Blog
Artigos e tutoriais sobre criação de sites, otimização de sites e mídias digitais
Coronavírus x Marketing Digital: como encarar essa nova realidade?
26 de maio de 2020
O ano de 2020 mal começou e já trouxe um grande desafio para o mundo todo: uma complicada epidemia que tem assustado a população de todos os continentes e abalando o funcionamento de todos os negócios. Estamos falando da Covid-19. Por sermos uma agência de Marketing, obviamente não podemos ficar alheios em relação ao que está acontecendo. Somos parceiros de empresas de diferentes portes e fizemos esse artigo pensando justamente nisso: em todos os empreendedores que estão preocupados com essa crise. Nesse embate Coronavírus x Marketing Digital, vamos te mostrar as melhores formas de cuidar do seu negócio.
Entendendo melhor a Covid-19
Coronavírus é o nome de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias e diferentes doenças há muitos anos. De maneira geral, o vírus circula entre animais como morcego e roedores, porém, eles passam a infectar pessoas quando a convivência é muito próxima. Se isso não fosse o bastante, o Coronavírus sofreu inúmeras mutações espontâneas e aleatórias, dando surgimento ao novo vírus que acometeu a China no final de 2019.
Não existe ainda uma unanimidade entre os sintomas de Covid-19, mas os sinais mais associados a doença são os seguintes:
- Febre;
- Tosse seca;
- Dificuldade para respirar.
Como podemos ver, os sintomas são bem semelhantes a de um resfriado. Porém, a Covid-19 também pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. De qualquer forma, é importante destacar que a doença precisa de mais estudos para que os especialistas possam confirmar os seus sinais.Outro detalhe importante e amplamente divulgado sobre o Coronavírus são os grupos de riscos, sendo que a parcela com mais vítimas fatais são os idosos.
O que o futuro reserva?
Sem dúvidas, estamos passando por um cenário de dolorosas incertezas. Bolsas estão em quedas, empresas precisam cortar gastos e pequenos negócios estão fechando as portas. Sabemos que essa instabilidade acaba por frear possíveis investimentos, mas precisamos enxergar a janela da oportunidade, mesmo que pequena.
Nesse cenário, a comunicação com o seu consumidor será um diferencial gigante e o Marketing Digital é uma das melhores ferramentas para isso.
Coronavírus x Marketing Digital: dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente
Nas últimas semanas, vimos claramente inúmeros exemplos de como o Marketing Digital pode ser usado nesse momento de crise – tanto para estratégias boas, quanto para colocações ruins. No caso do restaurante Madero, tivemos uma repercussão extremamente negativa. O Outback, por outro lado, conseguiu trabalhar bem a comunicação com o seu público.
Essas duas situações ilustram muito bem como a Covid-19 pode impactar o seu negócio. Por isso, para evitar esse tipo de erros, veja as dicas que preparamos abaixo.
1. Humanize a sua marca
Sabe qual foi a principal diferença entre o Madero e o Outback? A humanização. Estamos em um período conturbado que ninguém esperava, e claro, todos nós estamos apreensivos. Diante disso, é fundamental que a sua marca leve bastante em consideração o lado humano nisso tudo. Portanto, pense em como a sua empresa pode contribuir e, ao mesmo tempo, demonstrar para todos que está engajada e fazendo a sua parte quando o assunto é conter os avanços da Covid-19.
Além disso, por que não mostrar os bastidores do seu negócio? Mostre para os seus clientes como a sua empresa segue todos os procedimentos de segurança. Se possui um restaurante, é ainda mais interessante filmar como tudo tem sido preparado justamente para tranquilizar as pessoas.
2. A sua marca tem presença online?
Depois que o estado de quarentena foi decretado, as pessoas estão optando por realizar todas as compras online. Um levantamento feito pelo site de Neil Patel, aliás, destaca que tivemos um aumento de 5% a 35% no tráfego de sites de empresas de variados setores desde o início do surto. Portanto, temos uma conclusão lógica: agora, mais do que nunca, a sua empresa precisa estar forte no mercado digital. Ou seja, você precisa ter um site bonito, com navegação otimizada, com conteúdo de valor e relevante para o seu público.
Lembre-se: se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles.
Mas vamos considerar que a sua marca já existe no ambiente digital e atua com uma certa frequência. Agora é o momento de realizar uma avaliação sincera em busca de melhorias. A sua marca está nas principais redes sociais? O site está funcionando direitinho? Tem o seu público-alvo bem definido e trabalhado?
3. Planejamento Estratégico
O planejamento de todas as estratégias de marketing digital para a sua empresa durante o coronavírus será baseado em um fator: o seu público-alvo! Não sabe muito bem como determinar esse tópico? Sites como a Rock Content e o Resultados Digitais possuem um Gerador de Personas. Não deixe de conferir.
4. Conteúdos relevantes
Quando falamos em Marketing Digital, é impossível não pensar em conteúdo. Afinal, trata-se de um dos pilares dessa área. Por isso, você precisa ter ao seu lado uma agência especializada em SEO – em outras palavras, ter um especialista em melhorar os resultados orgânicos do seu site.
Contudo, quando falamos em conteúdo, o foco não é única e exclusivamente em vender algum produto online. Existe uma abordagem indireta que pode ser um tiro certeiro: uma ajuda gratuita. Como assim? Pense em uma academia. As pessoas não pararam de fazer exercícios, certo? Aliás, elas precisam ainda mais. Então, por que não publicar dicas e vídeo aulas para todo o público? Quando a situação voltar ao normal, a sua academia com certeza será lembrada por quem se beneficiou do seu conteúdo.
5. Anúncios Online
Essencialmente, o Marketing Digital pede um investimento a longo prazo, contudo, há opções a curto prazo que podem ajudar nesse momento de crise. A principal delas é o anúncio em plataformas online.
6. Continue ligado nas mudanças
Todo mundo está buscando formas de driblar os efeitos do Coronavírus. Por isso, não deixe de acompanhar o que as pessoas estão fazendo e, se possível, evite saturação de conteúdo e informação.
Quer ajuda para trabalhar o Marketing Digital da sua empresa durante o Coronavírus?
As dicas que disponibilizamos nesse artigo podem sim ser executadas por uma pessoa, mas toda ajuda especializada é bem-vinda. Se gostou do nosso conteúdo, por que não marcar um call para avaliarmos as melhores opções para o seu negócio?
Nós somos a Multlinks, uma agência especializada em Marketing Digital e com mais de 11 anos de experiência. Ou seja, passamos por todas as transformações do conteúdo para internet da última década, e estamos a todo vapor para ajudar os nossos clientes a passarem por essa delicada fase.
Aguardamos o seu contato e nos falamos no próximo artigo!