Para que um site possa conquistar um lugar de destaque diante tantos concorrentes é preciso investir em diferentes técnicas que proponham resultados positivos, como Google Ads, que é o responsável por aumentar o tráfego pago de um domínio e por consequência através de campanhas melhorar o posicionamento do site em geral nos buscadores.
Outra técnica com resultados positivos e de grande valia são as estratégias de SEO. O SEO diferentemente do Google Ads, tem como principal e mais básica função melhorar o tráfego orgânicos do site. O que em geral se sabe mais sobre as estratégias de SEO são aquelas voltadas para a criação de conteúdo, como por exemplo os textos que fazem uso de palavras-chave com aquela estrutura mais básica de H1, H2, H3.
Mas as estratégias de SEO não se resumem somente ao conteúdo em si, existem mais ações que devem ser realizadas para de fato colocar seu site nas posições mais interessantes dos buscadores, ações essas que chamamos de SEO Técnico.
O que é o SEO Técnico?
O SEO Técnico de forma mais simples podemos dizer que são as ações mais técnicas, ou seja, as que envolvem menos o conteúdo e mais o que fica por trás de um site, quase os bastidores do SEO por assim dizer. Porém como qualquer peça de teatro, o que acontece por trás das cortinas é tão importante quanto a peça em si.
E o mesmo vale para o SEO Técnico, pois não adianta criar um conteúdo totalmente único e diferenciado sendo que a base do seu site não está de acordo com os principais parâmetros de qualidade, seria como jogar seu trabalho todo fora.
Por isso antes de mais nada é importante começar pela base de tudo, as estratégias mais técnicas e que envolvem muitas vezes a própria criação do site são sempre o ponto de partida. Para deixar mais claro o que são essas estratégias, preparamos esta lista com as estratégias e ações que estão inclusas no que chamamos de SEO Técnico.
Estrutura do site
Antes mesmo de colocar qualquer conteúdo dentro do seu site é preciso definir qual a sua estrutura. Quais são todas as páginas e quais serão suas disposições dentro do menu e no layout como um todo, o que estará dentro de cada uma dessas páginas, o tamanho do conteúdo, qual conteúdo, se teremos fotos ou não, se o foco são serviços ou caso seja o propósito do seu site, se teremos produtos a serem vendidos, o número dos contatos, páginas de agradecimentos e até as páginas mais privadas como aquela página que recebe as informações do usuário. Todo esse planejamento faz parte de uma das ações do SEO Técnico.
É essencial ter definido todos estes detalhes antes mesmo do site ser criado para facilitar um processo muito importante para o sucesso da sua empresa nos buscadores, o rastreamento do Google. Ter definido todo o esqueleto é uma forma de criar um caminho para os robôs de rastreamento do Google dentro do site, assim os robôs conseguem entender toda a dinâmica de hierarquia entre as páginas e as conexões formadas pelos links internos.
Por isso é imprescindível ter todos os detalhes pensados de forma clara e lógica, para que o sistema do Google possa entender de fato como é seu site. Em especial para sites grandes com muitas páginas a clareza da distribuição de cada uma delas dentro da hierarquia geral é sem dúvidas um passo muito importante.
Além de pensar em toda a estrutura é preciso entender que o Google exige alguns pontos para melhorar a experiência do usuário dentro do seu site e o seu próprio sistema de rastreamento. Como por exemplo as URLs que sejam mais amigáveis – seusite.com.br/categoria/subcategoria/produto1. As URLs que são sucintas e levam diretamente ao ponto não são só um ganho para quem estiver visitando o site, mas como também para o próprio Google. As linkagens internas mostram para o Google quais páginas são as com maior autoridade dentro do site e por consequência as de maior importância, o que para o processo de indexação é um ponto importante.
Todos estes pontos, linkagens, páginas e URLs amigáveis podem estar dentro de um Sitemap, um recurso usado para mapear o site por completo e definir quais caminhos os robôs de Google devem seguir, o pequeno porém em relação aos sitemaps é que como neles estão contidas todas as informações sobre o site, os robôs podem acabar entrando em páginas que você não gostaria de indexar, mas existem recursos que impedem essas ações, direcionando o rastreamento somente para o que é interessante.
