Blog
Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais
Análise de ranking SEO: Fatores determinantes para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas
15 de janeiro de 2018
Para quem trabalha com SEO, o conceito de análise de ranking SEO não é nenhum assunto novo, porém entender os fatores que o constituem nem sempre é uma tarefa fácil.
De acordo com o site SEMrush, um especialista em monitoramento e marketing digital, existem alguns pontos que pesam mais para um bom posicionamento de site pelo sistema de reconhecimento de algoritmos do Google.
Abaixo, confira um infográfico que traduz o que diz o “Ranking factors”. Vamos te mostrar os critérios de análise de ranking SEO, de acordo com o último estudo.
Leia também: Geração de tráfego para site: Conheça as principais ferramentas
Análise de Ranking SEO: Entenda sobre cada elemento
Para o bom posicionamento de um site, diversos pontos fazem a diferença. Para entender melhor alguns dos motivos, apresentamos uma descrição de cada fator e por que eles influenciam no ranking.
Visitas diretas para o website
Uma visita direta é quando o usuário acessa o endereço da URL sem ao menos pesquisar uma palavra-chave no buscador.
As visitas diretas constituem o maior peso para a análise, pois demonstram ao Google que esse domínio está consolidado e serve de referência no segmento.
Tempo de permanência no site
Representa o engajamento do usuário com o website que ele visitou. Quanto mais agradável e interessante um site for, mais tempo o usuário passa nele.
Para o Google, um pequeno tempo de permanência em um site é sinal de que algo não está certo, pode ser conteúdo insuficiente, páginas que não carregam em mobile, click-baits (títulos que não condizem com o conteúdo) ou qualquer outra coisa que faça o usuário perder o interesse. Uma página pode ser penalizada graças a isso.
Páginas por sessão
Outro fator importante para a análise de engajamento. Uma sessão significa o tempo de interação do usuário com a página do website.
O tempo médio é de 30 minutos por sessão, e o usuário, durante esse tempo, pode visitar diversas páginas de um mesmo site.
Assim como o tempo de permanência, quanto mais interações o usuário fizer em um site durante as sessões mais relevância o domínio possuirá no segmento.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma das métricas com um peso mais negativo para um site. Se o usuário chegou pela Landing Page (página de entrada) e saiu por ela logo em seguida, significa que não houve interação e as informações que a página continha não foram suficientes para engajar o usuário.
Entretanto, se o usuário buscava uma forma de contato ou uma informação básica que pode ser encontrada na Landing Page, ele provavelmente não passará muito tempo, isso não representa um problema para o site.
Pelo contrário, futuramente o usuário pode voltar, já que a eficiência, de certa forma, foi comprovada.
Total de domínios de referência
Os domínios de referência são a fonte de backlinks, são para eles que os links direcionam o usuário. Quando o domínio é relevante, um maior número de links externos direcionam as páginas do site.
Um cuidado a se tomar são o excesso de backlinks com poucos domínios de referência, pois pode significar um esquema de links pagos e isso gera um punição do Google.
Total de backlinks
O backlink é uma citação externa para um site. Toda vez que um site colocar um hiperlink direcionado a outro site de relevância, isso se torna um backlink.
Backlinks com domínios de referência ganham muitos pontos positivos com o Google.
Total IPs de referência
A origem dos backlinks e dos domínios. Um domínio pode ter mais de um IP de referência.
Total de follow-backlinks
Um follow-backlink é um hyperlink que ajuda na contagem de pontos para o site no ranking SEO. Backlinks criados com fontes a partir de Autoridade de Domínios irão melhorar sua posição no ranking.
Para melhor o posicionamento o enfoque em criação de links que permitam follow-backlinks
Tamanho do conteúdo
O ideal para uma postagem de blog ganhar pontos positivos com SEO é no mínimo 300 palavras. O Google não avalia, entretanto, a qualidade do conteúdo, ele somente calcula a quantidade de palavras para pontuar o post.
A qualidade será avaliada por outros fatores já mencionados acima.
Segurança do website (HTTPS)
HTTP ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto”, em português, é um protocolo que permite a troca de dados entre sistemas de rede.
Os websites começam com “http://” estabelecendo uma conexão entre o servidor que armazena os dados e a URL.
Total de textos clicáveis
Todo hyperlink possui um texto no qual ele está relacionado. Escreva o anchor text ou texto clicável de forma que ele seja relevante para a página que você direcionou o link. Uso de textos genéricos diminui as chances de pontuar com o Google, pois o hyperlink perde a relevância.
Palavra-chave no texto (clicável/link)
A palavra-chave é a alma do negócio para SEO, é com ela que o Google irá identificar uma postagem. O uso da palavra-chave correta no anchor text facilita um bom posicionamento nos buscadores.
Palavra-chave no corpo do texto
No corpo do texto as palavras-chaves devem aparecer de forma clara. Ao decorrer da produção de conteúdo use a palavra-chave principal, variações dela e sinônimos.
Densidade da palavra-chave
O Google interpreta a relevância de algo pela quantidade de vezes que foi repetido. Use de cinco a sete vezes a palavra-chave no decorrer do texto.
Coloque-as em negrito, algumas vezes em itálico, isso facilita o Google entender a importância daquela palavra.
Entretanto evite o excesso de palavras-chave, essa técnica é conhecida como “Keyword Stuffing” e é penalizado pelo Google.
Palavra-chave no título
É a palavra-chave no título que irá definir o tema do post. Procure usar as palavras mais pesquisadas sobre o assunto.
Quando o usuário digitar no buscador os primeiros resultados terão a palavra ou variação daquela pesquisada.
O uso da palavra-chave certa no título é ótimo para o posicionamento do site.
Palavra-chave na meta descrição
Colocar a palavra-chave na meta descrição confirma para o usuário que aquele site tem exatamente o que ele procura.
A meta descrição deve ser curta e atrativa, portanto não desperdice o espaço com o uso exagerado da palavra-chave.
Vídeos na página
O vídeo é a forma visual para o usuário entender o que está descrito no site; escolher vídeos explicativos e não muito longos é a melhor abordagem.
Um vídeo muito extenso pode levar o usuário a procurar outro site.
Confie em uma empresa de marketing digital
Colocar um site no topo das pesquisas do Google não é uma tarefa simples, por isso conte com a ajuda de profissionais. Confiar seu site para um especialista em otimização de site, pode significar o sucesso ou o fracasso do seu site.
A Multlinks com mais de 10 anos de mercado possui uma extensa lista de clientes e aprovações em otimização de sites.
Nossa equipe especializada traça o perfil da empresa, estuda o segmento, cria as melhores estratégias de negócio, opera no planejamento, execução e o observa e analisa os resultados das ações.