Google Adwords – Como funciona o Google Adwords?
O mundo da internet está cada vez mais competitivo e a cada dia que se vai passando fica mais difícil para as empresas se sobressair diante de seus concorrentes, por isso um negócio que busca sucesso e reconhecimento da marca precisa investir em técnicas que vão trazer resultados, uma dessas técnicas é o uso de anúncios pagos no google, também chamados de links patrocinados ou Google Adwords.
Diante de tantos concorrentes e num vasto mercado é muito necessário saber afunilar sua visão de negócios para atingir o público específico e que vai gerar reais chances de vendas. E para alcançar esse conhecimento você pode utilizar o Google Ads, com ele diversas informações pertinentes sobre o seu ramo e até sua empresa estão a sua total disponibilidade para que você possa fazer uso e planejar a melhor rota de negócio.
Mas para explicar melhor porque o Google Adwords é a forma que traz os melhores resultados para o crescimento de um negócio e como as informações contidas neste recurso são tão úteis, primeiro vamos te mostrar exatamente como funciona o Google Adwords.
Como funciona o Google Adwords?
A base de todo o funcionamento do Google Adwords está na palavra-chave, aquele termo que você digita no seu buscador esperando encontrar a melhor solução para seu problema. Ou até mesmo quando sua pesquisa é composta mais por uma frase do que uma palavra em si, a inteligência do Google ainda irá indicar uma palavra-chave dentro da frase que irá representar sua pesquisa e facilitar o sistema no processo de encontrar os resultados.
É esta palavra-chave que será a base de todas ações tomadas pelos profissionais especialistas em Adwords, pois se você deseja que sua empresa seja reconhecida no mercado como referência para certo produto/serviço, você precisa investir de forma correta e bem planejada para que sua marca ganhe o espaço necessário na grande vitrine que é a internet utilizando os termos pertinentes ao seu negócio.
E são essas palavras-chaves que vão te ajudar a chegar no ponto em que você deseja, mas vamos passo a passo para que você possa entender sem complicações como realmente funciona o Google Adwords.
Já estabelecemos que toda vez que alguém faz uma pesquisa no Google, e seus afiliados como Youtube, o sistema faz uma pesquisa sobre quais se encaixam com o termo pesquisado na sua biblioteca de anúncios, ainda de forma bem rápida e responsiva o Google analisa destes resultados quais são os com as melhores classificações e exibe somente aqueles que estão no padrão alto de qualidade nos primeiros resultados.
E se tem algo que toda empresa almeja é aparecer nos primeiros resultados do Google, isso significa que seu anúncio tem todas as qualidades necessárias para que o sistema entenda que ele é altamente relevante para aquela palavra-chave pesquisada.
Esse padrão de qualidade que o sistema do Google entende como bom para seu anúncio e o que facilita o sistema colocar sua empresa nas primeiras posições de pesquisa (SERP) é uma combinação do índice de qualidade do anúncio e o valor máximo do lance de CPC (custo por clique) que damos o nome de AD Rank.
Um importante lembrete mesmo que você pague um valor menor que o do seu concorrente em um lance no leilão das palavras-chaves se o seu índice de qualidade for maior que o do concorrente seu anúncio ainda pode aparecer antes do dele.
Outro ponto que vale muito ressaltar é que esse leilão é algo que se repete a cada pesquisa no Google, ou seja, toda vez que alguém pesquisar a palavra-chave “Google Ads” por exemplo, o sistema está fazendo o leilão. Então se você fez uma pesquisa de uma palavra-chave sobre seu negócio e a sua posição variou não é algo muito preocupante, pois esses dados sofrem leves mudanças de acordo com a concorrência do momento.
O Google Adwords por ser um recurso onde você pode investir dinheiro para melhorar sua posição, os links orgânicos – aqueles que não usam a propaganda paga – não costumam ficar bem posicionados.
Como é definido o Índice de Qualidade
Como já comentamos anteriormente o índice de qualidade é um dos padrões que o Google usa para estabelecer o Ad Rank, e consequentemente a sua posição na página principal do buscador, por isso é muito importante que ele seja o melhor que podemos alcançar.