Rastreamento do site
No tópico anterior muitas das ações que tomamos no processo de estruturação do site são voltadas para esse ponto chave: o rastreamento do site pelos robôs do Google. E antes mesmo que você possa se perguntar o que é o rastreamento ou para que serve, já preparamos essa informação para você.
O rastreamento do site é nada mais nada menos que uma forma que o Google tem de analisar as páginas dentro do site e entender sua importância, a conexão entre elas e qualidade do conteúdo, para assim colocar seu site em posições melhores nos buscadores. Chamamos o processo do Google onde sua página entra nas posições mais favoráveis do buscador, de acordo com as palavras-chaves buscadas e relacionadas ao seu site, de indexação.
Estar sempre de olho nas indexações é muito importante para manter o site no radar do Google e os erros mais comuns que podem impedir esse rastreamento são falhas no servidor do site, redirecionamentos com erro, URLs bloqueadas pelo robots.txt, uso da tag “noindex” no código de alguma página e URL inexistente. Ficar de olho nestes pequenos detalhes também faz parte do que o SEO Técnico exige, afinal todos os detalhes mais técnicos que envolvem as bases do site antes do conteúdo fazem parte dessa lista.
Compatibilidade com formato mobile
Para o Google tudo é uma forma de analisar se seu site se encaixa nos padrões de qualidade e outro ponto que precisa ser visto e pensado com cuidado é a versão mobile de um website. Quando o site não está apto para um formato mobile, ou seja, não é responsivo, o Google não só registra a experiência ruim do usuário mas também dificulta a indexação das páginas nos buscadores mobile, e considerando que cada vez mais as pesquisas no mobile ultrapassam as pesquisas em desktops não conseguir indexar seu site para esse formato pode significar perder muitos clientes.
É nesse ponto que o SEO Técnico entra em ação mais uma vez encontrando formas de transformar um site em um site responsivo. As URLs e o código HTML não mudam quando pegamos um site no desktop ou em um celular por exemplo, mas alguns recursos podem permitir que a página em si vá se adaptando às mudanças de formato, como o código CSS que renderiza as páginas para cada formato.
Além disso para que o algoritmo do Google identifique automaticamente a responsividade do site você também pode utilizar a tag “viewport” no cabeçalho do código HTML, vale ressaltar aqui que as tags são muitas vezes os recursos mais práticos e rápidos de conseguir resultados direto no código do site. Essa tag em específico orienta o navegador quais são as dimensões e escalas que as páginas precisam para se ajustar às mudanças de dispositivos.
Algumas ferramentas de criação de site já incluem esse recurso de otimização para dispositivos móveis, como WordPress ou Shopify, porém isso não quer dizer que você não deva ficar atento ou testar se o site realmente é responsivo para o formato mobile. O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita: o teste de compatibilidade com dispositivos móveis.
Velocidade do site
Dizer que o Google considera todos os detalhes quando vai analisar a qualidade de um site seria redundante, mas não menos verdade. A velocidade do site por exemplo também é um ponto de importância para o Google, pois envolve diretamente a experiência do usuário, que é um grande fator para o buscador. Quanto mais tempo demora para carregar uma página menor e a probabilidade do usuário ficar no site. E melhorar esse aspecto é mais uma das missões do SEO Técnico.
A velocidade de carregamento do site envolve aspectos mais estruturais, como tamanho das imagens, o servidor de hospedagem e como são organizados os códigos do site, pontos que analistas de SEO conseguem identificar e encontrar soluções. Existem formas de testar essa velocidade, primeiro você pode tentar entrar no seu site e verificar o tempo que leva para carregar ou utilizar as ferramentas mais específicas para isso, como o Page Speed Insight, que não só pontua sua velocidade como também os pontos que podem estar atrapalhando, ou a GTmetrix que mostra a velocidade de carregamento e o que pode ser melhorado.
Em ambas as ferramentas são disponibilizados relatórios com as melhorias a serem feitas para aumentar a velocidade do seu site, é com esse relatório que podemos realizar as ações necessárias para alcançar um resultado melhor. Em geral algumas dessas ações envolvem comprimir os arquivos enviados pelo servidor, reduzir o tamanho ou comprimir as imagens das páginas, eliminar alguns caracteres que não estão representando nenhuma mudança ou trazendo algum resultado dos códigos HTML, CSS e Javascript, limpar o cache do navegador ou até mesmo criar AMPs (Accelerated Mobile Pages).
