Ao iniciar um projeto de Marketing Digital, com certeza você já deve ter se perguntado o que são palavras-chave. Afinal, elas aparecem em toda a estratégia e são fundamentais para o sucesso do planejamento de marketing.
Portanto, antes de explicar detalhadamente o que elas são, responda rápido. “Em qual posição do Google você gostaria de posicionar seu negócio?”
Se a sua resposta foi algo como “nas primeiras posições do buscador, é claro”, saiba então que as palavras-chave são as principais responsáveis por colocar o seu negócio por lá.
O que são palavras-chave?
Palavras-chave, as famosas keywords, são termos formados de uma ou mais palavras, em que os usuários utilizam para buscar aquilo que procuram em buscadores como Google, Yahoo e Bing – sendo o Google o mais popular.
Imagine, então, que o usuário quer encontrar uma floricultura próxima de sua residência. Diante deste dilema, ele busca no Google os termos “floricultura na vila madalena”. Assim, o buscador disponibiliza ao usuário os melhores resultados para isso.
Portanto, as floriculturas que estiverem bem posicionadas com essa palavra-chave e corresponderem a essa pesquisa, serão as que o usuário verá logo de cara em sua busca. Afinal, o Google trabalha com diversos critérios de ranqueamento. Além disso, também analisa o SEO do site para posicioná-lo e entregar resultados de busca mais assertivos.
O que significa a palavra-chave para o seu negócio?
Um bom trabalho de palavras-chave pode fazer com que seu negócio saia dos últimos – e quase não vistos – resultados do Google para os primeiros resultados nas primeiras páginas.
Isso quer dizer que, além de mais acessos em seu site, o trabalho com as keywords está respondendo às questões dos usuários. Então, o Google considera como superpositivo e eleva a pontuação do seu domínio.
Como consequência, seu negócio também pode gerar mais vendas. Mas claro, dependendo do objetivo que foi traçado com o trabalho de otimização com as palavras-chave.
Como escolher a palavra-chave ideal?
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que não basta sair por aí inserindo palavras-chave a cada página de seu site ou blog. Por isso, é preciso considerar alguns pontos antes de escolher a keyword ideal. Veja só!
Sempre pense primeiro na persona
É fundamental que você pense primeiro em sua persona. Isso porque, é preciso entender as dores do usuário que procura por suas soluções e, principalmente, de que maneira ele faz a busca no Google.
Volume de busca
É preciso considerar o volume de busca – quantidade de vezes em que o termo é procurado na internet – das palavras-chave dentro do seu segmento de atuação.
Competição
Além do volume de busca, é preciso equilibrar com a competição da palavra. Isso porque, uma keyword de muito volume de busca, mas com grande competição pode não ser tão favorável ao seu negócio. Então, ela acaba dificultando o ranqueamento do seu site.
Tipos de palavra-chave: Long tail ou head tail
Mas então, o que são palavras-chave long tail e head tail? Sim! Existem alguns tipos de palavras-chave, mas as principais são as long tail e as head tail.
Head Tail
Traduzindo ao pé da letra, head tail quer dizer “cauda curta” e no trabalho de SEO significa as keywords com apenas uma ou duas palavras, no máximo, que traduzem de forma bastante genérica e abrangente o seu negócio.
Por exemplo, no caso da floricultura, uma head tail seria “flores” ou até mesmo “flores rosas”. Elas fazem parte do segmento de seu negócio, mas não são específicas. Portanto, seu volume de busca costuma ser grande e, por outro lado, a concorrência também é maior.
Long Tail
Já as long tail podem ser traduzidas como “cauda longa”. Esse termo ficou conhecido pelo escritor norte-americano Chris Anderson, que criou o livro “A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”.
Esse tipo de palavra-chave é famosa por trazer melhores resultados e costumam ser formadas por mais de duas palavras, sendo mais específicas e nichadas.
Para entendermos melhor, vamos usar novamente o exemplo da floricultura. Uma long tail para o segmento poderia ser “melhores flores para casamento no campo”.
