Como criar um site no WordPress: saiba mais sobre a plataforma

Como criar um site no Wordpress

Hoje em dia não existe negócio que possa prosperar facilmente sem estar no mundo digital e para qualquer negócio ter um local, mesmo que virtual, só seu para apresentar seu trabalho é o caminho. Vamos conhecer mais sobre como criar um site no WordPress, a plataforma mais usada no mundo para criação de sites. 

É inevitável que você ao pensar em um negócio não cogite a ideia de criar um site, afinal você vai precisar de uma “vitrine” com a intenção de expor o que você faz e seus valores. Desta forma seus potenciais clientes podem encontrar sua empresa facilmente. 

É diante dessa necessidade que donos de negócio sempre buscam uma forma de possuir essa “vitrine” em um plataforma que comporte todos os pormenores que possam surgir. E o WordPress é essa plataforma ideal.

Quais as vantagens de criar um site no WordPress ?

Sendo umas das plataformas mais utilizadas no mundo para criação de site, o WordPress tem suas vantagens. A principal é ter uma variedade de plugins e recursos disponíveis para aperfeiçoar o site de acordo com a identidade visual da sua empresa. 

Por seu alto desempenho, o WordPress é a melhor plataforma para e-commerces, pois permite uma organização estrutural que atrai os clientes em potencial, além de comportar a criação de blogs, um aspecto que favorece muito seu negócio.  

É por seu código aberto, que os desenvolvedores apostam mais nesta plataforma, assim melhorias constantes podem estar sempre sendo feitas. 

Como criar um site no WordPress passo a passo 

O WordPress está a frente no quesito criação de sites, não só pela flexibilidade e variedade de recursos, mas também por ser uma plataforma descomplicada. Assim, em seus aspectos mais técnicos, não há excesso de complexidade e os desenvolvedores podem trabalhar mais facilmente. 

Vamos te apresentar cada passo na criação de um site no WordPress: 

O domínio do seu site 

Antes mesmo de você abrir sua empresa você pensou no nome que daria certo? Talvez um dos passos mais complexos, afinal ao criar seu empreendimento você procura um nome forte e único, para que seja marcante!

É seguindo a mesma linha de pensamento que você deve escolher seu domínio, o nome que seu empreendimento vai ter no endereço eletrônico.

A escolha deve ser feita sempre pensando nos termos associados, caso o nome que você já havia escolhido para sua empresa não esteja mais disponível. Evite utilizar termos que sejam muito complexos de serem lembrados ou muito difíceis de escrever. 

Considere criar uma lista de nomes possíveis e avalie a disponibilidade no site registro.br, se o nome que você gostou está livre, basta fazer a compra do tal domínio e escolher o tempo em que ele será seu. 

Esse passo é um dos mais importante em como criar um site no WordPress, esse endereço eletrônico é a chave de entrada para todos os processos adiante.

A hospedagem do seu domínio 

Com o domínio em mãos, agora o próximo passo é estabelecer a hospedagem desse novo endereço eletrônico.  Essas empresas que oferecem esse serviço, são as responsáveis para que seu site se torne um local visitável. Sem uma hospedagem, seu site não consegue ficar no ar.

Existem diferentes empresas que realizam esse serviço, entre as mais famosas temos: 

  • GoDaddy; 
  • Hostgator;
  • LocaWeb;
  • Hostinger;
  • Kinghost.

Mas não só diferentes empresas, mas as hospedagens para WordPress possuem diferentes tipos e funções que mais se adequa ao seu negócio e bolso.  Existem outros tipos de hospedagem, porém as mais comuns para site WordPress são: 

Hospedagem compartilhada: o único servidor irá abrigar vários sites de um só vez. Em relação aos custos, é a forma mais barata, porém a com menor desempenho e segurança. É uma escolha adequada para pequenos projetos, blogs pessoais ou para quem está começando um e-commerce e ainda não possui muito para investir. 

Servidor dedicado:  perfeito para negócios de grande escala com elevado tráfego, pois o site terá um servidor exclusivo. O que permite atualizações constantes e maior desempenho. A opção mais cara porém mais segura. 

VPS:  assim como a hospedagem compartilhada, aqui também dividem o mesmo servidor, entretanto no VPS cada site fica “isolado” dentro do mesmo local, assim pode-se instalar e configurar diferentes softwares sem que o site vizinho seja afetado.

Instale o WordPress

Com seu domínio e hospedagem definidos, o próximo passo é instalar o WordPress, não é um processo tão complicado, basta acessar o site wordpress.org e seguir as instruções. 

Alguns sites de hospedagem facilitam ainda mais a instalação, criando uma forma automática com o nome de “quick install”

Personalize seu site 

É aqui que tudo ganha forma, o momento em que irá se definir a identidade visual do seu negócio! E o WordPress traz uma gama de opções para ajudar ainda mais seu empreendimento. 

A plataforma disponibiliza diversos temas gratuitos e outros pagos, com diversas opções que melhor se encaixam no segmento do seu ramo. Existem as opções que são próprias para e-commerces. 

Só não esqueça de verificar se o tema escolhido é responsivo, para que o cliente acesse pelo celular mas não perca a qualidade visual do site. 

Além de instalar o tema, o WordPress também permite que você customize conforme a identidade visual da sua empresa. 

Instale os plugins e widgets

Com seu site criado e um tema escolhido, você precisa expandir as funcionalidades e o WordPress mais uma vez consegue suprir todas essas necessidades, basta buscar os plugins e widgets mais adequados. 

Alguns plugins são bem conhecidos e servem para melhorar a qualidade de segurança, facilitar a análise do SEO, entre outras funções. São esses plugins: 

  • WooCommerce – ideal para configurar lojas online. 
  • Yoast SEO – o melhor plugin para SEO. Ele tem como função ajudar a analisar o conteúdo nas diretrizes do SEO e otimizar os mecanismos de busca. 
  • Contact Form 7 – permite criar formulários dentro das páginas do site. 

Mas esses não são os únicos disponíveis, existe uma variedade de plugins no WordPress que vão servir para otimizar seu site. 

Para instalar basta buscar a aba “Plugins”, selecionar adicionar novo, colocar a palavra-chave no campo de busca e clicar em “instalar agora” e pronto. 

Já os widgets são recursos não naturais do sites, como um aplicativo em HTML, para instalá-los basta copiar o código e colar na estrutura do seu site. Atentando-se para o local em que a função irá ficar. 

Recursos como plugins e widgets são essenciais no processo de como criar um site no WordPress.

Produza o conteúdo 

Com tudo isso pronto e o site no ar, o próximo passo é criar conteúdo de qualidade! Analise a necessidade do seu ramo de negócio e invista em um conteúdo que siga as técnicas de SEO e que tenha todas as informações que seu público alvo costuma buscar. 

Afinal de conta não adianta nada saber como criar um site no WordPress se o conteúdo não estiver seguindo as tendências do seu ramo de investimento.

A Mutlinks é especialista em criação de site!

São tantas funções e detalhes em como criar um site no wordpress que a criação de sites até parece muito confuso, complicado e difícil para se fazer sozinho. Mas você não precisa pensar nisso tudo sozinho! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada de sucesso!


Quer melhorar os seus resultados? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

Compartilhar

Quero alavancar meus resultados



Blog

Compartilhamos nossos conhecimentos sobre Marketing Digital, Otimização de sites, Links Patrocinados, para que você possa entender como nossas soluções afetam positivamente os seus resultados. Confira!