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Aprenda a Fazer um Sorteio no Instagram em 7 Passos
19 de agosto de 2019
anhar visibilidade na internet é sinônimo de sucesso para as marcas atualmente. Alguns negócios já avaliam mais vantajoso trabalhar somente com lojas online — por se livrarem de certas burocracias e acharem mais prático o processo de compra e venda. Em decorrência do “boom” das mídias e das famosas blogueiras, se popularizou o sorteio no instagram. Uma forma fácil, rápida e atrativa de atrair público a qualquer negócio. Entenda tudo sobre esse método de engajamento e obtenha bons resultados ao seu serviço, lendo este artigo!
Sorteio no Instagram: O sucesso para ganhar alcance
O sorteio no Instagram se tornou uma lucrativa estratégia, sobretudo para novos negócios. Com esta medida é possível aumentar, em poucos dias, os números de seguidores e fazer com que conheçam o serviço de quem anuncia o sorteio.
Por se tratar de um método de engajamento orgânico, não é preciso pagar taxas ao Instagram para impulsionar a publicação. Na medida em que comentam, curtam e/ou repostam, o post sobe naturalmente.
Se você tem um negócio, produto, marca ou deseja dar relevância para a sua própria imagem, acompanhe nossas instruções a seguir!
1. Defina o que oferecer no sorteio
Este primeiro passo está diretamente ligado ao objetivo do sorteio, por isso, analisar esse fator é essencial para definir o retorno que deseja-se alcançar. É importante decidir se a estratégia servirá somente para aumentar os seguidores, selecionar um público alvo, ou por exemplo, fazer com que conheçam um produto.
Se sua intenção é trazer potenciais clientes, é recomendado que o prêmio seja o próprio produto, algo próximo a ele, ou oferecer mais de uma mercadoria, fazendo com que entre eles, esteja o produto da marca.
Esse método também serve para quem deseja atrair um público específico ou persona, pois quem participa de um sorteio geralmente se identifica com ele.
Agora, caso seu objetivo seja somente ganhar seguidores, ofereça prêmios chamativos. Smartphones, televisores, cosméticos, automóvel, ingressos para shows e jogos ou mesmo uma boa quantia em dinheiro.
2. Procure patrocínios
Essa é uma grande estratégia para oferecer bons produtos. Já percebeu que na maioria dos sorteios, um dos requerimentos é “Siga todos os perfis que esta conta segue”?. Isso acontece quando o idealizador encontra parceiros para colaborar com o sorteio no instagram, e em troca, eles também ganham seguidores. O acordo é feito de várias formas. Em dinheiro, em produtos, troca de divulgação ou qualquer outro combinado entre os participantes.
3. Produza uma foto atrativa
Na era digital todos somos visuais, por isso a foto oficial do sorteio pode determinar o resultado de sua estratégia. Tire uma foto bem produzida do produto, capriche na edição e, use os recursos de programas como o Canva e Spark Post, para fazer um post com design criativo.
Você pode ainda, usar fotos de bancos de imagens gratuitos — Pixabay e Pexels são boas sugestões.
4. Atenção as regras e divulgação do sorteio
Deixe claro no texto que seguirá junto a imagem sobre as condições para participar do sorteio. Entre os principais regulamentos, estão:
- Curtir e comentar a foto oficial;
- Marcar amigos nos comentários;
- Publicar a foto oficial no feed;
- Seguir o perfil do idealizador;
- Ser de determinada região;
- Responder uma pergunta;
- Deixar a conta aberta no dia do sorteio.
Só não exagere nas ações, pode ser cansativo cumprir todas as exigências, e isso fará desistirem de participar.
Tão importante quanto publicar a foto é definir os fatores sobre a estratégia, entre eles, o período. Escolha o dia de início e fim do sorteio e mantenha sua palavra. Mudar as datas durante o processo não passam boa impressão.
O mais comum são de um a três meses. O que é suficiente para que o post alcance um bom número de usuário.
Faça stories no decorrer do período do sorteio para relembrar seus seguidores sobre o prêmio e atingir mais pessoas.
Invista também em contagem regressiva, hashtags e outras maneiras de contar sobre a promoção.
5. Siga as diretrizes do Instagram
Para realizar o procedimento correto do sorteio no Instagram, o aplicativo exige que o idealizador reconheça que a promoção não está vinculada, patrocinada ou administrada pelo Instagram ou associada a ele. Além disso, ele fornece algumas informações sobre as regras de promoção, que devem ser seguidas.
Em tese, todo sorteio precisa ser registrado pela Caixa Econômica Federal e ter autorização antecipada do Governo Federal. Quando essas tarefas não são cumpridas, a estratégia corre o risco de ser desclassificada ou sofrer punições.
Para fazer esse procedimento siga os passos abaixo:
1. Entre no site da SEPEL e faça o pedido de autorização do sorteio;
2. Pague a taxa de fiscalização de promoções comerciais — a tabela de valores se encontra junto ao guia de como pagar;
3. Por fim, faça a prestação de contas ao órgão.
6. Realize o sorteio
Finalmente chegou a hora de realizar o sorteio no instagram e para isso, existem ferramentas que auxiliam a contabilizar os participantes e fazer o procedimento. Veja:
AppTuts – Simples de usar, este app faz o sorteio entre todos que comentaram.
Sorteador – Aqui, cada participante é um número. É só determinar quantas pessoas estão participando.
SorteioGram – Funciona contabilizando todos que comentaram na publicação.
7. Divulgue o resultado
Por fim, o período do sorteio acabou e o ganhador seguiu todas as regras para participar. Então chegou a hora de mostrar ao público o resultado.
Faça um vídeo registrando o processo do sorteio, isso mostra honestidade e transparência. Peça para o ganhador tirar foto com o prêmio e publique na rede.
Se qualquer problema acontecer, também notifique seus seguidores. Por fim, apague a foto do sorteio ao fim do processo, para que futuramente não confundam e continuem tentando participar em vão.
Mais formas de obter relevância na web
A frase “Quem é visto, é lembrado.” nunca fez tanto sentido. Com o uso em massa das mídias digitais é importante estar presente na internet.
Para isso, busque estruturar seu site, redes, imagem de forma atrativa e inteligente. Faça cursos para se especializar no assunto e contrate bons serviços para cuidar de sua marca.
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