Vale lembrar que os termos longos costumam ter menor volume de busca e menor concorrência, favorecendo o ranqueamento do seu site pelo Google.
Avaliação de mercado e concorrência – Otimização de Sites
Quando uma empresa decide entrar na concorrência de posicionamento dentro do google e iniciar o trabalho de Otimização de Sites, com certeza existem diversas empresas que ali já estão ranqueadas e posicionadas nas buscas. Se os seus concorrentes estão provavelmente a palavra buscada seja de uma grande concorrência, e o tempo para um bom resultado pode ser maior.
Entre no site de seu concorrente, verifique quais são os principais termos abordados dentro do site, verifique qual a quantidade de conteúdo sobre os principais focos estão em destaque, aprenda com quem está melhor posicionado do que você. Lembrando que quanto menos concorrência na palavra chave, com menos tempo podemos alcançar o resultado esperado.
Avaliação de competitividade
Dentro do mundo das buscas orgânicas, existem diversos tipos de palavras chaves, as Long tails, Short tails e head tails, cada uma tem sua particularidade como explicado em Palavras Chaves, muitas vezes uma palavra técnica que não seja tão conhecida de uma gama de navegadores , pode ser muito pesquisada e você não sabe , e com essa palavra inserida em sua campanha de Otimização, conseqüentemente trará mais conversões.
Portanto é muito importante essa avaliação, pois muitas vezes, um termo técnico, um sinônimo ou mesmo um termo composto pode interferir na principal questão em qualquer campanha para otimização de sites, acessos no site e conversão dos mesmos.
A competitividade de palavras podem ser medidas no Keyword Planner, assim como essa mesma ferramenta automaticamente verifica sinônimos e sugestões de outras palavras chaves tanto para SEO (otimização de sites) quanto para uma campanha de Links Patrocinados.
Dentro desta avaliação, podemos também incluir uma avaliação de prioridades, ou seja, seu site fala principalmente sobre o que? Qual é o meu principal foco de venda? Qual serviço quero destacar? Onde eu quero ter mais tráfego? Á partir destas avaliações, de forma eliminatória, retiramos as menos importantes, as que menos se adéquam ou podem fugir do foco, e mantemos as mais completas e que realmente vão ter um melhor resultado para a otimização do seu site, e consequentemente podem gerar mais conversões em seu site.
Veja neste outro post sobre planejador de palavras-chave mais informações!
Palavras-chave para busca orgânica
As palavras-chave são essenciais para o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) – estratégias que visam potencializar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca orgânica.
Entre as técnicas, podemos citar a criação de conteúdo otimizado e implementações de códigos no site que favorecem o ranqueamento.
Palavras-chave para anúncios
No caso da busca paga, as palavras-chave também são protagonistas para a criação de anúncios e geração de vendas através do Google Adwords.
Esse tipo de utilização das keywords também é uma excelente forma de conquistar clientes, já que ao pesquisar pelo termo, os anúncios possuem os primeiros rankings e geram conversões em curto prazo. Enquanto o trabalho de SEO é em médio/longo prazo e contínuo.
Como pesquisar palavra-chave: melhores ferramentas de análise
Existem muitas ferramentas que reúnem uma base de dados completa e analisam as palavras-chave conforme volume de busca, concorrência, custo por clique, dificuldade de ranqueamento e muito mais.
Com elas, é possível criar uma lista de palavras-chave e criar um planejamento estratégico assertivo.
Aqui na Multlinks, utilizamos diversas ferramentas de análise, entre elas o Google Keyword Planner e o SEMRush, que nos oferece uma infinidade de possibilidades para alcançar posições cada vez mais altas.
Dessa forma, ficou claro o que são palavras-chave e sua importância em uma estratégia de Marketing Digital, certo?
Saiba que contar com uma agência digital para entender o que são palavras-chave e evoluir em seus resultados é a melhor forma de poupar tempo e ganhar relevância no Google de maneira estruturada. Por isso, a Multlinks está preparada para receber você e seu projeto, para que você apareça por aí!
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- Google ADS
Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na inter...
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...