objetivo precisa ser alinhado com conversão/vendas.
A construção da reputação de sua marca na internet é feita em médio e longo prazos. Imagine sempre que é como uma plantação: você precisa plantar, cultivar para colher os frutos desejados.
A origem do Black Hat
Era início dos anos 2000 quando o Google passou a destacar sites em seus resultados de busca por meio de palavras-chave e links externos que apontavam para eles.
Ao perceber que essa era a estratégia, alguns profissionais passaram a repeti-la tanto no conteúdo quanto na linguagem de programação sem coerência e por muitas vezes.
A palavra Black Hat, traduzida para o português como chapéu preto, é uma alusão aos filmes de faroeste (Western) em que os vilões sempre utilizavam chapéus com essa cor.
A prática agressiva logo foi detectada e passou a ser punida.
Más práticas de SEO
Diversas práticas consideradas contra as regras ainda são utilizadas. Listamos as principais já identificadas pelo Google.
Conteúdos que são punidos
O conteúdo continua fazendo a grande diferença para o posicionamento dos sites nos motores de busca. No entanto, a qualidade dele é crucial para apresentar as melhores respostas aos usuários.
No Black Hat, o conteúdo passa de mocinho a vilão quando fica mascarado, escondido ou duplicado.
A festa dos links
Sabemos que os links internos e externos fazem parte do SEO de um site e contribuem para melhorar a autoridade, bem como a navegabilidade.
O que as pessoas passaram a fazer para ter links externos? Entraram em grupos de compra de links, conhecidos como Links Farm. Deste modo, haviam sites apontando para seus conteúdos o tempo todo.
O Google também percebeu a prática ao notar inserção de links externos fora do contexto e por, de repente, um site passar a receber um consideravelmente número de links.
Como funcionam os algoritmos do Google?
A empresa de tecnologia inova a cada ano e, por isso, deixa seus algoritmos cada vez mais voltados à experiência que usuário tem ao utilizar o seu buscador.
Desde sua criação, diversas melhorias foram feitas e todo profissional que investe em SEO precisa ficar atento para adequar às diretrizes.
Confira o histórico das principais atualizações da empresa e a quem atingiu:
Punições que o Google aplica
Para que sites de baixa qualidade sejam penalizados com suas ações fora das regras, o Google pune das seguintes formas:
- Queda de 30 posições;
- Queda de 50 posições;
- Queda de 950 punições;
- Site banido dos resultados de busca.
Todas as mudanças favorecem o bom conteúdo, que segue corretamente as orientações do Google.
Conteúdo com boas práticas de SEO e Marketing Digital
Se a sua intenção é ter um site profissional, que seja amigável ao Google e com as melhores práticas, aproveite para ler o nosso e-book:
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