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Automação do Instagram é uma boa ferramenta ao seu Negócio?
8 de outubro de 2018
A automação do Instagram surge como uma solução às empresas e pessoas físicas que desejam ter relevância na rede social sem exigir tanto tempo para interagir com os usuários.
O intuito é começar a seguir pessoas que podem ser potenciais clientes/parceiros, além de curtir e interagir com os atuais e novos seguidores.
Como funciona a Automação do Instagram?
O Instagram é uma Rede Social desenvolvida com o intuito de compartilhamento de fotos e vídeos, que se tornou uma excelente plataforma de venda de produtos direta e indiretamente.
De olho nas oportunidades que o Insta (como muitos apelidaram a Rede Social) proporcionou, diversas marcas passaram a investir pesado em estratégias que fossem capazes de alcançar o público certo sem que isso fosse feito manualmente. É nesse momento que a automação do Instagram passa a ter um papel importante.
A Rede Social, por si, não tem uma automação, mas permite que aplicativos façam as interações. Eles funcionam da seguinte forma:
- O usuário escolhe qual aplicativo fará a automação;
- Cria uma conta;
- Pode utilizar por alguns dias de forma gratuita;
- Escolhe um plano mensal;
- Define as configurações (quem é o seu público, os interesses, hashtags etc.).
A partir dessas definições, o aplicativo passa a fazer as interações. No entanto, a publicação de novas fotos e vídeos continua sendo de responsabilidade do usuário.
Com relação às publicações, alguns aplicativos permitem o agendamento, o que é útil para datas comemorativas e agenda de postagens.
Como tudo tem dois lados da história, vamos te explicar também sobre o lado positivo e negativo da automatização do Instagram.
Lado positivo
Economia de tempo e de dinheiro são os principais requisitos que convencem as pessoas a pagarem pela automação. Com ela, sua equipe de marketing pode mensurar resultados por meio de relatórios que os aplicativos disponibilizam e criar novas estratégias.
Realiza ações repetitivas
Acessar o perfil todos os dias, curtir fotos, comentá-las e enviar agradecimentos aos novos seguidores podem ser tarefas exaustivas e que fazem perder um tempo considerável.
Com o uso de um aplicativo de automação, ele é o responsável por fazer esse tipo de interatividade e deixá-lo livre para outros compromissos.
Atrai novas pessoas ao seu perfil
É um hábito comum entre os usuários do Instagram entrarem no perfil de um novo seguidor, e decidir se o segue de volta. Quando a ferramenta é ativada, ela passa a seguir novas pessoas, que tendem a entrar em seu perfil e por serem pré-dispostas ao que você vende, podem ter interesse em segui-lo.
Otimiza o tempo
O tempo que você gastaria com seguir pessoas, curtir fotos/vídeos e agradecer novos seguidores pode ser aproveitado para outras ações que geram uma série de benefícios ao seu negócio. É uma das vantagens que convencem as pessoas a investirem em uma das ferramentas que gerenciam as contas do Instagram.
Relatórios reais
A proposta dessas ferramentas é o de ser possível mensurar resultados que satisfaçam os contratantes. Por esse motivo, apresentam uma série de dados que podem, e devem, ser levados em consideração como:
- Quem te seguiu de volta;
- Localização;
- Hashtags com melhor aproveitamento.
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Lado negativo de automatizar o Instagram
A sua empresa precisa investir em um pagamento mensal para obter resultados significativos com a automação do Instagram. Embora a maioria das plataformas disponibilize um período de teste gratuito, ele não dura mais que sete dias. Depois, o pagamento precisa ser realizado.
Quando você paga para utilizar a automação, o que você ganha é em números de seguidores, curtidas e comentários, mas e as vendas efetivas de seus produtos/serviços? Não é possível garantir que elas aconteçam. No entanto, a probabilidade aumenta quando se pensa que quanto mais visualizações mais chances de concluir uma venda.
Muitos seguidores já percebem a automação do Instagram
Se você tem um perfil ativo no Instagram já começa a perceber quando a interatividade é feita por uma pessoa e quando foi feita por um robô programado para curtir, seguir e comentar. O uso da inteligência artificial pode gerar “diálogos” vazios, pois você pode até responder ao comentário, mas dificilmente o robô fará um novo comentário.
Entende que isso não gera uma interatividade real? Comentários como “amei seu perfil”, “confira minhas fotos também”, “seu trabalho é incrível” são apenas programados para preencher um espaço que deveria ser utilizado para um bate-papo entre sua marca e seu consumidor.
Mensagens automáticas não são atrativas
Estamos falando do direct, que é aquele espaço reservado para mensagens privadas, que pode ser muito bem explorado para novas parcerias, vendas e fechamentos.
Se você só inserir uma mensagem de boas-vindas automática, deixa de ter um momento de atenção das pessoas que já sabem que aquele texto foi programado.
Manter os seguidores conectados
Um lado muito negativo da automação é o “deixar de seguir”, pois da mesma forma que você segue e para de seguir as pessoas, o mesmo acontece com o seu perfil que também foi seguido por alguém que deixou a função no automático. Isso gera uma rotatividade de seguidores que ninguém deseja que aconteça.
Ganhar seguidores no Instagram é diferente de comprar perfis
Vale ressaltar que a automação precisa ser feita sem ferir as diretrizes do Instagram, pois a compra de seguidores é prejudicial, pois a maioria é de perfis falsos, desativados e que não gerarão nenhum resultado ao seu negócio.
E se todo mundo automatizar?
Imagina uma rede social operada apenas por robôs? Ninguém mais interagindo de forma orgânica. Todas as mensagens recebidas foram programadas e as suas fotos não têm mais comentários verídicos, apenas textos vazios. Como seria participar de uma rede social assim?
A reflexão deste artigo é para que você possa concluir o que é válido para o seu negócio. Repare que os perfis que mais possuem seguidores chegaram nesse patamar com o uso de conteúdo interessante ao seu público.
Estrategicamente, talvez seja importante começar com a automação para gerar números, mas depois manter seu perfil relevante será possível por meio da união de um trabalho que alinhe um site relevante, estratégias e, inclusive, um progresso off-line com ações que façam com que as pessoas busquem o seu perfil para interagirem espontaneamente.
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