A segurança do site
Quando você está em um site de compras e pedem algumas informações suas você só preenche se sabe que aquele website é seguro o suficiente para que as informações não sejam passadas para terceiros, vazadas na internet ou que aquele site seja uma fraude. Essa preocupação não é somente sua, o Google também mantém total atenção para estes detalhes.
Em 2014 o Google adotou um protocolo de segurança chamado de HTTPS e que veio para ficar, tornando-se fator de rankeamento para o algoritmo. Sites que adotaram esse protocolo não só garantem a segurança dos dados dos clientes e aumentam ainda mais a confiança dos usuários no seu website, como também ficam em melhores situações aos olhos do algoritmo do Google, o que sempre é positivo para seu negócio.
O primeiro passo para adotar o HTTPS no site é preciso antes adquirir um certificado SSL, algo que a empresa dona da hospedagem do site pode conseguir. E ao ir modificando o não tão seguro HTTP para o HTTPS é preciso ir testando todas as funções do seu site, para certificar-se que a mudança não atrapalhou o funcionamento de nenhum dos recursos do website. Conforme as mudanças são feitas é possível que as URLs mudem também, mas o uso de canonical tags podem evitar que o conteúdo que estava na página HTTP sejam duplicados.
Esse processo de migração não é nada simples e é essencial que você com profissionais para realizar de forma correta o processo e garantir que seu site funcione perfeitamente.
Tags
Outro termo que foi utilizado nos tópicos anteriores são as tags. As tags são uma forma de linguagem de marcação que deixam instruções para os navegadores interpretam as informações mais pertinentes sobre seu site para que possam renderizar cada página. As tags criam novos elementos dentro das páginas do site, como por exemplo identificar, organizar e limitar o conteúdo. Nesse caso essas tags utilizadas são lidas pelos navegadores que vão reconhecer os elementos apontados pelas tags e renderizar cada página e apresentar o conteúdo para cada usuário, de acordo é claro com o que cada tag aponta.
A forma mais comum de identificar uma tag é encontrar os colchetes angulares “<>” que dão a abertura e fechamento de cada uma destas tags. Não existe exatamente um limite para o conteúdo que deve estar dentro destas tags, como uma tag de parágrafo que abre um colchete “<” e todo o conteúdo deve seguir até onde você deseja que seja o fim do parágrafo, depois basta fechar com outro colchete “>” e uma barra “/” indicando de fato o fim daquele conteúdo e parágrafo.
As tags também são responsáveis por classificar alguns tópicos do site, definir o que será agrupado dos conteúdos dentro de uma página de forma organizada. Mas existem outras tags que vão além das de conteúdo, como por exemplo uma canonical tag.
A canonical tag é utilizada para indicar ao algoritmo do Google que aquele conteúdo é original, eliminando assim o risco do buscador identificar páginas como duplicadas e assim dificultar a indexação de cada uma delas, respectivamente. Em geral o SEO Técnico utiliza bastante as tags para ajustar alguns pontos mais minuciosos no código do site.
O conteúdo do site
Não é nenhuma novidade que o conteúdo é de extrema importância para as estratégias de SEO, mas o conteúdo em si também conta com aspectos mais técnicos que necessitam de um olhar mais minucioso, e como já ficou claro tudo que necessita de um toque mais especializado neste tipo de detalhe podemos dizer que é trabalho do SEO Técnico.
E um dos problemas que pode afetar o conteúdo que o SEO Técnico é responsável por ficar de olho e encontrar a melhor solução é o conteúdo duplicado, que é algo bem comum e que atrapalha muito nos processos de otimização.
O conteúdo duplicado abrange os conteúdos que você pode ter copiado de outro site e aqueles que são produzidos por você e que acabam se repetindo dentro do próprio site, mesmo que sem muitas intenções, afinal algumas coisas dentro de um website podem acabar se repetindo e por isso o conteúdo fica duplicado.
