5 pontos de atenção na hora de criar uma loja virtual

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Ter uma loja virtual pode ser o diferencial que o seu negócio precisa, mas para isso é fundamental prestar atenção em alguns pontos.

O e-commerce tem ganhado muito destaque ultimamente, principalmente pela facilidade em se encontrar produtos e pela possibilidade de receber no conforto de sua casa. E cada vez mais as empresas vêm investindo nisso.

Graças ao comércio virtual existe hoje uma facilidade muito grande em encontrar qualquer produto, e uma grande variedade do mesmo com uma simples pesquisa. Ou mesmo sem a necessidade de pesquisa, por meio de anúncios direcionados nas redes sociais, por exemplo.

E, para alcançar esse mercado, não basta apenas criar um site, mas também colocar em prática estratégias de SEO, vendas e administração de negócios.

1. Otimize sua loja virtual para SEO

Uma loja virtual pode ser descrita como uma página da web voltada para a venda de produtos ou serviços. Então, da mesma forma que outras páginas, precisa ser estruturada e otimizada para SEO.

Isso envolve, por exemplo, pontos como:

  • otimização das URLs;
  • segurança do site;
  • pesquisa de público alvo;
  • pesquisa de keywords relevantes;
  • criação de conteúdo otimizado;
  • link building;
  • separação do site em categorias;
  • ALT text.

De maneira resumida, uma loja virtual precisa de um estudo de SEO, com foco para venda.

Por exemplo, as descrições dos produtos precisam conter palavras-chave que mostrarão aos mecanismos de busca do que se trata aquilo para, consequentemente, mostrar o produto como resultado de pesquisa.

Se for uma loja que também atua localmente, ferramentas de SEO e conteúdos personalizados podem expandir a visibilidade do comércio na região e garantir ainda mais destaque.

Assim, realizar um estudo de SEO e, posteriormente, fazer a otimização da página da web é um grande diferencial que merece atenção.

2. Qualidade das suas imagens

Em uma loja virtual, os clientes não podem experimentar as peças ou observar seus detalhes, como fariam caso estivessem comprando pessoalmente. Em alguns casos, isso pode gerar dúvidas e inseguranças, fazendo-os repensar a compra.

E justamente dentro disso que está a importância de ter fotos em alta qualidade.

Porém, vale ressaltar que não é necessário ter equipamentos de última geração, ou um budget alto para contratar um fotógrafo. É possível tirar excelentes fotos para e-commerce utilizando câmeras de celular ou DSLRs mais simples, com a ajuda de um tripé e fazendo uso de dicas de iluminação e usando a criatividade!

Não se esqueça de limpar o produto, ter um foco extra para mostrar seus detalhes e, se possível, mostrar o produto em uso!

E na hora de subir as imagens ao site, é fundamental a elaboração do ALT Text, um texto alternativo sobre o conteúdo da imagem, como uma espécie de descrição do que está presente. Isso é considerado uma ferramenta de acessibilidade e melhora a experiência dos visitantes.

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3. Descrição de produtos bem elaborada

A descrição de produtos, em conjunto com as imagens, é o que vai garantir a venda. Os usuários querem saber o que estão comprando, qual a finalidade do produto, seus benefícios e o porquê deveriam finalizar a compra.

A descrição, então, deve ser bem elaborada, mas não de maneira cansativa. Deve ser simples, concisa e completa. É importante que ela seja, de alguma forma, apelativa aos sentidos e desejos da pessoa, tentando convencê-la por meio de estratégias de venda.

E, ainda, é indispensável a aplicação de SEO, usando palavras-chave relevantes e certas para o aquele produto ou serviço sendo tratado.

4. Tenha um plano de negócio

Uma loja virtual é como qualquer outro negócio, e precisa de uma administração adequada para que possa crescer e gerar cada vez mais lucro.

Um plano de negócio vai envolver, primeiramente, a criação e o branding do negócio. Nome, identidade visual, domínio do site, área de produtos ou serviços sendo vendidos, etc.

A partir disso, o próximo passo é verificar quais os requisitos e necessidades que o negócio possui, e como eles podem ser atendidos dentro do orçamento disponível.

Consequentemente, vem a elaboração de estratégias, criação do site, descrição de produtos, anúncios e divulgações. Todas as atividades, estruturas e planejamentos da empresa devem estar nos conformes desse plano de negócio.

5. Pesquise sua plataforma de e-commerce

Com o crescimento acelerado do comércio virtual, acontece também um crescimento nas plataformas de venda online, também conhecidas como plataformas de e-commerce.

Assim, atualmente no mercado existem diversas plataformas que criam, hospedam e até mesmo gerenciam os processos de uma loja online. Cada uma possui características e benefícios diferentes.

Algumas podem, por exemplo, auxiliar no gerenciamento de estoque, facilitar o cadastro de produtos, emitir nota fiscal automaticamente, captar leads, fornecer diferentes modalidades de pagamento, etc.

O ponto que precisa de atenção nesse sentido é o fato de que não existe uma “fórmula”, ou nesse caso uma plataforma, que irá atender todos os negócios. Lojas menores, por exemplo, precisam de menos funções que uma loja de grande porte, assim como nichos diferentes possuem necessidades diferentes.

Dessa forma, é imprescindível conhecer a fundo a plataforma com que irá trabalhar e saber se seus valores cabem no budget de seu negócio e se ela irá proporcionar aquilo que o seu negócio precisa.

A Multilink é especialista em criação de loja virtual!

Prestar atenção a todos os pontos necessários na hora de criar uma loja virtual não é tarefa fácil, ainda mais em se tratando de um negócio que requer atenção em seus diversos setores.

E uma forma de garantir que tudo estará sendo estruturado dentro dos conformes com a ajuda de uma equipe multidisciplinar especializada, que você encontra aqui na Multilinks!

Nosso foco é justamente ajudar a sua empresa a crescer!

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