Como criar uma loja virtual eficiente e se destacar na internet
O investimento em criar uma loja virtual é um dos melhores caminhos para quem deseja destacar seus produtos na internet.
Atualmente, os consumidores já estão mais adaptados a comprar online e as empresas de diferentes segmentos já perceberam a importância de ter um e-commerce intuitivo e que respeite os direitos dos consumidores.
Hoje, você vai conhecer quais são as principais normas e leis vigentes que estabelecem a criação de uma loja virtual e as melhores práticas para deixar a sua plataforma responsiva (adaptável a todas as telas) e com todos os itens essenciais.
Aspectos legais para criar uma loja virtual
Antes de tirar sua ideia do papel e criar uma loja virtual, saiba o que determina o Decreto nº7.962, de 15 de março de 2013. É por meio dele que se estabelece a necessidade em fornecer:
- Um endereço físico e eletrônico da empresa;
- Deixar claro os dados dos fornecedores;
- Cadastro adequado no Ministério da Fazenda;
- Dados de contato (e-mail, telefone);
- As características dos produtos;
- Os preços e todas as despesas;
- Formas de pagamento;
- Proteção aos dados dos clientes.
Além disso, é importante disponibilizar um contrato com todos os aspectos de compra e venda do produto, confirmar que o pedido foi realizado com sucesso e respeitar o Direito ao arrependimento (em que o consumidor pode desistir da compra em até sete dias corridos, após o recebimento do produto).
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também deve ser respeitado para assegurar um bom relacionamento entre ambas as partes.
Dados sobre os hábitos de consumo na internet
Segundo dados revelados por meio de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% das pessoas com acesso à internet efetuaram algum tipo de compra online (dentro do período de comparação de 2016 a 2017).
Marco Civil da internet: Conheça as regras do jogo
Saindo do mundo offline para o online, a Lei nº12.965, popularmente conhecida como Marco Civil da Internet, determina uma série de direitos e deveres na relação de compra e venda por meio da web.
Vamos destacar algumas delas que afetam diretamente as suas vendas e por isso devem ser levadas em consideração ao criar uma loja virtual.
Privacidade
A privacidade das informações está protegida de qualquer tipo de violação, exceto em casos em que a justiça determinar a quebra do sigilo como parte da resolução de uma ação.
Outro ponto importante que o Marco Civil da internet estabelece é que haja uma política de privacidade clara e acessível aos usuários, bem como a criação de termos de uso em conformidade com o que determina a lei.
Uso de Cookies
Uma das práticas comuns de muitas empresas é o uso de Cookies, que são programas capazes de coletar e armazenar dados dos usuários. Com o Marco Civil da internet, as empresas só podem fazer uso deles se houver autorização do usuário.
Antes da legislação era comum que as informações fossem armazenadas sem que houvesse autorização. A lei brasileira é pioneira em estabelecer regras no ambiente online.
Criação de um e-commerce
Depois de conhecer as boas práticas determinadas pelas leis vigentes, vamos te explicar os principais itens que seu e-commerce precisa investir para vender pela internet.
Controle de estoque
A exposição dos seus produtos dentro de um e-commerce deve ser realizada de forma muito organizada para que não haja venda de algum item que não tenha mais em estoque.
Para garantir que suas vendas sejam feitas sem falhas, invista em um eficiente controle de estoque. Nele, há informações sobre as quantidades disponíveis e você pode realizar as vendas tranquilamente.
Criar uma loja virtual responsiva
Não há nada mais desagradável para a experiência de um usuário que acessar um site por meio do celular e ter que ficar arrastando as informações para conseguir ler tudo que precisa.
Ao criar uma loja virtual isso se torna inadmissível por ser uma das principais razões que fazem as pessoas desistirem da compra e procurar um concorrente com uma estrutura responsiva.
Conteúdo responsivo é a adaptação para múltiplas telas de tudo que tem em sua loja virtual.
Invista em oferecer a melhor usabilidade aos seus clientes. Você pode ler mais sobre esse assunto em nosso artigo: Importância da usabilidade e navegabilidade de um site.
Cadastro
Você precisará dos dados dos seus clientes como: nome completo, RG, CPF, endereço de entrega e formas de pagamento. Sua loja virtual precisa ter a capacidade em armazenar as informações por meio de um cadastro, pois ninguém deseja ter que preencher os mesmos dados todas as vezes que quiser comprar um produto.
SEO
A otimização de site é outro fator importante para que seus produtos possam ser rankeados pelo Google e aparecer quando um usuário digitar a palavra-chave, que vincula ao produto que você vende.
Para conhecer as principais técnicas utilizadas, não deixe de ler: Análise de ranking SEO: Fatores determinantes para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas.
Entrega
O comprador precisa saber como será feita a entrega e você precisa deixar isso muito claro em seu e-commerce.
Defina se a entrega será feita pelos Correios ou transportadora, determine preço do frete e uma estimativa do prazo de entrega.
Rede Sociais
Uma estratégia bem elaborada para a divulgação dos seus produtos é uma excelente aposta para alavacar as suas vendas, pois as redes sociais são capazes de despertar o desejo de compra das pessoas. Explore esse recurso.
Newsletter
Newsletter é um boletim distribuído por e-mail a quem deseja receber notícias relevantes de um determinado site.
Em se tratando de loja virtual, ele é capaz de promover lançamentos, promoções e eventos relacionados à sua marca.
Comparador de preço
Uma função importante para que o cliente possa avaliar qual produto tem o melhor custo-benefício a ele. Insira em sua loja virtual.
Meios de pagamento
Deixe muito bem claro quais são as formas de pagamento que você aceita, o que inclui:
- Esclarecer cobranças de possíveis taxas;
- Se aceita cartões de crédito/débito e quais bandeiras;
- Se há desconto com o pagamento de boleto;
- Outros meios de pagamento (Pagseguro, Paypal etc).
Banner
As pessoas são visuais e, ao criar uma loja virtual, ter um banner atrativo é oferecer informações rápidas, precisas e capazes de influenciar a decisão de compra. Além disso, ele traz um ar muito mais profissional ao seu e-commerce.
Cupons de descontos
Um dos recursos amados por quem compra pela internet é o uso de cupons de descontos. A atratividade em pagar menos por um produto de qualidade faz com que as pessoas comprem por impulso e também promovem engajamento quando alguém compartilha esse desconto em suas redes sociais, familiares e amigos.
Layout personalizado
Esteja disposto a oferecer a melhor experiência aos seus usuários. Invista num layout que representa a alma do seu negócio e seja capaz de encantar quem navega por sua loja virtual.
Tenha um espaço leve, muito bem estruturado ao ponto de ser intuitivo e fácil de utilizar. Tenha um design moderno, prático e eficiente.
Construa sua imagem online com um e-commerce de alta qualidade.
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