Quando o conteúdo é uma cópia de outro site o problema é bem simples de resolver, basta criar um conteúdo do zero. Agora quando o conteúdo é duplicado entre duas páginas do seu próprio site podemos ter um caso um pouco mais complicado do que se espera.
Pode ocorrer uma duplicidade quando se atualiza uma página e uma nova URL é criada sem que a anterior tenha sido desabilitada, os robôs do Google podem identificar esse problema e não conseguir entender qual é o original e isso resulta em uma punição para as duas URLs.
Isso também pode acontecer quando o conteúdo é o mesmo, porém pode ser acessado em diferentes URLs. Nesse caso os robôs do Google também encontram a dificuldade de identificar qual o original e por isso não indexar nenhuma das páginas e de quebra puni-las.
Nestes casos temos duas soluções possíveis e que apresentam bons resultados, o uso de uma tag ou o redirecionamento. Assim que identificado qual o erro e quais páginas apontam essa duplicidade de conteúdo podemos partir para as soluções em mãos. A tag que utilizamos para direcionar os robôs do Google para qual conteúdo é o original e preferencialmente o que deve ser indexado, usamos a canonical tag no código principal da página.
A outra solução é o redirecionamento 301, que direciona os robôs do Google e os usuários para a página principal. Essas duas soluções impedem que as páginas briguem entre si para o ganho de autoridade e rankeamento.
Outro fator importante é sempre pensar nestes dados do conteúdo como uma estrutura, quanto mais organizada melhor para o Google, por exemplo os rich snippets são essenciais para uma boa estratégia de SEO. Para quem não conhece muito bem o termo o rich snippet é aquele pequeno trecho de texto que entrega uma avaliação, comentários, o tempo de duração, votos ou qualquer outro tipo de informação valiosa para o usuário.
Para colocar um rich snippet no seu site é preciso utilizar dados estruturados no código HTML de cada página que vão informar com mais facilidade aos robôs do Google estas informações para que apareçam nas pesquisas.
Estes mesmos dados estruturados também podem servir para mostrar qual o caminho que usuário fez em seu site, quais páginas entrou e por onde chegou nelas e facilitar que os robôs de rastreamento do Google entendam o assunto de cada página.
As imagens do site
Imagens não servem somente para deixar seu site bonito para o usuário, pelo contrário, o Google também encontrou uma forma de utilizá-las como parâmetro para a qualidade de um bom site. E por trás de cada imagem existe uma série de informações técnicas para que o Google leia e melhore seu posicionamento no Google Imagens. E sim tais informações envolvem as ações de SEO Técnico.
Sobre as imagens tudo começa no tamanho, formato e dimensão. O tamanho de cada imagem acaba interferindo diretamente na velocidade de carregamento das páginas internas de seu site, quanto maior mais pesadas as imagens podem ser e por consequência vão diminuindo o tempo de carregamento.
Por isso, sempre que necessário comprima as fotos e as deixe mais leves, o Google enxerga com melhores olhos estes documentos. O formato também faz total diferença, JPEG e suas variações e WebP preservam muita mais sua qualidade pós compactação, em relação às JPG e PNG.
Acho que fica claro que as dimensões também fazem total diferença para o SEO Técnico, afinal é muito melhor fazer o upload de uma imagem que já está na dimensão correta do que uma que não está nos padrões e acabe gerando um erro em carregamento e indexação.
Além de cuidar do tamanho, dimensão e formato, o nome da imagem também tem um papel muito importante para o SEO Técnico, pois quando colocamos um nome descritivo e amigável o Google consegue identificar melhor do que se trata essa foto. Colocar por exemplo “tela-de-protecao-para-janela” é muito melhor que deixar um nome aleatório cheio de números que não representam absolutamente nada.
É válido também sempre preencher o alt text (texto alternativo) que será usado quando o usuário não consegue carregar a imagem ou para ferramentas de acessibilidade. Além disso, o alt text também ajuda nas estratégias de SEO com a função de informar ao Google sobre o que é aquele conteúdo da imagem e facilitar a indexação.
Porque aplicar o SEO Técnico em meu negócio?