Os parâmetros usados para chegar ao índice de qualidade do anúncio inclui três pontos importantes:
- CTR (taxa de clique) – essa taxa de cliques é composta pelas informações que o Google analisa como a quantidade de vezes que esse anúncio foi clicado dividido pelo número de vezes que ele apareceu nos resultados das pesquisas;
- Relevância do anúncio – a relevância do anúncio se dá quando o sistema do buscador entende que ao pesquisar palavra-chave x e seu link aparece nos resultados com a palavra-chave pesquisada e informações coerentes, seu anúncio é relevante para aquele tema. Os anúncios podem ser classificados como “acima da média”, “na média” e “abaixo da média”;
- Experiência na Landing Page (LP) – aqui temos um ponto de muita importância para definir todo o índice de qualidade do seu anúncio, a experiência que seu cliente vai ter dentro da LP, quanto melhor a experiência do seu possível cliente dentro dessa página melhor para seus negócios. É essencial que uma LP seja responsiva, tenha um bom carregamento de página, tenha um conteúdo coerente, relevante e original, fácil de navegação e que transmita confiabilidade e credibilidade.
A experiência do cliente dentro da Landing Page é tão importante que não só afeta os índices de qualidade para campanha no Ads, mas também a classificação do seu anúncio e os custos da publicidade. Se sua LP não tiver alguns dos pontos básicos citados acima é bem provável que o Google entenda que essa Landing Page não tem um conteúdo relevante e isso pode acarretar na perda de algumas posição para seu site.
Como é definido o valor do custo por clique
Já falamos algumas vezes no decorrer do artigo que a cada pesquisa feita o buscador faz um leilão daquela palavra-chave e a empresa que pagar mais por esse termo ganha uma relevância melhor no tema.
Ou seja, como qualquer leilão existe um máximo que sua empresa pode estar disposta a pagar por aquela palavra-chave, esse valor é estabelecido antes mesmo de começar uma campanha.
Um bom profissional na área vai conseguir estabelecer um bom plano para que você não saia dando lances aleatórios por aí, mas sim aqueles mais certeiros e que vão trazer resultado. Então nesse planejamento é analisado o máximo que você está disposto a pagar por uma palavra-chave para aparecer nas pesquisas.
Outros recursos do Google Adwords
Campanhas de sucessos não são somente criadas e ficam por aí esperando que o cliente a encontre e que o Google permaneça sem o mesmo. Na verdade uma boa campanha nas mãos de um profissional qualificado terá um acompanhamento, todo o pós criação será visto bem de perto.
Pois a ferramenta do Google Adwords disponibiliza diversos recursos que vão ajudar nesses processos, como relatórios de desempenho, dados importantes como a avaliação do tráfego, do conhecimento da marca, informações geográficas – para ajudar a definir qual região sua empresa teve mais acessos – informações como idade dos clientes que acessam o site o número de vendas, os leads e as conversões. Além disso, também é possível detectar o que está indo bem ou não na campanha.
O Google Adwords oferece as melhores formas de saber em tempo real tudo sobre seu anúncio, o que pode ser melhorado, os ajustes necessários para que sua campanha tenha todo o sucesso necessário para sua empresa crescer no ramo.
A Multlinks é especialista em Google Adwords!
Agora que já conhecemos mais sobre como funciona o Google Adwords e sua importância para posicionar o seu site nos buscadores vale a pena lembrar que você pode até mexer você mesmo no Adwords, mas só o olhar de um profissional especializado sabe como lidar com todas as informações que a ferramenta oferece.
A equipe profissional com todas as características que você está buscando para dar uma alavancada no sucesso do seu negócio você pode encontrar na Multlinks.
Contamos com profissionais especialistas em Google Adwords e todas as ferramentas oferecidas, sites e mídias sociais no geral. O foco da Multlinks é proporcionar o melhor cenário para que seu negócio possa rankear entre os primeiros nas páginas de buscadores e avançar em um caminho de sucesso.
E nessa jornada a Multlinks se orgulha de estar sempre ao seu lado como a parceira ideal para que seu negócio trilhe o caminho do sucesso!
Quer melhorar os resultados de suas vendas? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os caminhos para alavancar os seus números!
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Nos vemos no próximo artigo.
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