Google: Meu site não aparece! O que fazer?
Essa é uma questão apontada por muitas empresas que entram em contato com a gente: por que o meu site não aparece no Google? Existem vários fatores que influenciam para um site a não aparecer nas buscas orgânicas, por isso, vamos mostrar alguns que impedem e algumas soluções que podem ser tomadas para reverter essa situação que prejudica muito a forma como uma empresa é vista na internet.
Fatores negativos para um site não aparecer no Google
O Google não é tão previsível como as pessoas pensam e, mesmo tendo certas regras que facilitam a indexação de sites, é um verdadeiro desafio colocar o seu endereço online no topo. Antes de pensar nas melhores estratégias para isso, devemos nos atentar nas ações que comprometem o seu website no mecanismo. Vamos lá?
Site em Flash
A tecnologia flash já fui muito utilizada para a construção de sites, por suas animações se tornou uma ferramenta muito usada, porém ela não permite que o Google veja o conteúdo do seu site, os motores de busca ao fazer uma varredura em seu site, fazem a leitura apenas de texto, o Flash por ser um arquivo fechado não possui texto em seu corpo, muito menos links que são algumas formas do Google de visualizar. Isso faz com que os motores de busca vejam apenas uma Imagem e seu conteúdo e informações sobre seu trabalho não trazem relevância para o Google. Tomem cuidados com muito conteúdo em Flash, um Banner ou uma pequena animação é cabível, porém um site inteiro irá prejudicar e muito.
Punição ou Black Hat
Alguns fatores da política do Google acabam punindo um site por determinados usos de técnicas que tentam burlar os motores de busca, ao notar essas técnicas maliciosas ou mesmo por engano o Google gera uma punição esse site e o bloqueia de seus resultados, você pode verificar se isso aconteceu digitando na caixa de busca do Google o seguinte: “site:www.seusite.com.br” , se nenhum resultado aparecer e seu site estiver no ar normalmente provavelmente seu site está com punições, procure uma agência qualificada ou o profissional que construiu seu site para solucionar esse problema.
Meta Tag NoIndex
Talvez por um webmaster sem conhecimento ou propositadamente, essa tag possa estar em seu código fonte, essa tag impede que os motores de busca do Google leiam seu site e não o indexa nas páginas de resultado.
Qualidade do site
Todos esses fatores acima mais algumas coisas englobadas como: site muito antigo, feito de formas não cabíveis, uma péssima URL (endereço do seu site), programação suja, faz com que seu site tenha uma má qualidade na visualização do Google, portanto uma empresa qualificada com um conhecimento em otimização de sites e links patrocinados com certeza vão produzir um site com qualidades suficientes.
Como resolver problemas no meu site
Existem vários procedimentos que podem ser tomados para recolocar seu site no Google, primeiramente o ideal é contratar uma agência de criação de site para diagnosticar os problemas e solucionar para que o Google volte a indexar o mesmo.
Caso o site já esteja desatualizado ou antigo, o ideal é criar um novo website, moderno que se adeque às necessidades que o mercado digital impõe nos dias de hoje. Se nenhuma das ações sejam cabíveis ou aprovadas pela sua empresa, faça uma campanha de SEM, invista nos Links Patrocinados, pois com uma campanha bem feita, o seu site irá aparecer nos primeiros resultados da busca realizada.
Além disso, tome sempre cuidado e fique atento às atualizações do seu site, tendo sempre uma agência de confiança por trás do seu projeto. Lembre-se: um website que não aparece no Google abala diretamente a credibilidade da sua empresa.
Quer impulsionar o seu site? Então, vem conversar com a gente e vamos enxergar juntos as melhores oportunidades para o seu negócio.
Quero alavancar meus resultados
Blog
Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!
- Google ADS
Gestor de Tráfego Orgânico: o que é, o que faz e como ter um para sua empresa
Se você está sempre antenado nos assuntos que ficam em alta na inter...
- SEO
SEO para site: passos práticos para aumentar seu tráfego orgânico
Ter mais relevância e autoridade no mercado é o objetivo de qualquer...
- SEO
Como a experiência do usuário impacta o SEO e as conversões de um site!
A experiência do usuário (UX – User Experience) tem se tornado...