Agora que você já sabe mais sobre o que é o SEO Técnico talvez entender porque ele é importante para seu negócio seja uma tarefa bem mais fácil, especialmente quando analisamos os fatores que compõem essa parte de SEO podemos já analisar as diferenças que ele faz para que seu site possa não só ser encontrado mas como também bem pontuado e posicionado nos principais buscadores.
Não adianta absolutamente nada você investir em um conteúdo único e interessante sendo que a base do seu site não tem o que precisa. Se seu site não for mobile friendly não adianta muito investir em temas que os maiores índices de pesquisa saiam das versões de dispositivos móveis, você estaria abrindo mão de uma boa parte do seu público alvo.
Ou você tem uma ideia ótima para um negócio, cria um site e o conteúdo e senta e espera que ele prospere. Isso não vai funcionar! Você precisa investir em estratégias e ações que vão colocando seu website no radar dos buscadores, é só assim que chegamos a algum resultado.
Se os robôs do Google, por exemplo, não conseguem identificar do que se trata o conteúdo da sua página, como você espera que ele entenda a importância e até mesmo a qualidade do que está sendo oferecido e de fato coloque mais perto do seu público alvo? O Google e outros buscadores são capazes de compreender aquele conteúdo quando ações mais técnicas são tomadas.
Achar que as campanhas de tráfego pago, como o Google Ads, vão operar milagres em um site que não tem a base necessária é contar com a sorte.
E é por isso que o SEO Técnico é tão importante para seu site! Com as ações tomadas nesta etapa você cria um site que tenha todos os recursos necessários para oferecer uma boa experiência ao usuário e que o algoritmo do Google e seus rastreadores possam verificar, classificar e indexar as páginas mais importantes para seu projeto.
Ao decidir ter um site você espera não só que ele funcione perfeitamente bem mas que também traga resultados e estes resultados só vão aparecer quando seu website estiver dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Google.
E é sempre essencial lembrar que os algoritmos e estes mesmos padrões estão em constante mudança, por isso o SEO Técnico não são só ações que realizamos uma vez e pronto, pelo contrário, tudo o que listamos acima exige um cuidado e atenção sempre. Qualquer site em qualquer momento pode ter um problema com o certificado SSL ou com a velocidade até mesmo com os conteúdos novos que vão surgindo.
E aplicar o SEO Técnico no seu negócio permite que analistas especializados mantenham total atenção nestes detalhes que podem não parecer importante mas no final do dia possuem a capacidade de impedir que seu negócio online cresça como o esperado.
Quanto mais atenção a estes detalhes tivermos melhor seu site pode ficar e com isso a experiência do usuário também tende a melhorar, o que para o Google é sempre um sinal positivo de que seu site tem o que precisa para ser referência no assunto e alcançar as melhores posições dentro dos buscadores.
Outro ponto para que você entenda que aplicar o SEO Técnico no seu negócio online é sempre uma boa pedida é que cada vez as tecnologias na criação de sites vão avançando e com isso algumas adaptações ocorrem. Quando não temos o apoio de um analista de SEO Técnico que possa fazer as adaptações necessárias e ficar de olho em novidades que vão trazer melhorias para o site estamos deixando um ponto muito importante escorrer por nossos dedos.
Você quer ter sucesso e para ter sucesso é preciso se preocupar com todos os detalhes que vão determinar a qualidade e auxiliar nas melhores experiência dos usuários dentro do seu site. É por isso que as ações do SEO Técnico são tão importantes para seu negócio.
A MULTLINKS É ESPECIALISTA EM SEO!
Agora que já conhecemos mais sobre como funciona o SEO Técnico e qual a importância dele para seu negócio, vale a pena ressaltar que executar você mesmo as ações do SEO Técnico é um passo um tanto quanto arriscado, ainda mais quando essas ações envolvem códigos do site, isso não quer dizer que você não possa fazer porém é por sua conta em risco caso algo aconteça e seu site acabe não alcançando o resultado esperado.
Entretanto somente o olhar e experiência de um profissional sabe lidar com todas as informações que são analisadas nos diversos tópicos que contamos acima e encontrar as melhores soluções para seu site.
A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.
Contamos com profissionais especialistas em SEO e todas as ferramentas oferecidas para serem utilizadas em sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.
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Nos vemos no próximo artigo.
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